Libros de ficción

Melhores livros de ficção científica

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 20 março 2024
Melhores livros de ficção científica

Você gosta de aventura e de descobrir realidades inexploradas com um bom livro? A ficção científica é um gênero literário que nos convida a explorar mundos inexplorados, a desafiar a realidade e a refletir sobre o nosso próprio lugar no universo. Ao longo dos anos ganhou grande relevância e foram muitos os autores que se dedicaram a criar novos mundos e fantasias futurísticas.

Para te dar o impulso que tem no mundo da cultura, neste novo artigo do umCOMO quisemos contribuir para esta viagem literária destacando 10 dos melhores livros de ficção científica que se tornaram obras-primas e deixaram uma marca inapagável na imaginação de leitores de todo o mundo.

Também lhe pode interessar: Melhores livros de terror

Índice

  1. Duna de Frank Herbert
  2. História da Sua Vida de Ted Chiang
  3. 2312 de Kim Stanley Robinson
  4. Justiça Ancilar de Ann Leckie
  5. Leviatã Desperta de James S. A. Corey
  6. O Problema dos Três Corpos de Cixin Liu
  7. Carbono Alterado de Richard Morgan
  8. Todos os pássaros no Céu de Charlie Jane Anders
  9. A Quinta Estação de N. K. Jemisin
  10. A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil de Becky Chambers
Ver mais >>

Duna de Frank Herbert

No universo épico de “Duna”, Frank Herbert transporta os leitores para o planeta deserto Arrakis, onde a intriga política e a ecologia se entrelaçam. A narrativa segue Paul Atreides enquanto ele navega por um mundo repleto de conflitos e lutas de classes, oferecendo uma exploração aprofundada de temas como política, religião e cultura. “Duna” é uma escolha indispensável que transcende a aventura espacial, deixando uma marca duradoura na ficção científica que inspirou séries e filmes.

História da Sua Vida de Ted Chiang

Você gosta do mundo alienígena? Você acredita em OVNIS? Ted Chiang cativa com “História da Sua Vida”, uma obra que explora a comunicação extraterrestre e as complexidades temporais. Através de uma prosa elegante, Chiang apresenta uma profunda reflexão sobre a linguagem e a percepção do tempo. Esta escolha de leitura é um convite à reflexão e ao questionamento, constituindo-se como uma leitura essencial para quem procura uma experiência literária que desafie as suas próprias percepções.

Melhores livros de ficção científica - História da Sua Vida de Ted Chiang

2312 de Kim Stanley Robinson

Kim Stanley Robinson pinta uma tela futurista do século XXIV em “2312”, onde a humanidade transformou o sistema solar. O romance funde ficção científica, ecologia e política, proporcionando uma visão rica e complexa de um futuro distante. “2312” é uma escolha fascinante para quem procura uma exploração aprofundada dos desafios e possibilidades futuras que aguardam a humanidade. Se você se pergunta como será o mundo daqui a centenas de anos, esta leitura pode ser uma das opções.

Justiça Ancilar de Ann Leckie

Você tem medo de que as máquinas acabem assumindo o controle? Ann Leckie desafia as convenções da inteligência artificial e da identidade em “Justiça Ancilar”. Esta obra única convida o leitor a um universo onde as máquinas têm consciência e a narrativa se desdobra em camadas, oferecendo uma experiência única no gênero. Com sua abordagem inovadora e narrativa envolvente, “Justiça Ancilar” se destaca como uma escolha vibrante e emocionante para os amantes de ficção científica.

Melhores livros de ficção científica - Justiça Ancilar de Ann Leckie

Leviatã Desperta de James S. A. Corey

James S. A. Corey apresenta uma emocionante ópera espacial com “Leviatã Desperta”. A narrativa acompanha a humanidade enquanto ela coloniza o sistema solar e fica imersa em conflitos interplanetários. Com personagens memoráveis ​​e um enredo cheio de ação, esta obra é uma escolha cativante que oferece uma perspectiva nova e emocionante sobre o futuro.

O Problema dos Três Corpos de Cixin Liu

Em "O Problema dos Três Corpos", Cixin Liu leva os leitores à China revolucionária e a um projeto científico intrigante. Esta obra-prima da ficção científica explora o contato com uma civilização extraterrestre e as complexidades da física teórica. Com uma abordagem única e uma narrativa que desperta a imaginação, este romance destaca-se como uma escolha fascinante para os amantes da ficção científica.

Melhores livros de ficção científica - O Problema dos Três Corpos de Cixin Liu

Carbono Alterado de Richard Morgan

Richard Morgan apresenta um futuro cyberpunk cheio de intriga e tecnologia avançada em “Carbono Alterado”. A obra, que explora a transferência de consciência entre corpos, oferece uma visão sombria e emocionante de um mundo marcado pelo crime e pela tecnologia. Com seu estilo noir e enredo envolvente, este romance é uma escolha fascinante para quem busca imersão total em um universo futurista. Se você quer fugir da ficção científica clássica e tentar algo mais alternativo, este livro não irá decepcioná-lo.

Todos os pássaros no Céu de Charlie Jane Anders

Charlie Jane Anders funde magia e tecnologia em “Todos os Pássaros no Céu”. A história segue dois amigos com habilidades extraordinárias enquanto enfrentam um mundo à beira do colapso. Com uma narrativa que desafia categorias tradicionais e personagens cativantes, esta obra é uma das melhores escolhas para todos os amantes de distopias futurísticas.

Melhores livros de ficção científica - Todos os pássaros no Céu de Charlie Jane Anders

A Quinta Estação de N. K. Jemisin

Você já teve a sensação de que o mundo está acabando? Pois N. K. Jemisin transporta os leitores para um mundo devastado por desastres naturais e divisões sociais em sua "A Quinta Estação". O romance explora temas de opressão, poder e sobrevivência em um cenário de magia e geofísica. Com uma narrativa poderosa e reflexiva, esta obra é uma leitura obrigatória para quem busca uma exploração profunda das complexidades humanas.

A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil de Becky Chambers

Becky Chambers convida você para uma jornada cósmica cheia de personagens cativantes em "A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil". O romance se concentra na tripulação de uma nave espacial enquanto eles exploram o espaço e enfrentam desafios além das estrelas. Com foco na camaradagem e na diversidade, esta obra se destaca como uma escolha reconfortante e enriquecedora para os amantes da ficção científica.

Depois de descobrir esta lista dos melhores livros de ficção científica, encorajamos você a aprender sobre Livros escritos por mulheres e Os melhores livros de suspense.

Melhores livros de ficção científica - A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil de Becky Chambers

Se pretende ler mais artigos parecidos a Melhores livros de ficção científica, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Melhores livros de ficção científica