Ser pianista

Quais são os melhores pianistas do mundo

Quais são os melhores pianistas do mundo

O piano foi inventado por Bartolomé Cristofori, que o construiu em 1702. A palavra piano é, na realidade, uma abreviação da palavra italiana "pianoforte" que significa suavemente. Quando o pianoforte apareceu, tanto compositores como executantes perceberam que finalmente tinha nascido o instrumento que, de alguma forma, todos estavam esperando. A seguir mostramos a você uma lista dos melhores pianistas da história e os que mais influenciaram na evolução do piano.

Também lhe pode interessar: Músicas mais ouvidas do mundo

Índice

  1. O primeiro grande pianista
  2. Beethoven e Mozart
  3. Os grandes pianistas
  4. Os melhores pianistas da atualidade
  5. Outros grandes pianistas

O primeiro grande pianista

Johann Sebastian Bach tocou em 1747 (em um piano fabricado por Silberman), diante de Federico O grande, trazendo reconhecimento ao novo instrumento.

Quais são os melhores pianistas do mundo - O primeiro grande pianista

Beethoven e Mozart

Já nas mãos de Beethoven, o piano desenvolveu todas suas possibilidades, e não apenas técnicas mas também expressivas, se transformando algumas vezes em uma pequena grande orquestra. Mozart também começou a compor a partir de 1782 para piano.

Quais são os melhores pianistas do mundo - Beethoven e Mozart

Os grandes pianistas

Federico Chopin e Franz Liszt foram considerados os grandes pianistas da história. Os dois, excepcionais virtuosos, aperfeiçoaram a arte da execução do piano com suas obras, muitas delas de uma dificuldade realmente incrível.

Quais são os melhores pianistas do mundo - Os grandes pianistas

Os melhores pianistas da atualidade

Evgueni Kissin é considerado hoje um dos melhores pianistas do mundo. Alcançou a fama depois de tocar junto com o aclamado diretor Herbert von Karajan. A vida desta criança prodígio que nasceu na Rússia foi marcada pela saída, junto com toda sua família, da URSS no ano 1991. Em 1990 Kissin fez seu primeiro aparecimento nos "Promenade Concerts" da BBC, em Londres, e nesse mesmo ano debutou nos Estados Unidos. Obteve diferentes prêmios discográficos de prestígio; entre eles se encontram The Esison Klassiek, Grammy, Diapasón d´Or e o Grand Prix da Nouvelle du Disque.

Outros grandes pianistas

Entre os pianistas virtuosos que mais se destacaram desde o aparecimento do piano até a época moderna podemos citar: Clementi, Meyerbee, Moscheles, Rubisntein, Busoni, Arrau, Gulda, Kapell entre outros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os melhores pianistas do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
marcia maria
Olá,também sugiro que incluam o nosso querido RICHARD CLAYDERMAN.PRA MINHA PESSOA INESQUECÍVEL
A sua avaliação:
Paulo Corrêa de Araújo
Afinal, esses cinco famosos citados, eles , numa apresentação, sentavam e tocavam o piano, ou regiam a orquestra?
Abraços.
A sua avaliação:
Vinícius
Sugiro a inclusão de Nelson Freire. Sua vida e obra remonta ao máximo do pianismo.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vinícius! Muito obrigada pela sua sugestão valeu :)
giovani
esquecerem de citar Rachmaninov como compositor e executor. a escola russa teve grandes nomes tb. mas na minha opiniao em termos de sensibilidade e execução, chopin vence. em termos de dificuldade bruta, a escola russa...mas o piano é mundial. inventado na itália foi tocado por diferentes mestres em países diferentes. esteve em ária e ópreas trágicas e em outras alegres. passou por composições sensíveis e outras de dificuldade técnica inigualável. e ainda segue vivo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Giovani! Muito obrigada por partilhar conosco essa sugestão valeu! Obrigada por comentar e continue acompanhando a nossa página :)
Paulo
Excelente artigo! adorei as informações
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Paulo, que bom saber! Muito obrigada e continue acompanhando a nossa página :)
roberto
gostei da pagina .... gostaria de ter um link para baixar os albuns de Evgueni Kissin,Beethoven e Mozar..x
Jailtonsv
Evgueni Kissin eu não sei mas no site https://********.org Mozart e Beethoven existem em boa quantidade. É necessário um cadastro, mas é rápido (dependendo do tipo de cadastro você terá algumas restrições, como limite de downloads por dia). Espero que isso ajude, em relação a pianistas sugiro Leroy Anderson e Béla Bartók ambos você encontra no site.
1 de 4
Quais são os melhores pianistas do mundo