Partilhar

Como cozer argila

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cozer argila

Muitos de nós a certa altura já criámos um molde, no entanto, sem nunca termos terminado os nossos trabalhos num forno. Cada vez são mais os aficionados, faculdades e centros de estudos que adquirem um forno de cerâmica artística, uma vez que cozinhar as esculturas é essencial para garantir a sua durabilidade e estabilidade. Se pensar bem, se souber cozer barro, conseguirá que as suas esculturas, louças e lembranças sejam para além de criativas, eficientes a longo prazo. (Fotografia Mónica Lou)

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como reciclar argila
Passos a seguir:
1

Amasse muito bem a peça ao mesmo tempo que a esculpe para que não apareçam bolhas de ar por dentro para não explodir no forno.

2

Assegure-se que a peça não é maciça, e se for oca verifique se tem uma entrada de ar, pois poderia explodir durante a cozedura no forno.

3

Para cozer uma peça de barro, a primeira coisa que é necessária é estar completamente seca. Para isso, o artigo "Como secar uma escultura de barro", explicar-lhe-á como eliminar a umidade da figura de modo progressivo.

4

Repare que, após a sua cozedura, a peça perde muita umidade diminuindo significativamente, perdendo cerca de 10% do seu volume. Se a sua peça tiver medidas específicas, faça-a um pouco maior para compensar esta diminuição de tamanho.

5

Inscreva-se num curso de cerâmica e de modelagem de barro. Além de ensiná-lo e orientá-lo, geralmente há um responsável pelo processo de cozedura.

6

Se pretender fazê-lo sozinho, poderá ter acesso a um forno de cerâmica profissional. É fácil encontrá-lo em muitos centros ou oficinas civis e lojas de cerâmica, onde poderão cobrar entre 5 a 30 €, dependendo do tamanho da peça e do espaço que ocupa no forno. O mais comum é aproveitarem uma fornada para cozer várias peças.

7

Não tente cozê-la no forno em casa. Para isso, existe à venda em lojas de artesanato massas especiais para cozer em baixas temperaturas.

8

Se a sua peça tiver medidas muito grandes e o forno for pequeno, terá de cozer a peça em partes e montá-la depois de cozida. Se não quiser partir a peça às partes, contate uma empresa que tenha um forno industrial.

9

A temperatura da cozedura varia dependendo do tipo de argila. A argila mais comum usada em cerâmica, composta por diferentes tipos de silicatos de alumínio hidratados, é cozida a uma temperatura que oscila entre os 900º e os 1000º. Se, por outro lado, utilizou argila refratária, cerâmica ou porcelana a temperatura de cozedura aumenta e oscila entre os 1250º e os 1300º.

10

Para que a cozedura seja segura e estável, pode demorar mais de 8 horas. Os profissionais responsáveis pela cozedura garantem que depois de desligar o forno, a peça é arrefecida lentamente para evitar grandes contrastes que poderiam estragá-la.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozer argila, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos
  • A cerâmica pode pintar-se antes ou depois da cozedura. Pode decorar a sua peça previamente com diferentes tipos de tintas ou esmaltes. A temperatura de cozedura será semelhante à das pastas de cerâmica.

Escrever comentário sobre Como cozer argila

23 comentários
Mariza Helena Leal
Achei interessante a argila caseira, fácil de fazer. Mas não entendi quando entro na página como cozer, vcs falam em "forno profissional". Como assim. Essa argila caseira precisa ser cozida? De que forma?
Mateus patrício
Gente eu quero muito fazer esculturas mas quero saber um bom tipo de argila que sece facil e de pra vender minhas "obras"
A sua avaliação:
Pedro
EU COZI BARRO NUM FORNO ELECTRICO (COLOCHE) EM CASA APENAS COM A RESISTENCIA DE CIMA E COM ALGUNS PRATOS EM BAIXO PARA OS MATERIAIS FICAREM MAIS PERTO DA RESISTENCIA DIMINUINDO ASSIM O TEMPO DE COZEDURA. COMO A ENERGIA ELECTRICA GASTA!!! E RESULTA NAO SO PARA O BARRO COMO TAMBEM PARA ALIMENTOS!!!
Nilza Reis
Bom dia.
Achei interessante o artigo. Sou ceramista. -Na queima, esta argila chega ao ponto de fusão a quantos graus? -Depois da primeira queima, ela suporta esmaltação? Aguardo resposta. Abraços. Nilza Reis.
A sua avaliação:
Isabelli Feltrin
Como posso cozer argila sem o fogo de seramica??
Pedro
Em um forno electrico (coloche) eu cozi apenas com a resistencia de cima e pondo alguns pratos em baixo para as pecas ficarem mais perto da resistencia diminuindo o tempo de cozedura como a energia electrica gasta lsto resulta nao so com o barro como com os alimentos!!!
A sua avaliação:
Isabelli Feltrin
Sheila
Num artigo anterior ensina a fazer argila caseira, com farinha de trigo, etc. E manda pra esse link para saber como cozer. Gostaria de saber como cozer essa argila caseira, num forno caseiro. Não quero comprar forno profissional.
Luziene Bohnke
Amo trabalhos com argila e quero muito sobre o assunto
willian Cesar Quaresma
Gosto de jardinagem, atualmente fiz um jardim vertical, sempre que passo na estrada e vejo vasos eu compro. quero saber se posso dar mais um cozimento em casa, tenho forno a lenha que chega aproximadamente 300° e quanto tempo?
vera
Não consegui encontrar o processo de secagem e cozimento. Pode me orientar?
Editor umComo.com.br
Oi Vera! Confira os passos 9 e 10 do artigo.

Como cozer argila
Como cozer argila

Voltar ao topo da página