Outros Escrever

Como fazer uma fábula

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. 14 julho 2022
Como fazer uma fábula

Você já se perguntou como fazer uma fábula? Esse tipo de texto é um dos primeiros que temos contato na educação básica e costuma ser muito popular entre as crianças. Mas a verdade é que as fábulas são mecanismos muito interessantes de reflexão para pessoas de qualquer idade, já que promovem o pensamento crítico sobre um tema particular através de uma narrativa envolvente.

Por isso, se você está considerando escrever uma fábula do zero mas ainda não sabe por onde começar, esse post é perfeito para você. Vamos te contar tudo que você precisa saber para tirar suas ideias do papel: o que é uma fábula, quais são as suas principais características e qual o passo a passo ideal a se seguir para criar uma fábula inédita. Continue conosco para conferir!

Também lhe pode interessar: Qual é a diferença entre fábula e conto

Índice

  1. O que são fábulas?
  2. Como começar uma fábula
  3. Como escrever uma fábula: passo a passo

O que são fábulas?

Antes de te contar como fazer uma fábula do zero, é importante dar um passo atrás e entender o básico sobre esse tipo de texto. Afinal, o que é uma fábula e quais são as suas principais características? Ter esse tipo de informação clara desde o começo é essencial para que você organize o seu processo de escrita e possa escrever um texto de qualidade, que cumpra o seu objetivo final.

A fábula é um gênero literário caracterizado principalmente por transmitir uma lição ou moral da história para o leitor. Além disso, as fábulas normalmente são protagonizadas por animais, objetos inanimados e/ou plantas que assumem características humanas, como a capacidade de falar.

Os textos das fábulas costumam ser curtos, concisos e diretos ao ponto. É por isso que elas são muito utilizadas para ensinar crianças sobre alguns valores morais como honestidade, respeito ao próximo e cooperação. A estrutura da fábula compreende um conflito e uma resolução seguidas de uma máxima. Essa máxima - ou moral - costuma ser revelada abertamente apenas no final da fábula.

Muitas das fábulas mais populares foram escritas por Esopo, um famoso autor da Grécia Antiga. A palavra "fábula" é originária do latim e significa "história". Nesse sentido, vale destacar também que as fábulas assumem características de narrativas.

Leia também: Qual é a diferença entre fábula e conto

Como começar uma fábula

Agora que você já sabe alguns pontos básicos sobre esse gênero literário, pode ser que esteja se perguntando: como começar uma fábula? Pode ser desafiador escrever um texto como esse. Mas a primeira coisa que você precisa ter em mente antes de começar é a seguinte: qual a mensagem que você quer passar com a história que vai contar? Sendo assim, o primeiro passo para iniciar a escrita da fábula é definir qual será a moral da narrativa.

Afinal, a máxima é o motivo pelo qual a fábula existe. É por causa dela que toda a história se desenrola. Por isso, pense em uma moral da história que reflita um problema social existente na sociedade atual e que promova uma reflexão. A lição transmitida pela fábula também pode ser uma espécie de valor de vida amplo que deve ser mantido em mente para guiar decisões difíceis. Alguns exemplos comuns de máximas são:

  • "Trate os outros como gostaria de ser tratado"
  • "As aparências enganam"
  • "É importante trabalhar e dar valor ao esforço"
  • "Não se deve subestimar os outros"
  • "Falar é fácil, fazer é difícil"

Como escrever uma fábula: passo a passo

Bom, já descobrimos que a melhor forma de começar uma fábula é pensar na moral da história. Depois disso, você pode seguir um passo a passo básico para tirar a sua história do papel. Confira:

1) Escolha seus personagens

Decida quais serão os personagens que vão protagonizar a sua história. Lembre-se: o ideal é que sejam animais, plantas e/ou objetos inanimados. Em geral, as fábulas contam com dois personagens que vão interagir ao longo da narrativa. Nessa etapa, também é essencial delimitar em que ambiente se passará a sua história. Vai ser em uma floresta? No fundo do mar? Em outro planeta? Lembre-se que você não precisa nomear os seus personagens: eles serão chamados simplesmente pelo que são, como "o lobo", "a raposa", "o Sol", etc.

2) Determine as características dos seus personagens

Personagens definidos, é hora de determinar quais serão seus traços de personalidade. Tenha bastante atenção a essa etapa, já que os personagens devem ter características que terão um papel muito importante na história. Por exemplo: se você estiver escrevendo uma história cuja moral é pensar nos outros antes de tomar decisões, pode ser interessante escrever um personagem que seja egoísta e que irá aprender o porquê que ele não deve ser assim ao longo da história. Também pode ser interessante pensar em personagens com características opostas e contrastantes, sendo normalmente um personagem com traços negativos e outro com aspectos positivos.

3) Pense sobre o conflito da história

Baseado nas características dos personagens, pense agora em que tipo de conflito eles podem se envolver ao longo da narrativa. Escolha um conflito que demonstre suas características de personalidade. Como a ideia da fábula é passar uma lição de moral que possa ser aplicada na vida prática dos leitores, é interessante que o conflito seja algo com o qual as pessoas consigam se identificar.

4) Decida a resolução ou desfecho do conflito

Para finalizar, pense sobre como os personagens irão resolver o conflito posto na narrativa. É importante que essa resolução caminhe para a moral da história. Além disso, ela deve fazer sentido com os outros elementos da história, como as características dos personagens.

Pronto! Com todos esses elementos definidos, é hora de colocar a mão na massa, deixar a criatividade fluir e escrever sua fábula. Esperamos que esse conteúdo tenha sido de grande ajuda para você atingir o seu objetivo. Boa sorte!

Você também pode gostar de: Quais são os tipos de narradores

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma fábula, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Bibliografia
  • STUDY. Fables in Literature: Overview & Examples. Disponível em: <https://study.com/learn/lesson/fables-literature-overview-examples.html> Acesso em: 27 de junho de 2022
  • MASTERCLASS. How to write a fable in 5 steps. Disponível em: <https://www.masterclass.com/articles/how-to-write-a-fable-in-5-steps> Acesso em: 27 de junho de 2022
  • WIKI HOW. How to write a fable. Disponível em: <https://www.wikihow.com/Write-a-Fable> Acesso em: 27 de junho de 2022
  • MASTERCLAS. Writing 101: What is a fable? Learn about the 4 central characteristics of a fable and 4 famous fable examples. Disponível em: <https://www.masterclass.com/articles/writing-101-what-is-a-fable-learn-about-the-4-central-characteristics-of-a-fable-and-4-famous-fable-examples#4-central-characteristics-of-a-fable> Acesso em: 27 de junho de 2022
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer uma fábula