Partilhar

Como fazer tintas ecológicas caseiras

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer tintas ecológicas caseiras

Cada vez nos preocupamos mais com o meio ambiente e pela nossa economia. Nós em umComo também; por isso no artigo de hoje propomos a vocês ótimas ideias para fazerem a sua própria tinta caseira. Um artesanato de reciclagem para economizar um pouco de dinheiro em casa, enquanto contribui para cuidar e proteger o planeta. É muito fácil! Vamos explicar para você tudo o que precisa saber sobre como fazer tintas ecológicas caseiras. Vai experimentar?

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer tinta de dedos caseira
Passos a seguir:
1

Paciência, um pouco de tempo livre e alguns ingredientes é tudo o que precisa para fazer tintas ecológicas. Mas antes de mais nada, não se esqueça de anotar todos os ingredientes necessários para este artesanato, que aparecem no final do nosso artigo.

2

Quando tiver tudo o que é preciso, coloque no fogo um litro de leite e retire a panela antes de começar a ferver. Fora do fogo, adicione os 50 ml de vinagre, de preferência branco, enquanto mexe lentamente. Com a ajuda de um coador terá que separar a parte com grumos, que será necessária para a nossa tinta ecológica caseira. O resto não vamos precisar.

3

Para dar o toque colorido à tinta vamos usar 50 gramas, mais ou menos, de giz, que teremos que dissolver com um pouco de água antes de misturar com o resto. Então terá que mexer muito bem até conseguir uma mistura totalmente homogênea e com a consistência adequada para poder pintar. E para obter a cor desejada da nossa tinta ecológica caseira, não se esqueça que pode modificar todas estas quantidades, adicionando mais água ou giz.

4

Lembre-se também que este tipo de tintas ecológicas é usado principalmente em interiores e em superfícies como gesso ou concreto. No entanto, não é recomendável em materiais metálicos, plásticos e brilhantes. Achou útil a nossa recomendação? Nesse caso, não se esqueça de compartilhar com outras pessoas.

5

Se gostou deste artigo, aproveite e confira também estes que podem ser do seu interesse:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer tintas ecológicas caseiras, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário sobre Como fazer tintas ecológicas caseiras

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer tintas ecológicas caseiras
Como fazer tintas ecológicas caseiras

Voltar ao topo da página