Partilhar

Como fazer um boneco cabeça de alpiste

Por Sara Silva. Atualizado: 23 março 2020
Como fazer um boneco cabeça de alpiste
Imagem: dicalinks.com

Um boneco cabeça de alpiste é uma forma muito divertida e simples de introduzir as crianças ao estudo da geminação de sementes e desenvolvimento de plantas, além de fazer com que as crianças entrem em contato com a natureza e se sintam mais conectadas de um forma simples e divertida, já que o alpiste é uma planta que cresce com facilidade e sem requerer cuidados muito específicos. Além disso estes bonecos também funcionam como elemento decorativo de cômodos, principalmente da cozinha. Se você quer aprender como fazer um boneco cabeça de alpiste tanto para trabalhos escolares quanto para seus filhos em casa, continue lendo esse artigo do umCOMO!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer um suporte para anéis

Boneco de alpiste

Antes de começar a fazer o seu boneco de alpiste, é necessário se certificar de que você possui todo o material que será utilizado. Veja então a lista para separar o que você vai precisar:

  • Alpiste;
  • 1 meia fina;
  • Terra, substrato ou serragem;
  • Cola branca;
  • Canetas coloridas ou tintas
  • Olhinhos móveis;
  • Cartolina.

Alguns do elementos acima, como as canetas e tintas, são essenciais apenas para a decoração do boneco, o que significa que não são essenciais e que podem ser substituídos por outros materiais decorativos como fitas coloridas e lantejoulas. Já que a decoração é livre, sua a seu critério de decidir o que utilizar de acordo com gosto e também com os materiais disponíveis, sendo recomendável utilizar aqueles já adquiridos em detrimento a novos pois o boneco de alpiste é um brinquedo feito com materiais naturais e o ideal é não produzir lixo e utilizar produtos parados e sem uso.

Como germinar alpiste

Antes de colocar o alpiste na meia, é necessário tomar algumas providências que garantirão que a semente irá germinar, o que é feio por meio da certificação de que a planta terá todos os elementos necessários para crescer forte e rapidamente.

O alpiste é uma planta que brota com bastante facilidade. O primeiro passo até colocar as sementes de alpista de molho em água por 24 horas, não sendo necessário que seja água potável, apenas limpa como a água que vem da torneira.

Você poderá deixar as sementes em qualquer recipiente limpo e que deverá ficar em local relativamente isolado apenas para para evitar acidentes que possam derrubá-lo. Com o contato com a água pelo período indicado, o início da germinação do alpiste será mais rápida e certeira, não sendo esse um procedimento necessário mas recomendável.

Imagem: pat.feldman.com.br

Como plantar alpiste na meia

Pegue em um pé de meia calça fina com fio 10, daquelas utilizadas apenas para proteger os pés de sapatos como sapatilhas e saltos. É importante seguir esse passo à risca pois uma meia mais grossa impedirá que os alpistes ultrapassem a camada da meia, o que fará que cresçam em seu interior. Caso você não tenha, uma opção é utilizar uma meia-calça velha e cortá-la, dando preferências às de tons nudes para que o alpiste possa ser visto em seu interior.

Tendo a meia pronta, coloque as sementes dentro e encha-a com terra, substrato ou serragem. Dê um nó firme para fechar, corte o excesso de tecido e role a meia em suas mãos visando deixá-lo com o formato de uma bola.

Como fazer um boneco cabeça de alpiste - Como plantar alpiste na meia
Imagem: portaldoprofessor.mec.gov.br

Como fazer boneco de alpiste

Agora que o alpiste já está plantado e a base do boneco já está pronta, você precisará apenas fazer com que ele ganhe uma aparência legal, o que vai exigir materiais do seu gosto e também bastante criatividade, afinal, a graça do boneco de alpiste é, além de esperar e ver os alpistes crescendo, decorá-lo de forma que quisermos.

Para que você faça sua decoração da forma mais criativa possível, separamos algumas dicas, veja abaixo:

  • Use olhos móveis para dar uma aparência engraçada e dinâmica no boneco, esses olhos podem ser encontrados em papelarias e serem colados com bola branca comum;
  • Use cartolina para desenha alguns traços do rosto do boneco, como olhos e boca. É possível desenhar em cima da meia mas a cor não ficará tão intensa.
  • Deixe a criatividade das crianças ser colocada em prática e disponibilize diversos materiais tais como marcadores, cartolinas, botões, tinta puff, etc.
  • Para criar um nariz ou orelhas, apenas puxe uma parte da meia com terra e prenda com um elástico.
Como fazer um boneco cabeça de alpiste - Como fazer boneco de alpiste
Imagem: projetobarraginhas.blogspot.pt

Como cuidar de boneco de alpiste

Assim que o boneco de alpiste estiver pronto, alguns cuidados básicos serão necessários para garantir que o alpiste irá crescer direito. Veja abaixo o que você precisará fazer:

  • Suporte: coloque a meia com o nó virado para baixo sobre algo que retenha a água da rega (garrafa pet, um pratinho ou um copo de plástico). O suporte será necessário para que a água não se espalhe quando o boneco de alpista for regado.
  • Água: regue a terra moderadamente todos os dias e aguarde pelo crescimento do cabelo do seu boneco.
  • Tempo: em relação ao boneco de alpiste e quanto tempo demora, saiba que a média é de 3 dias para que o alpiste comece a crescer e que já seja visível no boneco, sendo assim, é essencial ter paciência.
  • Local: apesar de não ser uma planta com cuidado difícil, o alpiste precisa de elementos básicos para sobreviver tal qual ar e luz, por isso, deixe seu alpiste em local iluminado e com troca de ar, evitando áreas fechadas como armários.

É também legal pensar no que fazer com ele quando já estiver pronto. Caso você trabalhe com crianças e seja esse um projeto de escola, uma boa ideia é fazer com que os alunos o decorem, escolham um nome e os levem para casa, fazendo um jornal para anotar a evolução do crescimento do alpiste, contando também sobre suas impressões e experiências cuidando do boneco. Essa pode parecer uma tarefa boba, mas é uma forma de criar nos pequenos um senso de responsabilidade e de cuidado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um boneco cabeça de alpiste, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário sobre Como fazer um boneco cabeça de alpiste

O que lhe pareceu o artigo?
31 comentários
Adriano
Ainda precisa dos bonecos?
Silvia Raynaud Flora
gostei muito,vou fazer com meus alunos,eles estão todos serelepes com muita expectativas,eu mais ainda.
Felipe
Olá, estou precisando saber de fornecedores destes bonecos prontos, para compra em quantidade. Você teria alguma indicação?
A sua avaliação:
Adegma lima
Achei ótimo e fácil de fazer!
Editor umComo.com.br
Oi Adegma! Que bom que você curtiu a matéria. Continue acompanhando os artigos do umCOMO :)
Danniella
Quanto tempo demora mais ou menos para germinar?
Obrigada.
andré luis
3 dias
A sua avaliação:
Maria Laura
Quanto tempo demora para germinar? Plantei as minhas sementes há três dias e ainda não germinaram. Eu não coloquei as sementes imersas por 24 na água. Será esse o problema? Por favor me ajudem. Muito obrigada e parabéns pelo artigo.
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
Simone Labonia
Voces não imaginam o quão divertido é fazer com as crianças... grata por compartilhar
Editor umComo.com.br
Oi Simone! Que bom que gostaram das dicas. Continue acompanhando nossos artigos!
A sua avaliação:
Pedro Santos
São bonecos muito giros para as criancas fazer ,iniciando e aprendendo jardinagem !!!
Editor umComo.com.br
Oi Pedro! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Ana Beatriz
Posso fazer com outra coisa sem ser a meia calça?
A sua avaliação:
Sandra Iara Ferandes Da Ros
Muito boa a explicação.Parabéns
Editor umComo.com.br
Oi Sandra! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Continue acompanhando a nossa página :)

Como fazer um boneco cabeça de alpiste
Imagem: dicalinks.com
Imagem: pat.feldman.com.br
Imagem: portaldoprofessor.mec.gov.br
Imagem: projetobarraginhas.blogspot.pt
1 de 4
Como fazer um boneco cabeça de alpiste

Voltar ao topo da página