Partilhar
Partilhar em:

Como fazer máscaras gregas

Passo a Passo
Avaliação: 5 (1 voto)
2 comentários
 
Como fazer máscaras gregas

Sabe a dupla de máscaras, uma representando a comédia e a outra a tragédia, que são o símbolo do teatro? Elas foram inspiradas nas máscaras gregas, muito usadas pelos atores gregos durante as suas montagens teatrais, quando do surgimento dessa arte milenar. Se você quer aprender a como fazer máscaras gregas com as mais diversas expressões para se divertir confira as dicas que o umComo.com.br reuniu a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma máscara de porco
Instruções:
1

Nos primórdios das montagens teatrais, na Grécia, era comum o uso de máscaras, a fim de mostrar os sentimentos dos personagens. Como os locais onde as peças eram encenadas eram imensos, as máscaras tornavam-se imprescindíveis para que todos os expectadores pudessem compreender o que se passava no palco. Por isso, essas máscaras possuem expressões bastante exageradas e, mesmo que a face que mostra a alegria e a da tristeza sejam as mais populares, é possível fazer máscaras gregas com todas as expressões que o rosto pode demonstrar.

Saiba mais sobre qual o significado das máscaras gregas entrando no nosso artigo.

2

Uma forma de confeccioná-las é comprando uma ou mais máscaras brancas, que não possuem nenhuma pintura. Dessa forma, é possível criar a máscara grega por cima delas. O primeiro passo é recortar o tamanho dos olhos e da boca. Mesmo que elas já tenham esses recortes, é preciso aumentá-los, para tornar a expressão escolhida exagerada. Pode ser alegria, tristeza, medo, pavor, raiva, ódio, escárnio, ironia, entre outras. Para se inspirar é possível encontrar na internet e em livros imagens dessas máscaras e conferir como fica o formato dos olhos e da boca em cada expressão.

3

Uma dica para a sua máscara grega ficar com a expressão mais bem feita é antes de recortar, usar um lápis ou caneta para desenhar o contorno do recorte que deseja ser feito e apenas depois recortá-lo. Já para o acabamento ficar bem feito é preciso que a tesoura seja pontuda e esteja afiada. Um canivete pode ajudar também. O passo seguinte consiste em cortar tiras de papel jornal com 2,5 cm de comprimento.

4

Quando já tiver várias tiras à mão, coloque em um recipiente um pouco de cola líquida e mergulhe uma por uma as tiras na cola. À medida que fizer isso, vá colocando as tiras sobre a máscara. As tiras de papel devem ser coladas na máscara branca de modo que elas realcem a emoção escolhida para a sua máscara grega. Faça linhas de expressão na testa, bochecha e onde mais for preciso para que a expressão seja enfatizada.

5

É possível ainda fazer várias camadas com o papel, já que as máscaras gregas costumam ser bastante grossas. Depois que terminar a sua colagem, deixe-a secando por algumas horas. Lembre-se que quanto mais tiras e cola ela tiver mais vai demorar a secar e para que esteja pronta. Quando já estiver bem seca, você pode pintar a sua máscara com tinta acrílica fosca, lembrando que as máscaras gregas costumam ser mais escuras e de uma única cor.

6

Se gostou deste artigo e quiser aprender a fazer outros tipos de máscaras, não deixe de conferir também os nossos artigos que ensinam como fazer máscaras africanas e como fazer máscaras de gesso.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer máscaras gregas, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Comentários (2)

Escrever comentário sobre Como fazer máscaras gregas

2 comentários
ana paula alves constantino
colocar tinta numa metade de maça e colocar a mesma em cima de um pano cru
A sua avaliação:
vania villela
Adorei as dicas!!! vou utilizar bastante. obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Vania! Que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como fazer máscaras gregas
1 de 3
Como fazer máscaras gregas