Como fazer um barquinho de papel - passo a passo
Dobrar papel para fazer pequenas esculturas pode parece ruma atividade boba e até mesmo simples, mas na verdade contém enorme valor. De acordo com pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul[1], as dobraduras ou origamis ajudam a desenvolver pensamento lógico e espacial, além de incentivar a imaginação e ser uma atividade relaxante. Diversos origamis são populares, como os de coração, raposa, tsuru, entre outros, mas um dos origamis mais conhecidos é o barquinho de papel. Você quer aprender a fazer um barquinho de papel que flutua na água? É muito simples. Neste artigo do umCOMO, você irá aprender tudo que precisa botar em prática. Veja como fazer um barquinho de papel. Só precisa de um papel A4 e seguir atentamente os próximos passos!
Vai precisar de:
- Folha A4
Passos a seguir:
Vamos começar pelos materiais: pegue uma folha de papel A4 e dobre-a ao meio.
Baixe as pontas de cima até ao centro do papel. Lembre-se de ser cuidadoso(a), porque o papel é um material muito delicado e você não quer amassá-lo, certo?
Levante a aba de baixo. Dê a volta ao papel e faça o mesmo do outro lado.
Dobre as pontas para baixo e, posteriormente, gire a folha e faça o mesmo com as outras duas pontas.
Coloque os dedos por dentro para formar uma concavidade no seu barquinho de papel.
Dobre novamente, conforme a imagem.
Levante a ponta de baixo até tocar na parte de cima.
Rode a folha e faça o mesmo com a outra ponta.
Coloque os dedos na concavidade e dobre para formar um losango.
Pegue o papel pelas duas pontas de cima e abra até que saia o barco.
E já conseguiu fazer o seu barquinho de papel, agora só falta colocá-lo na água!
Caso você tenha dúvidas sobre como fazer um barco de papel, o infográfico abaixo apresenta um excelente passo a passo. Nosso vídeo sobre como fazer um barco de papel também pode te ajudar a sanar eventuais dúvidas!
Dica: coloque seu barquinho de papel para flutuar em uma piscina, lagoa ou outra superfície de água tranquila. Caso não tenha nada disso à mão, uma bacia com água já é o suficiente para divertir e entreter as crianças por um bom tempo!
Extra: Como fazer um tsuru
O origami mais tradicional e sem dúvidas o mais popular é o tsuru, que representa uma garça. De acordo com a pesquisadora Thais Regina Ueno, em sua dissertação de mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Desenho Industrial da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista[2],
O origami da garça ou tsuru (figura 13), como é normalmente mencionado, é sem dúvida o mais representativo, mais antigo e com a técnica de dobra mais conhecida no Japão. Talvez isso se deva à crença de que o tsuru traz o presságio de uma vida de mil anos, sendo muito popular no Japão como símbolo de felicidade e longevidade. Além disso, segundo Honda (1969), sua forma balanceada dá o sentido da beleza oriental, sendo também base para dobras de muitos animais e aves. O autor do livro "Sembazuru origata" diz que para ajudar a realizar um desejo, é necessário dobrar, atar mil tsurus e ofertá-los aos deuses.
Além da inegável importância histórica, podemos ver que o tsuru tem um aspecto místico dentro da cultura japonesa. Veja o passo a passo de como fazê-lo a seguir:
- Para fazer o tsuru, você irá precisar de uma folha quadrada. Você pode cortar uma A4 para que fique quadrada ou comprar uma folha própria para origamis em alguma papelaria especializada.
- Dobre a folha de maneira que se forme um triângulo.
- Faça outra dobradura na metade da folha.
- Levante um dos cantos e, pressionando, dobre novamente.
- Vire o papel e repita o mesmo passo a passo do outro lado.
- Seu projeto de tsuru ficará parecendo um losango. Continue!
- Dobre uma das laterais em direção ao centro da figura, fazendo o mesmo com a outra lateral.
- Vire o papel e repita o mesmo processo do outro lado.
- Seu tsuru ficará com aspecto de casquinha de sorvete. Dobre o triângulo de cima para baixo.
- Desdobre as laterais e a ponta superior.
- Vá desdobrando até formar um pequeno losango.
- Dobre as laterais que estão em baixo em direção ao centro, fazendo o mesmo do outro lado a seguir.
- Abra as pontas afastando-as do centro e dê uma leve pressão na base do origami.
- Faça uma leve dobra em alguma das pontas para ser o bico do tsuru.
- Com delicadeza, puxe as asas para fora. Seu tsuru está pronto!
Caso você tenha dúvidas sobre como fazer um tsuru, o infográfico abaixo apresenta um excelente passo a passo. Nosso vídeo sobre como fazer um cisne de papel também pode esclarecer eventuais dúvidas!
O mundo das dobraduras de papel é fascinante para crianças e adultos, e é uma ótima forma de passar tempo de qualidade em família. Se você gostou das ideias aqui propostas, confira outras sugestões em nossa categoria Origami.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um barquinho de papel - passo a passo, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.
Conselhos
- Quando o barco estiver terminado, dê-lhe forma na parte de baixo para que possa flutuar na água..
- BANDEIRA, Francine. Benefícios do Origami na Saúde e Educação. UFRGS: Projeto Geringonça. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/projetogeringonca/2016/10/09/beneficios-do-origami-na-saude-e-educacao>. Publicado em 9 de outubro de 2016. Acesso em 7 de abril de 2020.
- UENO, Thaís Regina. Do origami tradicional ao origami arquitetônico: uma trajetória histórica e técnica do artesanato oriental em papel e suas aplicações no design contemporâneo. Bauru: [s.n.], 2003. 103 f. Disponível em: <https://www.faac.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Design/Dissertacoes/thaisueno.pdf>. Acesso em 7 de abril de 2020.
- CHAPMAN, Debbie. How to Make a Paper Boat. One Little Project. Disponível em: <https://onelittleproject.com/how-to-make-a-paper-boat/>. Publicado em 16 de janeiro de 2020. Acesso em 7 de abril de 2020.
- PK, Chrissy. Easy Origami Crane Instructions. The Spruce Crafts. Disponível em: <https://www.thesprucecrafts.com/easy-origami-crane-instructions-4082282>. Publicado em 01 de abril de 2020. Acesso em 7 de abril de 2020.