Outros Cinema

Filmes de Charlie Chaplin

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 22 fevereiro 2024
Filmes de Charlie Chaplin

Charles Chaplin era versátil e multifuncional. Destacou-se como ator, comediante, produtor, compositor, diretor, roteirista, editor e escritor. Nascido em 16 de abril de 1889 em Londres, faleceu em 25 de dezembro de 1977 em Corsier-sur-Vevey, Suíça. Suas atuações com o personagem Charlot em filmes mudos o levaram ao reconhecimento e fama mundial.

Chaplin recebeu 3 Oscars ao longo de sua carreira. Dois foram dignos de honra e um deles de melhor trilha sonora. Embora os longas ‘Tempos modernos’ e ‘Luzes da cidade’ sejam considerados seus melhores filmes, Chaplin não obteve nenhum outro reconhecimento ou prêmio em sua carreira. Outros de seus filmes foram O garoto, O grande ditador, O circo e A corrida do ouro. Para saber mais sobre os filmes de Charlie Chaplin, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: História do cinema mudo

Índice

  1. Tempos modernos
  2. Luzes da cidade
  3. O garoto
  4. O grande ditador
  5. O circo
  6. A corrida do ouro
  7. Monsieur Verdoux
  8. Luzes da Ribalta
  9. Ombros, Armas!
  10. O peregrino
Ver mais >>

Tempos modernos

‘Tempos modernos’, de 1936, é um filme interpretado por Charles Chaplin, Henry Bergman, Paulette Goddard, Chester Conklin e Tiny Sandford. Este é o primeiro filme de Chaplin em que sua voz pode ser ouvida cantando em um bar.

O longa teve orçamento aproximado de 1,5 milhão de dólares e, em geral, não foi bem recebido nas bilheterias.

Luzes da cidade

O filme foi interpretado por Charles Chaplin em 1931 ao lado de Florence Lee, Virginia Cherrill e Harry Myers. Foi incluído pelo National Board of Review entre os 10 melhores filmes do ano. Também está classificado em 76º lugar na lista "100 anos...100 filmes" do American Film Institute (AFI). Teve um orçamento de 1,5 milhão de dólares e uma arrecadação total de 5 milhões de dólares.

Filmes de Charlie Chaplin - Luzes da cidade

O garoto

O filme é interpretado por Charles Chaplin como o morador de rua, Edna Purviance como a mãe do garoto, Carl Miller como o pai do garoto e Jackie Coogan como o garoto. Nesta adaptação de 1921, Chaplin se inspirou na dureza de sua infância. A morte do filho prematuro também serviu de inspiração.

Aqui você pode ver Os filmes mais tristes.

O grande ditador

Este filme de 1940 ajudou Charles Chaplin a ganhar o prêmio de melhor ator do Círculo de Críticos de Cinema de Nova York. Também teve 5 indicações ao Oscar nas seguintes categorias: melhor roteiro original, melhor filme, melhor ator coadjuvante (Jack Oakie), melhor ator principal (Chaplin) e melhor trilha sonora original.

‘O grande ditador’ conquistou outros dois prêmios: melhor filme estrangeiro no Prêmios Kinema Junpo e, no Prêmios Jussi, melhor cineasta estrangeiro.

Filmes de Charlie Chaplin - O grande ditador

O circo

O elenco deste filme de 1928 inclui Charles Chaplin, Merna Kennedy, Al Ernest Garcia e Henry Bergman. Graças a ‘O circo’, Chaplin recebeu um Oscar de honra por sua direção, atuação, produção e roteiro. De seus filmes mudos, está entre os 10 filmes de maior bilheteria, após ter arrecadado 3,8 milhões de dólares.

A corrida do ouro

Interpretado em 1925 por Charles Chaplin com seu personagem Charlot, o vagabundo, o filme também contou com Tom Murray, Mack Swain, Georgia Hale, Malcolm Waite e Henry Bergman. Quanto aos reconhecimentos, está incluído na 74º posição pelas AFIs: em 1998 com “100 anos... 100 filmes”; em 25º lugar em 2000 em “100 anos... 100 sorrisos” e, em 2007, em 58º lugar em “100 anos... 100 filmes”.

O filme conseguiu ultrapassar os 4 milhões de dólares em receitas com um orçamento de 2,5 milhões de dólares.

Filmes de Charlie Chaplin - A corrida do ouro

Monsieur Verdoux

Monsieur Verdoux é um filme de 1947 interpretado por Charles Chaplin, William Frawley, Martha Raye, Isobel Elsom e Marilyn Nash. Com duração de 2 horas e 4 minutos, foi indicado ao Oscar na categoria melhor roteiro.

Como detalhe significativo na aceitação do filme nas bilheterias, foi o primeiro filme sem Charlot, personagem icônico interpretado por Charles Chaplin em seus filmes anteriores. Esse fator impactou na baixa arrecadação nos Estados Unidos. Por outro lado, na Europa teve melhor aceitação e críticas.

Luzes da Ribalta

Este filme é de 1952 e tem duração de 2 horas e 17 minutos. É interpretado por Charles Chaplin, Nigel Bruce, Claire Bloom, Buster Keaton, Geraldine Chaplin e Sydney Chaplin. O longa-metragem recebeu a medalha Círculo de Escritores Cinematográficos de melhor filme estrangeiro.

Em 2012 foi adaptado ao teatro por Ariel Varela em Lima (Peru).

Filmes de Charlie Chaplin - Luzes da Ribalta

Ombros, Armas!

Este média-metragem de 1918 foi interpretado por Charles Chaplin ao lado de Edna Purviance e Sydney Chaplin. A trama do filme se passa em terras francesas durante o desenvolvimento da Primeira Guerra Mundial. Na realidade, a maior parte da ação ocorre durante um sonho.

O peregrino

Produzido em 1923 e interpretado por Charles Chaplin, Mack Swain, Edna Purviance, Syd Chaplin e Kitty Bradbury, é o último filme a co-estrelar Chaplin com Edna Purviance. 'O peregrino' é também o último média-metragem que Chaplin realizou para a distribuidora e produtora First National Film Company.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os filmes de Charlie Chaplin, incentivamos você a investigar mais curiosidades sobre o cinema como Os filmes mais caros da história.

Filmes de Charlie Chaplin - O peregrino

Se pretende ler mais artigos parecidos a Filmes de Charlie Chaplin, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Filmes de Charlie Chaplin