Manusear argila

Como reciclar argila

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como reciclar argila

É fácil encontrar tabuletas de argila entre 10 e 12 quilos em qualquer estabelecimento de olaria e belas artes. No entanto, talvez você não tenha pensado que pode reutilizar o barro duro que tem em casa ou no escritório, evitando uma despesa e, ao mesmo tempo, trabalhando para um mundo sustentável. Para isso, em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos sobre como reciclar argila.

Vai precisar de:

  • Restos de argila mole ou seca
  • Água
  • Um balde
Também lhe pode interessar: Como fazer argila

Passos a seguir:

1

Consiga baldes de plástico grandes com tampas que fechem bem. É preferível que sejam cilíndricos para evitar a acumulação de barro nos cantos.

2

Não misture diferentes tipos de argila. Coloque cada tipo de argila em um balde diferente e anote por fora.

3

Introduza barro mole ou seco que não tenha sido cozido. Quanto menores forem as peças de barro, menos tempo levará para recuperar a consistência e flexibilidade. Podem ser combinados fragmentos macios e duros, embora recomendemos que você os separe em baldes diferentes para que cada um siga o processo que necessita.

4

Acrescente água ao balde com barro e deixe-o repousar alguns dias.

5

Não exceda a quantidade de água. A quantidade de água necessária dependerá da quantidade do barro e de seu nível de umidade. Pode ir acrescentando água conforme observar a reação do material. Se exceder a quantidade, obterá uma massa pastosa impossível de modelar.

6

Se a mistura estiver pastosa, deixe o balde destampado para que vá libertando umidade.

7

A cada certo tempo, introduza a mão e amasse o barro para que se misture.

8

É normal o aparecimento de mofo no barro, já que é gerado um ambiente de umidade com pouca ventilação que favorece o aparecimento de fungos.

9

Aprenda a reciclar velhos trabalhos. Um exercício de classe nem sempre é uma obra de arte. Seja exigente e desapegado e não tenha medo de jogar fora algumas peças. Pense que com esse barro criará obras melhores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reciclar argila, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos

  • A argila pode ser reciclada enquanto se está esvaziando uma peça de barro, já que as tiras extraídas são sutis e voltam a fundir-se facilmente com a água.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como reciclar argila