Como fazer sabão com óleo usado


Como fazer sabão com óleo usado

Chega a um ponto que não podemos reutilizar o óleo de cozinhar para voltar a fritar alimentos e acabamos por o deitar fora. No melhor dos casos, levamos o óleo usado a um ponto de recolha de resíduos, onde depois o levarão para um sítio adequado para ser reciclado e fazer combustível biodiesel e, na pior das hipóteses, jogá-lo na pia, com todas as desvantagens que isso implica. Mas existe outra alternativa para aproveitar o óleo de cozinhar: fazer sabão caseiro, uma técnica usada antigamente que dá muitos bons resultados. Em umComo.com.br explicamos-lhe passo a passo como fazer sabão com óleo usado.

  • Material necessário


    - 1 litro de óleo usado de fritar; - 1 litro de água (se for da chuva, melhor); - 160 gr de soda caustica de 90%; - 20-40 ml de óleo essencial (opcional); - Luvas; - Óculos de proteção, no caso de estar num sítio fechado; - Utensílio para remover a mistura; - Recipiente para misturar os ingredientes; - Recipiente para o molde

  • Medidas de proteção


    Antes de começar, deverá colocar as luvas para evitar que a soda caustica danifique a sua pele e, no caso de estar num sítio fechado, recomenda-se que use óculos de proteção para não irritar os olhos devido aos vapores que deita.

  • Passos a seguir


    1. Introduzir a água num recipiente grande de plástico ou de aço inoxidável. 2. Acrescentar a soda caustica e mexer até se dissolver na água. Deve ter cuidado porque a temperatura irá aumentar até alcançar uns 80ºC e gerará vapores que não podem ser inalados, uma vez que são tóxicos. 3. Deixe repousar e esfriar até aproximadamente aos 35ºC e, no caso de querer acrescentar alguma essência, também será agora o momento de o fazer. 4. Despeje lentamente o óleo de cozinha usado sobre a água com a soda e mexa a mistura constantemente sempre para o mesmo lado (para que não se corte), durante uns 30 ou 40 minutos, até que a mistura comece a engrossar durante o processo de saponificação. 5. Quando a mistura tiver uma textura similar a uma pasta, coloque-a nos moldes. 6. Deixe secar o sabão durante uns 30 dias.

  • Coisas a saber


    - Podemos encontrar soda caustica em drogarias e supermercados. - Deve mantê-la fora do alcance das crianças, é um produto perigoso. - Recomenda-se fazer o sabão num local aberto ou muito bem ventilado, levar uma camisola de manga comprida e calças largas, para possíveis salpicos, ou inclusive utilizar um avental de plástico. - Se quiser cortar o sabão em barras, pode fazê-lo com uma faca no dia depois de fazer a mistura, pois já terá adquirido alguma consistência. - É muito importante que não use o sabão durante os 30 dias posteriores à sua elaboração, uma vez que poderia conter restos de soda e irritar a pele.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a como fazer sabão com óleo usado , recomendamos que entre na nossa categoria de Fabricação de sabão ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.
Conselhos
  • Seja extremamente cuidadoso na hora de lidar com a soda caustica.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como fazer sabão com óleo usado :


Vídeos em destaque
DIY Desenhos de natal Aulas de Matemática Experiências