menu
Partilhar

Filmes de Natal antigos

 
Por Juliana Ribeiro. 16 janeiro 2024
Filmes de Natal antigos

Os melhores filmes de Natal antigos são It's a Wonderful Life, Gremlins, Scrooge, Edward Mãos de Tesoura, Die Hard, The Nightmare Before Christmas, Home Alone, Love Actually, The Grinch e Polar Express. O Natal é uma das épocas mais cativantes e festivas do ano. As reuniões familiares são comuns nos dias mais importantes do calendário, mas os lares aproveitam as atividades natalinas durante as semanas que duram as festas. Comer doces como nogado, mantecados e polvorones é uma alegria para crianças e adultos, assim como assistir a filmes de Natal.

Destacar os melhores filmes de Natal antigos é uma tarefa bastante complicada porque há muitas opções para entrar na lista. Dos clássicos em preto e branco aos filmes de animação, passando pela procura do casamento perfeito entre o drama e a comédia, histórias universais ou produções mais recentes. Por isso, no umCOMO queremos te ajudar selecionando alguns dos melhores filmes de Natal antigos. Para descobrir quais são, recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Os melhores filmes musicais

Do Céu Caiu uma Estrela

Baseado na história de O Maior Presente (The Greatest Gift), é uma das tramas mais melodramáticas que existem na história do cinema. Dirigido por Frank Capra e estrelado por James Stewart, é considerado um dos filmes de Natal por excelência.

Neste filme, George Bailey é dono de um pequeno banco familiar. À beira da ruína, ele decide suicidar-se na véspera de Natal de 1945, mas quando está prestes a fazê-lo, um anjo aparece para lhe mostrar como seria o mundo sem ele.

Este filme foi indicado a cinco Oscars, incluindo prêmios de melhor filme, ator e diretor. Além disso, é considerado um dos filmes mais inspiradores de todos os tempos.

Gremlins

Gremlins é um filme icônico da década de 1980 e representa um clássico natalino que mistura humor e terror. Foi escrito, produzido e dirigido por Joe Dante, Chris Columbus e Steven Spielberg. Columbus começou a escrever o roteiro com base em anedotas contadas por pilotos da Segunda Guerra Mundial sobre as falhas de seus aviões.

A causa das mangueiras e cabos rompidos foram pequenos monstros chamados “gremlins”. Se você gosta do filme, no unCOMO recomendamos assistir Gremlins 2, produzido em 1990 e que rende uma maratona de filmes de Natal junto com o primeiro.

Filmes de Natal antigos - Gremlins

Scrooge

É um filme de 1951 dirigido por Brian Desmond. É uma das primeiras versões cinematográficas da clássica história de Natal de Charles Dickens. Ambas as versões, uma em preto e branco e outra animada, fizeram muito sucesso pela moral e pela redenção que Dickens oferece ao seu protagonista, bem como pelo carisma dos atores principais em ambos os casos.

Edward Mãos de Tesoura

Tim Burton realizou um de seus melhores trabalhos em 1990 com Edward Mãos de Tesoura, um dos mais cativantes filmes de Natal. Ambientados em paisagens nevadas, os jovens Winona Ryder e Johnny Depp foram protagonistas de algumas bases do universo fantástico que sempre caracterizou a filmografia de Burton.

A trama estabelece paralelos óbvios com o clássico Frankenstein. A ideia do personagem central surgiu a partir de um desenho feito por Burton quando jovem, que o ajudou a construir uma história de fantasia ao seu redor com uma moral final.

Filmes de Natal antigos - Edward Mãos de Tesoura

Duro de Matar

John McClane cruzou as fronteiras da tela grande em 1988 com este filme. Analisando o roteiro, fica demonstrada sua ligação com o Natal, já que a palavra Natal é repetida até 18 vezes em comparação às 13 em que a palavra matar é usada. Além disso, Die Hard se passa no dia de Natal e, durante o desenvolvimento da trama, ouve-se uma canção natalina ao fundo.

O Estranho Mundo de Jack

Este filme é um clássico de animação que explorou em 1993 uma visão fantástica e aterrorizante do que é o Natal. Foram necessários 3 anos para concluir uma filmagem complexa com 400 cabeças intercambiáveis ​​que serviram para atender às necessidades de gravação do personagem principal, Jack Skellington.

O que caracteriza O Estranho Mundo de Jack é sua beleza narrativa e sua fantasia transbordante, incluindo planos tão macabros como o sequestro do Papai Noel. Como resultado, também oferece um conto gótico capaz de sobreviver com sucesso ao teste do tempo.

Filmes de Natal antigos - O Estranho Mundo de Jack

Sozinho em Casa

A primeira parcela deste título foi lançada em 1990 com Chris Columbus na direção e John Hughes no roteiro, além de um jovem Macaulay Culkin cujo papel lhe permitiu chegar à fama graças a esta comédia que é um dos filmes por excelência do Natal.

As três primeiras temporadas de Home Alone, lançadas em 1990, 1993 e 1997, respectivamente, conseguiram arrecadar aproximadamente US$ 1 bilhão em todo o mundo.

O Amor Acontece

O elenco de atores do filme de 2003 reuniu as principais estrelas da filmografia britânica, como Hugh Grant, Alan Rickman, Liam Neeson, Colin Firth e Emma Thompson. Richard Curtis é o diretor deste título prototípico de comédia romântica.

Neste filme, o gênero é adaptado a partir de histórias paralelas dos personagens, que se cruzam e estabelecem laços entre eles que servem de pretexto para mostrar que o amor envolve tudo.

Filmes de Natal antigos - O Amor Acontece

Grinch

O filme Grinch é baseado no clássico do Dr. Seuss. Interpretado por Jim Carrey, o protagonista atua como um vilão natalino, ao tentar roubar os presentes que o Papai Noel traz. Esta versão de Rod Howard é de 2000, mas há mais revisões deste clássico do cinema natalino, incluindo a de 2018 com o mesmo título e que foi indicada para melhor filme de animação no Critics Choice Awards.

O Expresso Polar

Robert Zemeckis assinou seu primeiro título animado de Natal com a Polar Express, cuja história é baseada em uma famosa história infantil americana escrita por Chris Van Allsburg. O filme foi lançado no Natal de 2004. Parte do público o considera um clássico do cinema infantil.

A crédito de sua produção, há a cuidadosa técnica visual de todo o filme e o dom da onipresença de Tom Hanks que seus fãs apreciam: a criança é o protagonista, um maquinista de trem, um morador de rua, Papai Noel e o pai do próprio protagonista.

Agora que você conhece filmes de Natal antigos, não perca Palavras de Natal e Como fazer uma guirlanda de Natal.

Filmes de Natal antigos - O Expresso Polar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Filmes de Natal antigos, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Filmes de Natal antigos
1 de 6
Filmes de Natal antigos

Voltar ao topo da página