Partilhar

Como fazer sabão de glicerina

Por Sara Viega. Atualizado: 15 outubro 2018
Como fazer sabão de glicerina

Fazer sabão caseiro é uma tarefa fácil e que pode nos poupar um dinheiro em casa. Um dos principais tipos de sabão caseiro é o sabão de glicerina, ainda que por exemplo também seja possível fazer sabão com óleo usado. Podemos escolher a essência que mais gostemos para aromatizar o sabão artesanal, que também pode servir para perfumar caixas e armários. Neste artigo de umComo.com.br explicamos passo a passo como fazer sabão de glicerina.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer sabão caseiro
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para fazer sabão de glicerina será derreter a glicerina; para isso, corte a barra grande em pequenos pedaços e coloque em um recipiente.

2

Você pode optar por desfazer a barra de glicerina no micro-ondas ou fazê-lo em banho maria, como preferir, mas lembre-se sempre de que deverá usar um recipiente apto para cada caso e que só vai usá-lo para fazer sabão de glicerina.

3

Também existe a possibilidade de usar glicerina líquida para fazer sabão, para isso deverá aquecer água e, quando estiver quente sem chegar a ferver, acrescentar a glicerina para que fique espessa. Consulte as instruções do fabricante para saber a quantidade de glicerina necessária por cada litro de água; poderá encontrar este tipo de glicerina em drogarias ou lojas especializadas.

4

Em ambos os casos, deverá remover a glicerina para que não formem bolhas. Recomenda-se fazê-lo em círculos de cima para baixo.

5

Caso queira tingir o sabão, acrescente colorante à glicerina e misture bem para adquirir cor.

6

De seguida, acrescente o óleo essencial que mais gostar para que aromatize o sabão caseiro à base de glicerina.

7

Por último, vire a mistura de glicerina no molde de silicone. Unte com azeite para que seja mais fácil depois retirar o sabão artesanal.

8

Deixe repousar a mistura para que esfrie e solidifique; passadas umas horas, quando estiver bem seco já poderá desmoldar seu sabão de glicerina.

Veja mais em: Como fazer sabão líquido caseiro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabão de glicerina, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Como fazer sabão de glicerina

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
francisco alencar sampaio
gostaria que disponibiliza-se os quantitativos para produzir 1,0 Kg de sabão em barra acha excelente oportunidade pra esse momento de crise
A sua avaliação:
maria valnizaribeiro da silva
gostaria de saber com é que fazer sabão liquido de caseiro
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Pode aprender a fazer sabão líquido seguindo estes passos: http://artes.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-sabao-liquido-15695.html
A sua avaliação:
Joana Paulo Cossa
Muito obrigada, por ter descoberto o vosso ensinamento e a forma como se faz sabão em barras e sabonetes, adorei muito e sempre estou acompanhando as vossas instrucoes nas vossas paginas e acompanhar os vídeos para poder aprender que sa , um dia posso implementar aqui no meu país (Moçambique). Estou curiosa, peco aprender. Pergunta: Sendo Moçambicana, peco saber como posso fazer para aprender?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Joana! Que bom saber que você gostou das nossas informações. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
lilia pedro debia
Queria mais detalhes como fazer sabonete com glicerina liquida,a quantidade e deais itens,agradeço
sara
ola boa tarde, a glicerina é adicionada enquanto estiver no lume ou desliga-se assim q a agua estiver quente?
claudilene
olá vc pode me passar as receitas,e me diser onde posso comprar a glicerina
leiny
ola boa tarde, poderia me dizer qual a quantidade de glicerina necessária por cada litro de água.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Leiny, você poderá encontrar essa informação na embalagem da glicerina, pois isso é algo que pode variar consoante o fabricante. Obrigada por comentar e continue nos acompanhando :)

Como fazer sabão de glicerina
Como fazer sabão de glicerina

Voltar ao topo da página