Partilhar

Artesanato com garrafas PET

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Artesanato com garrafas PET

Aproveite ao máximo a vida das embalagens dando a elas um novo uso. Reaproveitar materiais é uma prática ecológica e responsável com o meio ambiente, porque conseguimos prolongar a vida útil das embalagens usando-as para outras finalidades. O caso das garrafas de plástico é um dos mais evidentes pois é algo que usamos diariamente, e além de servir como recipiente podem se converter em múltiplos objetos: porta velas, vasos de flores e inclusive umas divertidas maracas. Neste artigo de umComo propomos a você alguns artesanatos com garrafas PET que você vai adorar. Quer experimentar?

Também lhe pode interessar: Como fazer artesanato com garrafa PET

Armazenar os brinquedos com garrafas PET

Se tiver filhos, um bom artesanato com garrafas PET é aproveitar as garrafas grandes de água para as converter em simpáticos monstros usados para guardar os brinquedos que estão sempre espalhados pelo quarto. Para isso, pode fazer como mostramos na imagem, que consiste em fazer um buraco grande na parte frontal da garrafa como se fosse uma boca e, depois, decorar com cartolinas coloridas que representam os rostos destes personagens tão engraçados.

A boca será o lugar pelo qual a criança poderá colocar os brinquedos e, para evitar que se corte com o plástico, recomendamos forrar com plástico ou colar algum tecido. O seu filho vai adorar!

Artesanato com garrafas PET - Armazenar os brinquedos com garrafas PET
Imagem: manualidadesparaninos.biz

Vasos de flores com garrafas PET

Outra forma muito elegante de reutilizar as garrafas de plástico consiste em aproveitar a sua peculiar forma para usar como se fossem pequenos vasos de flores. Para dar um toque diferente e ocultar que se trata de uma simples garrafa, o melhor é escolher as cores mais adequadas para este artesanato, que combinem com a decoração da sua casa, para pintar e dar um toque diferente.

Aqui pode dar asas à imaginação e decorar com algum adesivo, escrever alguma frase, cortar um pedaço de jornal, etc. Adapte este artesanato ao seu gosto pessoal e conseguirá um elemento decorativo ecológico e muito original.

Artesanato com garrafas PET - Vasos de flores com garrafas PET
Imagem: vilssa.com

Fazer porta velas com garrafas

Uma boa forma de aproveitar as garrafas PET é cortando o fundo das mesmas e reutilizá-las como se fosse um porta velas original. Para isso você pode usar assim, colocando um pedaço de tecido na parte superior para evitar que o plástico corte ou, se preferir, pode decorar com tintas, detalhes ou tecidos que conseguirão camuflar a sua verdadeira origem.

Fazer este artesanato é muito simples pois só terá que cortar o fundo da garrafa, proteger o plástico com um pedaço de tecido ou fita isolante e colocar a pequena vela no interior. O resultado é diferente e muito original. Gostou?

Artesanato com garrafas PET - Fazer porta velas com garrafas
Imagem: mundohumano.com.ar

Reutilizar garrafas de plástico na cozinha

Estas garrafas também podem servir como recipientes para guardar a comida que temos na despensa. O arroz, a massa ou os legumes secos podem ser colocados nestas garrafas ao invés de estarem em suas respectivas embalagens. Para dar um toque mais original, em umComo propomos que faça isso como mostramos na imagem, ou seja, que corte duas garrafas pela metade aproveitando o fundo de ambas. Poderá usar uma metade para guardar a comida e a outra como tampa para proteger do clima e do pó acumulado.

Para dar um toque mais original, também pode optar por pintá-las e decorá-las com o que quiser. Pode, por exemplo, colocar cartolinas onde especifique o que contém cada recipiente, ou também pode colar algum desenho ou tiras de história em quadrinhos que dará uma aparência divertida e diferente à cozinha. Experimente!

Artesanato com garrafas PET - Reutilizar garrafas de plástico na cozinha
Imagem: blog.primeriti.es

Recipientes para o banheiro

O banheiro também é um espaço ideal da casa para colocar alguns artesanatos com garrafas PET. Você pode cortar o fundo das garrafas para criar recipientes para guardar utensílios do banheiro, como escovas de dentes, escovas de cabelo e, inclusive, cotonetes.

Para isso pode usar diferentes tamanhos de garrafas de plástico que serão adaptadas aos utensílios que quiser guardar no seu interior. Para conseguir que o plástico não corte, é importante que quando cortar a garrafa você forre o corte com um tecido ou algo similar ou, se preferir, pode fazer como mostramos na foto: aplicando o calor de um ferro conseguirá eliminar o corte da garrafa.

Artesanato com garrafas PET - Recipientes para o banheiro
Imagem: mycutecorner

Hortas urbanas

Se tiver uma varanda ou um terraço, saiba que um dos usos mais frequentes que estão dando às garrafas de plástico é transformá-las em hortas urbanas, pequenos recipientes que podem ser colocados no exterior e que servirão para cultivar frutas e/ou verduras.

Este artesanato não é tão simples como os outros pois não se trata de um simples objeto decorativo e sim de uma ferramenta que deve permitir que os alimentos cresçam em seu interior e, por isso, se estiver com vontade de fazer este artesanato, recomendamos que consulte de forma detalhada o nosso artigo sobre como fazer um jardim com garrafas de plástico.

Artesanato com garrafas PET - Hortas urbanas

Fazer maracas com garrafas PET

Se você tiver filhos, este artesanato é perfeito para vocês pois se trata de reaproveitar a garrafa de plástico e criar com ela um divertido instrumento que o seu filho vai adorar! Para fazer umas maracas precisamos de garrafas que sejam pequenas; depois temos que encher de pedras pequenas ou de arroz e fechar para que o seu conteúdo não caia.

Terá que adicionar um pau no extremo para que possa segurar direito e reproduzir o som esperado. Para dar um toque mais divertido ao instrumento, aconselha-se pintar e decorar com cores divertidas.

Artesanato com garrafas PET - Fazer maracas com garrafas PET

Se pretende ler mais artigos parecidos a Artesanato com garrafas PET, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Artesanato com garrafas PET

O que lhe pareceu o artigo?

Artesanato com garrafas PET
Imagem: manualidadesparaninos.biz
Imagem: vilssa.com
Imagem: mundohumano.com.ar
Imagem: blog.primeriti.es
Imagem: mycutecorner
1 de 8
Artesanato com garrafas PET

Voltar ao topo da página