Partilhar
Partilhar em:

Como colar pedaços de argila

Passo a Passo
Avaliação: 4,3 (53 votos)
2 comentários
14 vezes partilhado
 
Como colar pedaços de argila
Fonte: Mónica Lou)

Ao contrário do que muito pensam, a argila nem sempre se cola como a plasticina. Em algumas ocasiões é possível que as esculturas de barro se partam já depois de secas ou apareçam gretas por causas desconhecidas. Algumas vezes, isto é fruto de uma má colagem da escultura durante o processo de fabricação. A seguir explicamos-lhe como colar pedaços de argila para que possa reparar apropriadamente uma peça partida antes de a deixar secar.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como cozer argila
Instruções:
1

Para unir dois fragmentos de barro um pouco secos, precisa de fabricar "barbotina", é uma mistura de pó de argila diluído em água, que funcionará como cola. Pode ser feita em casa facilmente, desfazendo barro seco num recipiente com água. Mexa até que se pareça com um iogurte espesso.

2

Crie incisões nas duas partes a serem unidas em forma de listras diagonais que se interlacem, de forma a que fique desenhada uma espécie de quadrícula. Imprima alguma profundidade nas listras, uma vez que funcionarão como "dentes".

3

Aplique a barbotina com um pincel velho ou com um pau de modelagem sobre a parte as listras de ambas as partes.

4

Cole os dois pedaços exercendo alguma pressão, de forma a que a barbotina saiam pelos lados. Retire-a com um pau de madeira para modelar. "Costure" a escultura fazendo listras diagonais que atravessem os dois pedaços unidos, até que pareça uma cicatriz.

5

Apague a cicatriz acrescentando barro e apertando com um pauzinho até que a superfície fique completamente lisa. Desta forma, a peça ficará completamente unida por dentro e não voltará a se quebrar nesse ponto depois de seca ou depois de ir ao forno.

6

Se quer evitar roturas, conserve o barro mole enquanto trabalha a peça. Não deixe que chegue a endurecer nem a molhe demasiado, isto porque os grandes contrastes só a farão perder consistência e favorecem as fraturas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como colar pedaços de argila, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Comentários (2)

Escrever comentário sobre Como colar pedaços de argila

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Angélica
Tenho boneco de barro,q comprei ,caiu e se despedaçou.Mas adoro ele e agora q eu faco pra colar?
Carlos Augusto
Preciso colar meu filtro de barro, pois é novo e apresenta ama rachadura. Tem como colar?

Como colar pedaços de argila
Fonte: Mónica Lou)
Como colar pedaços de argila