Otros Joalheria e pedras preciosas

Ouro dos tolos: o que é e propriedades

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 28 maio 2022
Ouro dos tolos: o que é e propriedades

O mundo dos minerais fascina os especialistas há séculos e precisamente o seu uso melhorou a humanidade com construções mais resistentes, medicamentos, descobertas, invenções ou mesmo arte. De todos os minerais conhecidos, um dos mais populares e desejados sempre foi o ouro, que parece sinônimo de riqueza. Foi há décadas que a corrida do ouro se espalhou por grande parte do mundo, reunindo milhares de pessoas que queriam melhorar suas fortunas extraindo esse precioso material. No entanto, como diz o ditado, nem tudo que reluz é ouro e no caminho foi encontrado um mineral interessante que rapidamente chamaram de ouro de tolos: a pirita.

Neste novo artigo do umCOMO vamos contar tudo sobre ouro dos tolos: o que é e propriedades para que você saiba perfeitamente a diferença entre os dois minerais e possa distingui-los.

Índice

  1. O que é o ouro dos tolos
  2. Onde há pirita, há ouro?
  3. Propriedades do ouro dos tolos
  4. Principais diferenças entre o ouro dos tolos e o ouro

O que é o ouro dos tolos

Ouro dos tolos é o termo dado a um mineral chamado pirita. Isso ocorre porque tem uma semelhança impressionante em cor, brilho e forma com o ouro. Durante a corrida do ouro, muitas pessoas foram em busca do mineral dourado e os intrépidos que não tinham experiência ou conhecimento de geologia, facilmente confundiam os restos de pirita com ouro real. É daí que vem o termo “ouro dos tolos”.

A pirita não tem nenhum valor próximo ao ouro. No entanto, com o tempo, tornou-se um mineral muito popular no mundo da pesquisa e da ciência devido às suas propriedades. Os aventureiros que se depararam com a pirita podem ter sido enganados, mas o ouro dos tolos hoje certamente tem muitas funções úteis.

No entanto, eles não devem ser confundidos, pois o ouro tem um grande valor na sociedade e está se tornando cada vez mais escasso, enquanto a pirita é um mineral bastante comum que, embora esteja em ascensão, praticamente não representa lucro. Apesar de ser chamado de ouro dos tolos por sua grande semelhança, cada mineral possui características próprias.

Onde há pirita, há ouro?

Embora não tenham nada a ver em termos de propriedades, a verdade é que a pirita e o ouro estão intimamente relacionados, pois se confirmou que, onde há pirita, quase sempre há ouro. No entanto, não é tão ideal quanto você imagina. Às vezes, a presença de ouro em áreas onde a pirita foi encontrada é mínima, dificilmente pode ser percebida, muito menos lucrativa para prosseguir com sua extração.

Também deve ser levado em consideração que a pirita é um mineral penalizador e isso pode ser bastante complexo na extração do ouro que pode estar na área. Uma quantidade significativa de ouro deve ser encontrada perto da pirita para que valha a pena investir em mineração.

Propriedades do ouro dos tolos

Apesar de este mineral ter sido descartado há anos em relação ao ouro, a verdade é que a pirita também traz grandes benefícios. Antigamente, os nativos da América do Norte a usavam como espelho e como material ornamental. No entanto, com o passar do tempo e seu estudo, eles chegaram a encontrar sua composição mais exata. As propriedades da pirita são:

  • Dureza: 6-6,5 na escala de Mohs. Aqui você pode aprender Em que consiste a escala de Mohs.
  • Cor: amarelo, palha
  • Listras: esverdeadas
  • Brilho: metálico
  • Condição: sólido, irregular
  • Maleabilidade: frágil

Se você se pergunta para que serve a pirita, vai gostar de saber que além dos usos ornamentais, a ciência conseguiu descobrir que ela possui grandes virtudes no uso da energia, pois possui uma grande carga positiva e é objeto de estudo na ciência hoje diante da possibilidade de poder criar energia a partir de materiais magnéticos. Sem dúvida, um grande avanço poder obter novas formas de energia a partir de um mineral bastante abundante e fácil de encontrar.

Ouro dos tolos: o que é e propriedades - Propriedades do ouro dos tolos

Principais diferenças entre o ouro dos tolos e o ouro

Além do que foi mencionado nas seções anteriores, esclarecemos mais diferenças entre a pirita e o ouro:

  • Embora sua aparência seja semelhante, a diferença entre a pirita e o ouro é baseada em sua composição e consistência. Enquanto o ouro é resistente, a pirita é bastante frágil.
  • A pirita pode se oxidar, tendo uma cor levemente esverdeada em relação ao ouro.
  • A pirita geralmente é mostrada de forma maciça e compacta, o que pode gerar dúvidas se você a encontrar no meio da terra ou no rio. No entanto, o ouro sempre tende a ter uma forma irregular e até laminada que o torna menos detectável.
  • Normalmente, a pirita costuma ser encontrada em terrenos de origem vulcânica, pois dentro de sua composição há uma boa parte de enxofre. No entanto, devido a alterações geológicas, também podem ser encontradas em leitos de rios e em depósitos minerais hidrotermais, locais onde pode existir ouro.

Você já sabe o que é ouro dos tolos, suas propriedades e suas diferenças em relação ao ouro real. Por isso, agora te convidamos a ler este outro artigo do umCOMO, no qual explicamos Como saber se é ouro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ouro dos tolos: o que é e propriedades, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Ouro dos tolos: o que é e propriedades