Como aprender a sambar
O samba é a dança tradicional do Brasil, assim como o flamenco faz parte de Espanha e o tango vem da Argentina. No entanto, não é por essa razão que todo o brasileiro nasce com o samba no pé, alguns simplesmente não revelam muita aptidão. Isso seria um problema se o samba fosse uma dança difícil de aprender, mas não é: basta dedicação e entrar no ritmo! Continuando a ler este artigo umComo.com.br sobre como aprender a sambar você encontrará algumas noções básicas desta modalidade, essenciais para mais tarde frequentar as aulas de samba na academia ou escola!
Passos a seguir:
Saiba, desde já, que a forma de sambar é diferente entre homens e mulheres. Enquanto que os homens se apoiam no calcanhar para dançar, as mulheres se apoiam nas pontas do pé. Isto significa que homens e mulheres colocam o pé no chão de forma diferente enquanto dançam samba.
Ao dançar samba a pares, o chamado "samba de gafieira", é o homem quem conduz a mulher, adotando uma postura de proteção, malandragem e sedução. A dança é feita dando espaço para a mulher se exibir mas ao mesmo tempo impedindo que outro homem a pegue para dançar.
Existe também o "samba no pé", a modalidade do samba em que se dança a solo. A dança inclui postura direita, flexão de um joelho de cada vez e movimento curto do pés. É com base nesta modalidade que apresentamos as dicas seguintes.
Coloque um samba para iniciar os movimentos. Existem algumas músicas de samba mais difíceis de dançar que outras, devido ao ritmo, por isso, para você que esta começando, coloque a música "Insensato Destino" de Almir Guineto, indicada para iniciantes.
Geralmente as músicas de samba têm um andamento de 100 batimentos por minuto (100 bpm), considerado um ritmo moderado, o compasso escrito e tocado geralmente é de 2/4. Se coloque com o corpo direito, as pernas ligeiramente fletidas e pés juntos e pise de acordo com a batida da música, alternadamente.
Mulher: no primeiro compasso dê uma passada curta atrás com o pé direito, encaixando a curva dele (o meio do pé) no calcanhar do pé esquerdo; logo em seguida marque outro compasso batendo com o pé esquerdo no chão, em uma pequena passada para a frente; no terceiro compasso, você traz o pé direito para a frente.
Ao trazer o pé direito para a frente, o pé esquerdo já vai atrás marcar outro compasso; o pé que está à frente (agora o direito) bate no chão em uma pequena passada para a frente e, ao terceiro compasso, o pé esquerdo volta para a frente e o direito vai atrás.
O movimento básico do samba é feito sempre assim. Em relação aos braços, estes se movimento naturalmente como se você estivesse caminhando, mas em uma posição ligeiramente fletida e balançados para o lado da perna que fica na frente. Também se deve movimentar bem o quadril à medida que se movem os pés.
Homem: o primeiro passo do samba no pé para o homem também se inicia com o corpo direito, as pernas ligeiramente fletidas e pés juntos. No primeiro compasso o pé direito se afasta para o lado, com a ponta do pé virada para fora, ao segundo compasso ele se endireita para a frente e, ao terceiro, bate atrás, ligeiramente distanciado do pé esquerdo.
Depois do pé dirito assentar no chão, o pé esquerdo se levanta, roda para o lado com a ponta do pé virada para fora e, ao terceiro compasso, bate atrás, ligeiramente distanciado do pé esquerdo.
O movimento se repete alternadamente: agora o pé direito, depois o pé esquerdo, depois o direito novamente. Os braços são colocados fletidos em ângulo de 90ºC e movimentos no sentido da perna que se afasta para o lado. O quadril também se move ao ritmo da música.
Está apresentado o passo mais básico de samba no pé, o qual você poderá colocar em prática enquanto não se sentir à vontade o suficiente para arriscar noutros movimentos. Pratique bastante este passo à música de samba e se divirta!
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender a sambar, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.
Conselhos
- As mulheres devem sempre sambar de sandália de fivela, com 7 a 12 cm de altura e com plataforma na parte da frente.