Partilhar

Como ler uma partitura

Por Marina Vieira. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como ler uma partitura

Quem nunca teve vontade de se tornar um artista e ler qualquer partitura que atire a primeira pedra! Os dotes artísticos já nascem com a gente, mas existem técnicas que podem nos ajudar a aprender a tocar e desenvolver nossas habilidades. A partitura é a escrita da música, com uma em mãos você é capaz de tocar qualquer ritmo sem pestanejar! Até a música mais improvável tem uma partitura sabia? Ritmos com funk ou até mesmo o rap, podem ser tocados por instrumentos em geral! Quer aprender como ler uma partitura? Aprenda conosco aqui em UmComo.com.br

Também lhe pode interessar: Como compor uma música de funk

O que é uma pauta musical?

Primeiramente se deve saber o que é pauta, pauta é o conjunto de 5 linhas e 4 espaços onde as notas são escritas, ou seja, as notas irão ser colocadas nos espaços e também nas linhas. Existem também as linhas e espaços inferiores e superiores, a cima e a baixo da pauta. Estas linhas são usadas para complementar a pauta quando as notas são mais agudas (A cima da Pauta) ou quando são mais graves (a baixo da pauta).

Como ler uma partitura - O que é uma pauta musical?

Entenda o que é a clave

Depois de conhecer a Pauta devemos conhecer a Clave. Clave é o Sinal colocado no início da Pauta, ela é usada para dar nome as notas, existem 3 claves: SOL, FÁ e DÓ. Aqui focaremos primeiramente na clave de SOL.

Como ler uma partitura - Entenda o que é a clave

O compasso

A chamada” Formula de compasso” também se localiza no início da pauta depois da Clave, ela é composta por dois números, o número de cima significa a quantidade de tempos que cada compasso irá conter e o número de baixo é usado para saber quanto vale 1 tempo deste compasso e este número representa uma nota.

Descubra o nome das notas

O Nome das notas musicais é: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. Estas notas preencheram as linhas e os espaços da pauta, é a junção delas que dá origem a uma música. Com apenas 7 notas é possível montar diversas músicas, mas é importante saber que existem notas que são: naturais, bemóis e sustenidos!

Como ler uma partitura - Descubra o nome das notas

Torne-se um músico de primeira!

Para ser um músico talentoso, primeiro você tem que descobrir a sua vocação. Qual instrumento gosta mais? Existem vários tipos de instrumentos musicais e com certeza algum deles faz seu estilo, por isso pesquise bastante, procure vídeos no youtube com pessoas tocando o instrumento que você está interessado, para que conheça os sons e consiga saber se é dele que você realmente gosta.

Como ler uma partitura - Torne-se um músico de primeira!

Aprender rápido é possível?

Aprender a música exige concentração e dedicação. Engana-se quem pensa que para tocar bem demora anos! Se você for realmente dedicado, e ter como objetivo aprender a música, em pouco tempo já conseguirá tirar de seu instrumento as músicas mais bonitas!

Por que tanta gente toca violão?

Um dos melhores instrumentos para se começar a tocar é um violão. Eles normalmente não possuem claves, nesse tipo de música você encontra as CIFRAS. Em uma música que possui cifras, você encontra abreviações referentes aos acordes. Ex: A= ao acorde de Lá, C= acorde de Dó, D= acorde de ré, E= acorde de mi…etc. Dessa forma não é preciso escrever as notinhas em suas linhas, basta colocar a abreviação que corresponde ao acorde!

Como ler uma partitura - Por que tanta gente toca violão?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ler uma partitura, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Conselhos
  • Gostou das nossas dicas sobre música e partitura? Então marque positivamente! E se restar alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário!

Escrever comentário sobre Como ler uma partitura

O que lhe pareceu o artigo?

Como ler uma partitura
1 de 6
Como ler uma partitura

Voltar ao topo da página