Partilhar

Como fazer uma lua de papel machê

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma lua de papel machê

O papel machê (do francês "mastigado ou esmagado") é uma técnica artística que consiste em criar figuras com uma massa de papel desfeito. Ainda que, na realidade, usemos este nome para denominar a técnica de recobrir objetos ou moldes com cola ou goma e pedaços de papel. São muitas as formas que podemos recriar com esta arte manual, como por exemplo animais ou o sistema solar.A seguir ensinarei a fazer uma lua de papel machê. Aqui você tem o presente ideal para este natal!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer papel machê
Passos a seguir:
1

Para fazer uma lua de papel machê, primeiro construiremos a estrutura da lua com diferentes materiais, e depois recobriremos com cola para papel machê e tiras de papel de jornal.

2

Para criar a estrutura da lua, recorte o perfil da lua no tamanho que deseje sobre um papelão. Marque o nariz e os lábios, exagerando-os um pouco.

3

Enrole papel de jornal e cole-o com fita adesiva sobre o papelão. Assim, você conseguirá dar volume à lua. Não se preocupe, quanto mais irregular ficar o papel, mais sensação de crateras dará.

4

Deixa a base do papelão plana, já que será a face que irá apoiada sobre a parede.

5

Com uns rolinhos de papel menores, marque o olho, o nariz e os lábios em relevo. Se ficar muito duro, você pode usar papel de cozinha.

6

Quando tiver a estrutura, você já pode começar a recobrir a figura com papel machê.

7

Para obter a cola, dirija-se ao artigo "Como fazer papel machê".

8

Molhe as tiras de papel na cola e vá cobrindo a estrutura, ou aplique a cola mediante um pincel diretamente sobre tiras.

9

Cubra a sua figura de forma homogênea, sem deixar partes muito finas. Aplique ao menos duas camadas, se não quiser que se rompa.

10

Para aplicar a cola, utilize pincéis velhos e limpe-os com água e sabão ao terminar a atividade.

11

O papel machê demora de secar. Espere pelo menos dois dias, até que tenha perdido toda a umidade, antes de começar a pintar.

12

Quando a lua parecer de papelão, você já poderá pintá-la com tinta acrílica, mas não dilua demasiado com água ou o papel endurecido amolecerá.

13

Ao pintá-la, utilize tons frios e aplique degradês: azuis, violetas, cinzas e brancos.

14

Se quiser dar uma nota mágica, aplique um toque de tinta fosforescente para que brilhe na escuridão!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma lua de papel machê, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Vista-se com uma roupa velha.

Escrever comentário sobre Como fazer uma lua de papel machê

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer uma lua de papel machê
Como fazer uma lua de papel machê

Voltar ao topo da página