Lectura

Livros escritos por mulheres: os principais que você deve ler

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 3 março 2023
Livros escritos por mulheres: os principais que você deve ler

Ler é um prazer e se você está pensando em retomar ao hábito ou quer começar o ano devorando novas histórias, este artigo é perfeito para você que está buscando livros de mulheres. Anos atrás era extremamente difícil encontrar livros escritos por mulheres nas livrarias. Em muitos casos, as mulheres tiveram que apostar em assinaturas anônimas ou sob pseudônimos que realmente ocultavam suas identidades. No entanto, você deve saber que por trás de muitas das grandes obras da literatura universal estavam elas, escritoras famosas como Virginia Wolf, Jane Austen ou Emilia Pardo Bazán.

Por tudo isso, no umCOMO preparamos uma lista para recomendar livros escritos por mulheres: os principais que você deve ler. Thrillers, histórias românticas, poesias, ensaios ou distopias são alguns dos gêneros que se destacam na lista a seguir. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Os melhores livros de suspense

Índice

  1. Virginia Wolf: Um quarto só seu
  2. Rosa Montero: A ridícula ideia de nunca mais te ver
  3. Jane Austen: Orgulho e preconceito
  4. Ana María Matute: Primeira memória
  5. Emilia Pardo Bazán: Insolação
  6. Mary Shelley: Frankenstein
  7. Almudena Grandes: O coração congelado
  8. Emily Bronte: O morro dos ventos uivantes
  9. Dolores Redondo: Trilogia Baztán
  10. Simone de Beauvoir: O segundo sexo
Ver mais >>

Virginia Wolf: Um quarto só seu

Um das autoras femininas mais conhecidas é a Virgina Wolf. Esta autora possui romances, contos, peças de teatro e inúmeras obras literárias, tornando-a uma das figuras mais proeminentes da vanguarda, do modernismo e do feminismo internacional do século XX. Mas se Wolf se destacou por algo, foi por sua técnica narrativa através do monólogo interior e seu estilo poético, que se tornou uma das contribuições mais importantes para o romance moderno.

Embora o legado de Virgina Wolf seja feito de inúmeras obras, hoje queremos recomendar "Um quarto só seu", um livro que esconde a própria reflexão da autora para uma série de conferências onde se discutiu literatura e mulheres. "Um quarto só seu" é uma história emocionante, um ensaio em que o feminismo é exposto a partir de uma perspectiva realista, corajosa e muito particular, e por meio de uma linguagem irônica, afiada e incisiva. “Um quarto só seu” é uma história cativante, cheia de nuances históricas e que, hoje, não perdeu um pingo de relevância. Você não pode perder!

Rosa Montero: A ridícula ideia de nunca mais te ver

Rosa Montero é, sem dúvida, uma das autoras femininas mais reconhecidas da Espanha e uma das damas da literatura contemporânea. Por isso, queremos recomendar um livro essencial que tem todo o seu selo: "A ridícula ideia de nunca mais te ver". Através das páginas deste romance, Montero enfrenta o luto pela morte de seu companheiro. Um texto que mistura as lembranças de sua própria história de amor com o triste fim do marido e seu arrependimento com as experiências que Marie Curie relata em seu diário após a perda do marido.

“A ridícula ideia de nunca mais te ver” é, sem dúvida, um percurso literário feito de sensibilidade, afeto, carinho e dor que não deixa ninguém indiferente. Boa leitura!

Livros escritos por mulheres: os principais que você deve ler - Rosa Montero: A ridícula ideia de nunca mais te ver

Jane Austen: Orgulho e preconceito

Se existe uma obra-prima da literatura universal escrita por uma mulher que você não pode perder, é "Orgulho e preconceito". Foi publicado em 1813 e embora inicialmente tenha sido publicado anonimamente, a verdade é que foi escrito por Jane Austen, uma romancista britânica que se caracterizou pela ironia que usava para dotar os seus romances de comédia e humor. Foi com Austen que surgiu um novo estilo de romance.

"Orgulho e preconceito" é uma obra-prima em que Austen nos ensina que o amor pode ser mais forte do que qualquer outro sentimento negativo. Embora este romance tenha várias adaptações para o cinema, é um livro que você não deve perder.

Ana María Matute: Primeira memória

Outra mulher icônica que não pode faltar em nossa lista de recomendações literárias escritas por mulheres é Ana María Matute. Esta escritora ganhou o Prêmio Nadal em 1959 por uma história que você não deve perder: "Primeira memória". Através das páginas desta obra-prima vemos a passagem da infância para a adolescência. Linhas crivadas de melancolia que nos prende e nos torna parte da trama principal, a perda da inocência que todos sofremos e aquela sensação de sufocamento e vazio entre a infância e a idade adulta. "Primeira memória" faz parte da trilogia "Os mercadores".

Livros escritos por mulheres: os principais que você deve ler - Ana María Matute: Primeira memória

Emilia Pardo Bazán: Insolação

Emilia Pardo Bazán é uma das mulheres mais admiradas no mundo da literatura hispânica. Tem uma infinidade de obras importantes como "Os passos de Ulloa", mas hoje queremos falar com você sobre "Insolação", uma história que tem uma prosa primorosa e é dotada do verdadeiro caráter inovador da escritora.

Em sua época, "Insolação" foi um romance muito escandaloso, já que foi publicado em 1889 e nele Bazán deixa de lado a prosa politicamente correta, para dar origem a uma história onde se expõe a moralidade sexual de homens e mulheres. Nesta história de amor sem tabus, a autora faz um magnífico estudo psicológico da personagem feminina, através de uma primorosa qualidade literária. Se você quer desfrutar de uma obra literária como nenhuma outra, "Insolação" é o seu livro.

Mary Shelley: Frankenstein

Você sabia que "Frankenstein" foi escrito por uma mulher? Mary Shelley nos presenteou com uma das grandes obras da literatura clássica, um livro que você deve ler e que não pode faltar na sua biblioteca. Originalmente, foi publicado em 1818, época em que Shelley surpreendeu ao misturar literatura gótica e história filosófica em sua obra. Mas, há mais, devemos reconhecer Mary Shelley por sua grande obra-prima, já que é um dos romances com maior impacto e representatividade no mundo cinematográfico. Quer você tenha visto ou não algum dos filmes de "Frankenstein", nós o convidamos a ler este romance incrível. Uma obra-prima que também faz parte das melhores obras de terror da história.

Livros escritos por mulheres: os principais que você deve ler - Mary Shelley: Frankenstein

Almudena Grandes: O coração congelado

Almudena Grandes foi e será uma das grandes escritoras mulheres da literatura hispânica, como demonstram suas mais de 164 obras. No entanto, hoje queremos falar de um livro em particular que não deve deixar de ler: "O coração gelado". Através deste romance podemos reconhecer a história de numerosas famílias espanholas separadas durante a Guerra Civil e a subsequente ditadura. Uma história que, pelas vozes dos seus protagonistas, Raquel e Álvaro, prende qualquer um irremediavelmente.

“O coração congelado” é uma história complexa e dolorosa que mescla ao longo das suas páginas uma multiplicidade de personagens entrelaçadas, que não o deixarão indiferente. Uma história preparada em fogo brando, que vai desenvolvendo os seus protagonistas pouco a pouco até chegar ao ponto central da história. Sem dúvida, uma grande obra de Almudena Grandes que você não vai conseguir parar de ler.

Emily Bronte: O morro dos ventos uivantes

Quem nunca ouviu falar de "O morro dos ventos uivantes"? Este famoso título é uma das obras literárias universais e foi escrito por Emily Bronte. É uma história de vingança e ódio que se passa nas paisagens sombrias e cheias de névoas de Yorkshire. Além disso, o livro é repleto de histórias de amor conturbadas e muita paixão, que o levaram a ser uma das melhores peças da literatura universal escrita por uma mulher.

Embora o filme baseado neste livro tenha sido rodado em 1939, recomendamos a leitura de Bronte neste romance apaixonado e tempestuoso com tanta sensibilidade que colocou a escritora realmente à frente de seu tempo.

Livros escritos por mulheres: os principais que você deve ler - Emily Bronte: O morro dos ventos uivantes

Dolores Redondo: Trilogia Baztán

A Trilogia Baztán é uma obra literária que você não pode perder. Através da Trilogia Baztán, mergulhamos em uma série de sucessos, intrigas e mistérios, que fizeram desses livros uma das sagas mais lidas da Espanha. Através dos seus três títulos, “O guardião invisível”, “Legado nos ossos” e “Oferenda na tempestade” vamos descobrir a inspetora de homicídios Amaia Salazar, a quem Redondo dá voz para desvendar um crime intimamente ligado a episódios de sua vida que ela terá que reviver.

Vale também destacar que sua escritora, Dolores Redondo, recebeu o Prêmio Planeta em 2016 pelo livro "Tudo isto te darei", mais um reconhecimento para uma das melhores escritoras contemporâneas do país.

Simone de Beauvoir: O segundo sexo

E para finalizar esta seleção, não podemos deixar de citar um livro essencial para quem quer investigar um pouco mais sobre o feminismo do século XX. Sob o título "O segundo sexo", Simone de Beauvoir nos oferece um ensaio através do qual foram lançadas as bases do movimento feminista em 1949 e que, até hoje, ainda são válidas.

"O segundo sexo" é uma obra fundamental e essencial através da qual a condição feminina na sociedade ocidental é analisada sob diferentes pontos de vista: científico, psicológico, sociológico, cultural e histórico. Você não pode perder!

Agora que você sabe sobre livros escritos por mulheres: os principais que você deve ler, recomendamos este outro artigo do umCOMO sobre Livros que podem mudar sua vida.

Livros escritos por mulheres: os principais que você deve ler - Simone de Beauvoir: O segundo sexo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Livros escritos por mulheres: os principais que você deve ler, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Livros escritos por mulheres: os principais que você deve ler