Como fazer isca para fogo caseira com algodão
A isca para fogo é um material muito combustível usado para iniciar o fogo através de métodos rudimentares. Qualquer que seja o material, quanto mais fino for, e quanto mais superfície tiver, mais fácil de acender. E acende-se com apenas duas faíscas. De seguida, neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você como fazer isca para fogo caseira com algodão.
Passos a seguir:
Fazer uma isca para fogo caseira pode ser feito com objetos que você provavelmente já tem em casa. Você vai precisar dos seguintes materiais:
- Uma lata de atum;
- Um abridor de latas;
- Algodão;
- Um prego ou furador.
Abra a lata de atum e limpe-a. Certifique-se de que esteja seca e bem limpa. Coloque de 4 a 8 bolas de algodão no interior da lata. Volte a colocar a tampa e pressione-a em seu lugar. Depois vire a lata, e utilize um furador para fazer um pequeno buraco.
Cozinhar o algodão. O objetivo é esquentar o recipiente até mais de 400º C e isto pode ser feito de várias formas ao ar livre. Por exemplo, pode colocar a lata em uma grelha, ou sobre uma chama maior.
Qualquer método que utilize deve ser feito ao ar livre porque se liberam gases potencialmente perigosos. Quando o recipiente esquenta o suficiente, o algodão libera gases, incluindo hidrogênio e metano. O algodão carboniza-se através de um processo chamado "pirólise". Isto significa que o algodão está carbonizado, mas não queimado.
Pode-se ver que o processo funciona porque verá a saída do gás através do buraco na parte superior da lata. Estes gases são inflamáveis e podem ser acesos. Não se preocupe se o fizerem porque é normal.
O cozimento termina quando os gases param e a chama se apaga.
Cozinhar além do ponto em que a chama se apaga pode afetar negativamente o rendimento da isca. A fim de tirar o recipiente do fogo tão rápido quanto possível, coloque uma camada de papel alumínio sobre o buraco para evitar que continue entrando ar na lata, e deixe esfriar. Use proteção nas mãos para evitar queimaduras.
Quando o recipiente tiver esfriado completamente, abra-o e comprove que as bolas de algodão ficaram todas pretas. Se tiver partes que ainda estão brancas ou marrons, não cozinharam por completo e precisarão de mais tempo sobre o fogo.
Para experimentar a isca caseira, aproxime suavemente uma chama. O algodão deve capturar o calor e formar uma pequena faísca que continuará queimando durante muito tempo.
Ao soprar ar na faísca, o calor transfere-se rapidamente e pode envolver toda a bola.
Isto é ideal para situações de emergência, ou sobrevivência.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer isca para fogo caseira com algodão, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.