Manusear argila

Como conservar a argila fresca

Como conservar a argila fresca

A modelagem em barro é uma prática simples que todos podemos realizar, mas existem certos pontos básicos que não devemos esquecer. Um deles é a manutenção da peça úmida enquanto estamos trabalhando nela e o modo em que conservamos a argila quando ainda não foi usada. Resumindo, se você sabe como conservar a argila fresca, conseguirá maior estabilidade em suas obras.Foto: Mónica Lou

Vai precisar de:

  • Barro ou uma escultura de barro
  • Água
  • Plástico de pintor
  • Prendedores ou elásticos
  • Pano (opcional)
Também lhe pode interessar: Como fazer argila

Passos a seguir:

1

Conserve o barro macio enquanto trabalha na peça. Não deixe chegar a endurecer nem molhe muito a massa, já que a argila perderia consistência.

2

Cada vez que a for tampar a peça, esborrife com um difusor de água uniformemente, sem encharcar muito a base. Se molhar a peça em excesso aparecerão rachaduras e poderia enfraquecer sua estrutura.

3

Não molhe muito as partes mais frágeis da peça (extremidades, por exemplo). No entanto, certifique-se de manter úmidas as áreas onde tiver que abrir e esvaziar, já que o barro do interior deve estar macio para garantir uma extração simples.

4

Cada vez que a guardar, cubra com um plástico bem colado à escultura para evitar que entre ar e seque. Feche o plástico com pinças ou uma borracha para que não entre ar pela base.

5

Não use sacos rígidos. Compre plástico fino do tipo que é vendido em bazares e lojas de tinta para tapar os móveis enquanto pinta. É ideal, porque é fino e gruda no barro completamente. Além disso costuma ter vários metros e pode durar bastante tempo.

6

Cada vez que destapar a peça antes de começar a trabalhar, borrife água se estiver um pouco dura, mas espere que seja absorvida antes de começar, pois o barro não deve ser trabalhado pastoso nem escorregadio.

7

Cuidado com os panos úmidos. A maioria das pessoas cobre as esculturas com um pano umedecido em água e um saco plástico. Este sistema funciona se trabalha quase todo dia e o pano não chega a secar. Se for passar muito tempo, é preferível não colocar o pano, já que depois de seco continuará absorvendo a água da sua escultura, secando-a antes do tempo.

8

Para manter fresco o barro que ainda não usou, você tem várias opções. Uma é guardar em lancheiras ou baldes de plástico que fechem bem e ir molhando periodicamente. Se estiver extraindo o barro de uma pastilha de vários quilos que você comprou, abra o pacote por um lado e vá extraindo a argila por aí. Pode colocar um pano úmido na parte aberta e cobrir com um saco e um elástico, ou tapá-lo diretamente com a própria embalagem e um elástico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar a argila fresca, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos

  • É preferível usar uma base de madeira que não inche com a água (evita o aglomerado).
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
sergio
muito bom e esclarecedor. obrigado.
Como conservar a argila fresca