Outros artesanatos

Como fazer uma caixa de costura

Como fazer uma caixa de costura

Uma caixa de costura é um recipiente para guardar todo o material relacionado com a costura. É muito prático para qualquer pessoa já que desta forma você tem tudo em um mesmo lugar. Normalmente guardam-se os botões, fitas métricas, dedal, agulhas, tesouras. Às vezes também se utiliza a caixinha de costura para guardar outras coisas como, por exemplo, joias. Isto já depende do gosto de cada um, para o quer utilizar. Se for de seu interesse, veja o seguinte artigo de umComo.com.br sobre como fazer uma caixa de costura.

Vai precisar de:

  • Papelão
  • Meio metro de tecido branco
  • Meio metro de um tecido à sua escolha
  • 1 m de manta acrílica
  • Cola branca
  • Régua e tesoura
  • 1/2 metro de elástico fino
Também lhe pode interessar: Como revesitir uma caixa com papel de jornal

Passos a seguir:

1

Comece por cortar o papelão em forma de cruz, com as medidas indicadas ao lado. Se pretender fazer uma caixa maior, basta cortar o pedaço de papelão maior. Esta é a repartição principal da nossa caixa de costura.

Como fazer uma caixa de costura - Passo 1
Imagem: ensinandoarte.blogspot.pt
2

De seguida, recorte mais 4 quadrados de papelão de cerca de 8,5 cm cada um. Corte também 4 quadrados do mesmo tamanho na manta acrílica e cole-os sobre os quadrados de papelão. Lembre-se que, deve fazer um quadrado a mais no papelão com o mesmo tamanho para colar no fundo da tampa e forrar também com manta acrílica. Encape todos os quadrados com tecido branco, assim parecerão almofadas. Para fazer o porta-carretel, deverá pregar os elásticos na horizontal.

Como fazer uma caixa de costura - Passo 2
Imagem: ensinandoarte.blogspot.pt
3

Agora cubra a cruz com um tecido estampado do seu gosto. Deve colar as almofadas feitas no passo anterior sobre as laterais e cortar e colar um quadrado de 12 cm para o centro, sem a manta acrílica.

Como fazer uma caixa de costura - Passo 3
Imagem: peinturepaula.blogspot.pt
4

Agora para a base da caixa, deve cortar um quadrado de papelão de 10,5 cm e envolver também com tecido. Para a tampa, deverá cortar um quadrado de 12 cm e colar um pedaço de manta de 10 cm e colar em cima. Faça as quinas, dobrando o tecido para dentro.

5

Para fazer o agulheiro, deve fazer outra cruz de papelão, com as medidas indicadas na imagem. Depois é só fazer o mesmo que no passo 2 e 3, para fazer as almofadinhas. No entanto, as medidas destas devem ser de 6,5 x 3,5 cm cada uma.

Como fazer uma caixa de costura - Passo 5
Imagem: peinturepaula.blogspot.pt
6

Por último, vamos fazer o último separador da caixa para a tesoura. Para isso, corte um retângulo de papelão de 14,5 cm de comprimento por 5,5 cm de largura e dobre-o em cinco parte iguais, colando a ponta de forma a fazer um tubo. Forre este tubo com tecido e depois cole todas as peças sobre a base. E pronto, já tem a sua caixinha de costura feita!

7

E se gosta de costura, de certeza que também quererá fazer uma capa para a máquina de costura, para manter a sua máquina sempre limpa e protegida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma caixa de costura, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
mara23
muito bom
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mara, muito obrigada valeu :)
Imagem: ensinandoarte.blogspot.pt
Imagem: ensinandoarte.blogspot.pt
Imagem: peinturepaula.blogspot.pt
Imagem: peinturepaula.blogspot.pt
1 de 5
Como fazer uma caixa de costura