Partilhar

Como compor uma música de funk

Por Susan NogArt. Atualizado: 7 outubro 2019
Como compor uma música de funk

Desde que o homem encontrou a forma de fazer ritmo, ao bater um pequeno graveto em um tronco qualquer, desde então, o homem compõe música. E por mais que os processos tenham evoluído, assim como os ritmos e estilos, a criação de melodias e letras, nada mais é do que uma forma de nos expressarmos através da música.

O funk se tornou um dos ritmos mais populares no Brasil, e alguns hits fazem muito sucesso até fora do país. Muitos funkeiros possuem dicas próprias para criar as suas músicas, e aqui o UmComo separou para você, algumas dicas de como compor um funk de sucesso. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como compor uma música
Passos a seguir:
1

O primeiro passo é arrumar a batida. Pensar em um ritmo contagiante e que seja bem dançante. Esse é o ponto principal de uma música de funk: a batida.

2

O segundo passo é trabalhar as rimas, procure fazer uma lista com palavras que sejam fáceis de rimar, e que você goste para poder combiná-las em frase depois.

3

Trabalhe com uma estrutura. Toda música possui uma estrutura que são compostas por: Introdução, estrofe, refrão e a ponte. Embora não necessariamente elas precisam seguir uma ordem, basta saber que o refrão é a parte mais importe. É o que as pessoas aprendem mais rápido e o que costuma grudar mais na cabeça.

4

A pronúncia das palavras deve ter algum sotaque, e nem precisam ter o português 100% correto. Algumas letras na hora de falar podem mudar de som, isso é tipicamente normal dentro das músicas de funk, por exemplo: na letra estará escrito moleque, mas você vai cantar “mulequi”.

5

Outro ponto importante são as repetições. No estilo funk, existem muitas repetições, que é o que torna a “Música chiclete”, aquelas que grudam na cabeça mesmo. Se isso acontece, é sinal de que você é um bom compositor de funk.

6

Conheça vários tipos de música, elas podem ser ótimas inspirações para você, pesquise muito sobre harmonias, para deixar a melodia da sua música ainda mais técnica e melhor. A técnica musical ajuda na hora de compor uma melodia que fique boa, e no caso do estilo funk, bem dançante.

7

Na hora de escrever as letras, pense em algo que te anima. Apesar de algumas letras de funk serem um pouco grosseiras ou até meio rebeldes, a grande maioria delas é sobre animação. Balada, boate, noitadas e mulheres dançando, coisas desse tipo.

8

Crie um equilíbrio entre as rimas, as repetições e a variedade, embora as repetições sejam o ponto alto da música, é importante a letra ter algum conteúdo. O refrão é o mais importante, mas a música não deve ser feita apenas de refrão.

Leitura complementar: Como escrever uma música

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como compor uma música de funk, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Conselhos
  • Se você toca algum instrumento, isso é um ponto positivo, pois ajuda muito na hora da composição da melodia.
  • Uma das mais fáceis e melhores composições de música é: estrofe, refrão, estrofe, refrão, ponte e refrão.
  • Grave suas músicas no celular, e mande para os seus amigos.
  • Não tenha pressa, provavelmente a primeira música demora muito para sair. Pratique sempre, e conte com o apoio de outras pessoas.

Escrever comentário sobre Como compor uma música de funk

40 comentários
mateus lucas gomes cardoso
O que eu devo fazer para compor uma música de funk
Gabriela Medeiros
Gente me ajudem a criar uma musica
lara
eu posso gravar uma musica?
Jhonatas
Sou MC menor da PS tenho 19 anos canto desde 14 anos e queria ter contato com algum produtor se alguem poder me ajudar
Jhonatas
Então tenho umas 10 letras minha concluída e 3 canetando posso da algumas dicas facebook (Oliver Duarte)
Whatsapp (73)99957-6844 só chamar caso chama no face manda uma solicitação de mensagem falando q pegou meu contato nesse site blz só força fe e foco nois chega lá 🙏🙌
Ivan
Não tou achando VC no face não
Jaibaras
Prazer sou MC menor da PS
Posso ajudar vcs a compor meu whats e
(73)99957-6844 e podemos trocar conhecimento e in formações
Matheus
Mano me ajuda?
Ivan
Oi Olá pessoal quero criar uma música tem como mim ajudar por favor mesmo
Ivan
Eu queria aprender a criar uma música para o funk
Gabriela Medeiros
Eu tambem
Julio Cesar Santos de Siqueira
Eu queria que vcs me ajudasse a cria uma música de funk agora por favor
A sua avaliação:
DJ BIEL
OLA GALERA BLZ
VAMOS CONPOR MUSICAS
Jaibaras
Mano tenho varias composições e muitas pessoas da minha cidade gostam das letras já fiz bailes e tudo mas mas preciso de um contato de um DJ pos quero produzir e algumas dicas tbm tenho pagina no facebook quem querer algumas dicas tbm procura lá Oliver Duarte e quem tiver um número de algum DJ bom pfv me passa
ian
pode contar comigo ta

Como compor uma música de funk
Como compor uma música de funk

Voltar ao topo da página