Partilhar

Como desamassar papel

 
Por Yasmin Fonseca. 25 março 2020
Como desamassar papel

O papel é um material muito delicado que pode acabar adquirindo marcas de amassado e fazendo com que pareça inutilizável, principalmente quando falamos de documentos oficiais que precisam estar em ótimas condições para cumprirem sua função. Quando esse tipo de coisa acontece, é normal que tentemos desamassar o papel com as mãos, alisando-o, entretanto, por vezes a tática não é suficiente e precisamos de um pouquinho mais de esforço para recuperar a folha. Amassou um papel, jogou no lixo e descobriu que ainda será necessário? Encontrou um documento antigo bastante enrugado e precisa recuperá-lo? Veja como desamassar papel nesse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Como fazer pompom de papel crepom

Como desamassar papel

Se você quer saber como desamassar papel de presente ou apenas papel enrugado, é melhor evitar utilizar métodos que envolvam calor, afinal, o calor pode acabar prejudicando o papel e acabar queimando-o. Para evitar acidentes e perdas de documentos, a melhor ideia é utilizar pesos para deixar as folhas amassadas como novas.

  1. Para utilizar o método do peso, o primeiro passo será encontrar um local plano que seja ao menos do tamanho das folhas que você deseja amassar, em seguida, colocar objetos pesados e também planos em cima das folhas, como livros que contenham grandes quantidades de páginas.
  2. Caso você não encontrar muitas coisas que consigam cobrir toda a superfície do papel, é possível utilizar apenas um que seja do tamanho adequado e adicionar outros menores em cima.

O segredo do truque é deixar o papel o mais liso possível antes de amassá-lo com o peso, fazendo com que ele se mantenha com o mesmo formato após a retirada. Utilize suas mãos e, com delicadeza e força, alise as folhas até que não tenham mais marcas muito fortes, evitando assim que sejam reforçadas.

Dica: se você quer saber como desamassar papel alumínio, o uso de pesos será o método perfeito e que garantirá a recuperação da folha.

Como desamassar papel - Como desamassar papel

Como desamassar papel com chapinha

A chapinha é um objeto feito idealmente para alisar cabelos, entretanto, o calor emitido pelas pranchas pode ser útil para alisar outros materiais. Se você quer saber como desamassar cartolina e outros papéis mais grossos que parecem não ter solução, as pranchas poderão ser um ótimo aliado, caso utilizadas com cuidado.

  1. O primeiro passo para desamassar o papel será utilizar suas mãos para deixá-lo relativamente plano, afinal, o calor da chapinha irá acentuar amassados fortes e apenas piorarão a situação.
  2. Assim que o papel estiver esticado, passe a chapinha em toda a folha, dando as volta em suas bordas, deixando-a solta e evitando contato até que tenha esfriado, já que a folha estará sensível a novos amassados enquanto ainda quente.

Dica: se sua chapinha tiver controle de temperatura, deixe-a no mínimo, evitando assim as chances de queimar o papel.

Caso sua folha já tenha sido utilizada e não seja mais útil, veja também como fazer papel machê, aproveitando o material.

Como desamassar papel - Como desamassar papel com chapinha

Como desamassar papel com com vapor

É possível utilizar vapor de água para se livrar de marcas em papel amassado, entretanto, o procedimento apenas é recomendado se a sua folha amassada ainda não tem nada impresso ou escrito, é, afinal, a água do vapor poderá borrar a tinta e deixar os escrito ininteligíveis.

O método a ser explicado a seguir será de como desamassar papel com secador de cabelo e vapor, entretanto, você poderá realizar apenas a primeira parte e deixar que o papel seque sozinho, o que não trará um resultado tão bom pois esse material tende a enrugar quando molhado e o recador irá reduzir as chances de que isso aconteça.

  1. O primeiro passo para desamassar papel com vapor será colocar a folha em uma superfície móvel, plana e que não absorva água, como uma tábua de plástico, então, coloque bastante água em uma panela e ligue o fogo no máximo até que a água comece a ferver.
  2. Com a água já fervendo, você verá que começará a sair vapor da panela, quando isso acontecer, coloque a folha ainda na superfície plana próxima à panela de forma que fique úmida.
  3. O tempo necessário para umidificar a folha dependerá de diversos fatores, inclusive da umidade do ar, sendo assim, toque no papel até perceber que a água está sendo absorvida.
  4. Tome cuidado para não exagerar na quantidade de água na folha visando que não acabe rasgando ou enrugada.
  5. Com o papel úmido, desligue o fogo e vá para a segunda parte do processo: a secagem.
  6. Ligue o secador em potência mínima e vá vagarosamente secando a folha, tomando cuidado para não exagerar e acabar deixando-a ressacada e quebradiça.
  7. Assim que a folha estiver seca, espere até que esteja em temperatura ambiente para tocá-la, já que o calor deixa o papel suscetível a novos amassados.

Como desamassar papel com com ferro de passar

O ferro de passar costuma ser utilizado em roupas, mas nada nos impede de utilizá-lo também para passar folhas de papel e torná-las novamente lisas. O procedimento deverá ser feito com bastante cuidado para evitar que o papel seja queimado.

Para passar folhas e aprender como tirar marca de dobra do papel, basta seguir alguns passos bastante simples.

  1. Primeiramente, será necessário esticar a folha em cima de uma superfície plana, tal qual a que você utiliza para passar roupas normalmente, após coloque um tecido em cima da folha, que será utilizado como proteção da folha para evitar o contato direto com o ferro de passar.
  2. Quando tudo estiver pronto, ligue o ferro em potência mínima e passe cuidadosamente o aparelho em cima da folha de papel.
  3. Assim que estiver terminado, remova o tecido de cima do papel e confira se foi suficiente para desamassá-lo, não se esquecendo de dar atenção especial para as regiões com dobras fortes. Se ainda não tiver sido suficiente, vire a folha do outro lado e passe o ferro novamente sob o papel.

Desamassar papel com ferro não é nada difícil, entretanto, irá te demandar bastante paciência e delicadeza para manter o a folha intacta.

Importante: também podemos utilizar ferros que possuem vapor, entretanto, devemos tomar cuidado com folhas que tenham bastante tinta impressa para que a água não dissolva a tinta e crie borrões.

Para outros truques com papel, sugerimos a leitura do artigo que explica como envelhecer uma folha de papel.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desamassar papel, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Como desamassar papel

O que lhe pareceu o artigo?

Como desamassar papel
1 de 3
Como desamassar papel

Voltar ao topo da página