Outros Trabalhos manuais com papel

Como desamassar papel

Como desamassar papel

O papel é um material muito delicado que pode acabar adquirindo marcas de amassado e fazendo com que pareça inutilizável, principalmente quando falamos de documentos oficiais que precisam estar em ótimas condições para cumprirem sua função. Quando esse tipo de coisa acontece, é normal que tentemos desamassar o papel com as mãos, alisando-o, entretanto, por vezes a tática não é suficiente e precisamos de um pouquinho mais de esforço para recuperar a folha. Amassou um papel, jogou no lixo e descobriu que ainda será necessário? Encontrou um documento antigo bastante enrugado e precisa recuperá-lo? Veja como desamassar papel nesse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Como fazer papel machê

Índice

  1. Como desamassar papel
  2. Como desamassar papel com chapinha
  3. Como desamassar papel com com vapor
  4. Como desamassar papel com com ferro de passar

Como desamassar papel

Se você quer saber como desamassar papel de presente ou apenas papel enrugado, é melhor evitar utilizar métodos que envolvam calor, afinal, o calor pode acabar prejudicando o papel e acabar queimando-o. Para evitar acidentes e perdas de documentos, a melhor ideia é utilizar pesos para deixar as folhas amassadas como novas.

  1. Para utilizar o método do peso, o primeiro passo será encontrar um local plano que seja ao menos do tamanho das folhas que você deseja amassar, em seguida, colocar objetos pesados e também planos em cima das folhas, como livros que contenham grandes quantidades de páginas.
  2. Caso você não encontrar muitas coisas que consigam cobrir toda a superfície do papel, é possível utilizar apenas um que seja do tamanho adequado e adicionar outros menores em cima.

O segredo do truque é deixar o papel o mais liso possível antes de amassá-lo com o peso, fazendo com que ele se mantenha com o mesmo formato após a retirada. Utilize suas mãos e, com delicadeza e força, alise as folhas até que não tenham mais marcas muito fortes, evitando assim que sejam reforçadas.

Dica: se você quer saber como desamassar papel alumínio, o uso de pesos será o método perfeito e que garantirá a recuperação da folha.

Como desamassar papel - Como desamassar papel

Como desamassar papel com chapinha

A chapinha é um objeto feito idealmente para alisar cabelos, entretanto, o calor emitido pelas pranchas pode ser útil para alisar outros materiais. Se você quer saber como desamassar cartolina e outros papéis mais grossos que parecem não ter solução, as pranchas poderão ser um ótimo aliado, caso utilizadas com cuidado.

  1. O primeiro passo para desamassar o papel será utilizar suas mãos para deixá-lo relativamente plano, afinal, o calor da chapinha irá acentuar amassados fortes e apenas piorarão a situação.
  2. Assim que o papel estiver esticado, passe a chapinha em toda a folha, dando as volta em suas bordas, deixando-a solta e evitando contato até que tenha esfriado, já que a folha estará sensível a novos amassados enquanto ainda quente.

Dica: se sua chapinha tiver controle de temperatura, deixe-a no mínimo, evitando assim as chances de queimar o papel.

Caso sua folha já tenha sido utilizada e não seja mais útil, veja também como fazer papel machê, aproveitando o material.

Como desamassar papel - Como desamassar papel com chapinha

Como desamassar papel com com vapor

É possível utilizar vapor de água para se livrar de marcas em papel amassado, entretanto, o procedimento apenas é recomendado se a sua folha amassada ainda não tem nada impresso ou escrito, é, afinal, a água do vapor poderá borrar a tinta e deixar os escrito ininteligíveis.

O método a ser explicado a seguir será de como desamassar papel com secador de cabelo e vapor, entretanto, você poderá realizar apenas a primeira parte e deixar que o papel seque sozinho, o que não trará um resultado tão bom pois esse material tende a enrugar quando molhado e o recador irá reduzir as chances de que isso aconteça.

  1. O primeiro passo para desamassar papel com vapor será colocar a folha em uma superfície móvel, plana e que não absorva água, como uma tábua de plástico, então, coloque bastante água em uma panela e ligue o fogo no máximo até que a água comece a ferver.
  2. Com a água já fervendo, você verá que começará a sair vapor da panela, quando isso acontecer, coloque a folha ainda na superfície plana próxima à panela de forma que fique úmida.
  3. O tempo necessário para umidificar a folha dependerá de diversos fatores, inclusive da umidade do ar, sendo assim, toque no papel até perceber que a água está sendo absorvida.
  4. Tome cuidado para não exagerar na quantidade de água na folha visando que não acabe rasgando ou enrugada.
  5. Com o papel úmido, desligue o fogo e vá para a segunda parte do processo: a secagem.
  6. Ligue o secador em potência mínima e vá vagarosamente secando a folha, tomando cuidado para não exagerar e acabar deixando-a ressacada e quebradiça.
  7. Assim que a folha estiver seca, espere até que esteja em temperatura ambiente para tocá-la, já que o calor deixa o papel suscetível a novos amassados.

Como desamassar papel com com ferro de passar

O ferro de passar costuma ser utilizado em roupas, mas nada nos impede de utilizá-lo também para passar folhas de papel e torná-las novamente lisas. O procedimento deverá ser feito com bastante cuidado para evitar que o papel seja queimado.

Para passar folhas e aprender como tirar marca de dobra do papel, basta seguir alguns passos bastante simples.

  1. Primeiramente, será necessário esticar a folha em cima de uma superfície plana, tal qual a que você utiliza para passar roupas normalmente, após coloque um tecido em cima da folha, que será utilizado como proteção da folha para evitar o contato direto com o ferro de passar.
  2. Quando tudo estiver pronto, ligue o ferro em potência mínima e passe cuidadosamente o aparelho em cima da folha de papel.
  3. Assim que estiver terminado, remova o tecido de cima do papel e confira se foi suficiente para desamassá-lo, não se esquecendo de dar atenção especial para as regiões com dobras fortes. Se ainda não tiver sido suficiente, vire a folha do outro lado e passe o ferro novamente sob o papel.

Desamassar papel com ferro não é nada difícil, entretanto, irá te demandar bastante paciência e delicadeza para manter o a folha intacta.

Importante: também podemos utilizar ferros que possuem vapor, entretanto, devemos tomar cuidado com folhas que tenham bastante tinta impressa para que a água não dissolva a tinta e crie borrões.

Para outros truques com papel, sugerimos a leitura do artigo que explica como envelhecer uma folha de papel.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desamassar papel, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Marilene
Esses métodos servem para desamassar Diploma sem danificar?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Marilene, dependerá do tipo de papel do seu diploma. Caso você vá utilizar o método do ferro de passar, coloque um outro papel por cima do seu diploma para o calor não entrar diretamente em contato com o seu documento. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
1 de 3
Como desamassar papel