Partilhar

Como escrever uma música

 
Por Giselly Cristina. Atualizado: 18 novembro 2019
Como escrever uma música

Se você é um amante da música e olha as letras das canções que ouve, certamente já decidiu escrever suas próprias músicas... ou pode ser que já faça isso! Seja como for, criar é a coisa mais especial e artística que as pessoas podem fazer e, embora seja uma capacidade que nem sempre se desenvolve como gostaríamos, existem truques que você pode praticar para melhorar.

Se você tem o prazer de saber como se expressar através de palavras e converter seus sentimentos em música, vai adorar este artigo. Se, por outro lado, você está começando a escrever suas músicas e não sabe muito bem como compor uma música, este guia passo a passo vai te ajudar a sair do buraco. Neste post do umCOMO, te explicamos como compor uma canção e como escrever uma música. Inspire-se e anote!

Também lhe pode interessar: Como escrever uma música Gospel

Como escrever uma música de amor

Poucas letras saem do coração como aquelas que pertencem às canções de amor, caracterizadas por falarem sobre sentimentos profundos que muitas vezes não sabemos como expressar com palavras. Se você quer saber como escrever uma música de amor, siga este processo:

  • Escolha o tema: para compor uma música, dentro das músicas de amor, existem temas diferentes (músicas sobre o primeiro amor, músicas de desamor, músicas de nostalgia, etc.). Depois de escolher o assunto, trace ideais com frases que transmitem o que você deseja comunicar com sua letra.
  • Escreva cada frase que vier de seus sentimentos: embora elas apareçam aleatoriamente, é importante que você não se limite na hora de escrever uma música. Posteriormente, você poderá dar forma e significado às ideias, mas, no primeiro momento, deixe seus pensamentos fluírem naturalmente.
  • Use outras músicas como referências: algo que você pode fazer é encontrar uma música que você gosta e mudar a letra para associar sua melodia às palavras. Dependendo do ritmo que você criar posteriormente, você poderá modificar algumas partes da letra.
  • Estruture bem a letra da sua música: decida bem quantas estrofes você deseja incluir e como elas serão distribuídas ao longo da música. A maioria das músicas tem um primeiro verso, um pré-refrão, um refrão, um segundo verso, o mesmo pré-refrão e refrão, uma ponte ou interlúdio (em inglês, chamada de bridge) e uma última repetição do refrão. Você pode modificar essa estrutura como desejar.

Outra ideia é ouvir as letras de outros compositores para se inspirar, mas é muito importante transmitir seus sentimentos aos poucos e moldá-los para que se tornem sua própria música. Se você toca qualquer instrumento, será muito mais fácil acompanhar a letra com uma melodia. Para te ajudar a praticar a estrutura, é bom aprender também como escrever um poema, pois as semelhanças serão muito úteis e te ajudarão a ver como escrever uma música.

Como escrever uma música - Como escrever uma música de amor

Como fazer um rap

Embora seja verdade que o rap é um estilo de música muito diferente do anterior, porque mais do que cantar, envolve falar com um certo ritmo em cima dos beats, as letras desse gênero também seguem diretrizes bastante definidas na hora de entender como escrever uma música. O que você deve ter em mente é que uma música de rap sempre tenta dar uma mensagem específica, geralmente sobre questões relevantes do momento, como lutas sociais, embora também falem sobre amor, desamor e outros temas mais comuns.

Como fazer rap

Estes são alguns dos pontos que você deve ter em mente se quer escrever uma música de rap:

  • Deixe claro sobre o que você quer falar: na hora de escrever um rap, pense na mensagem que você vai dar e como pretende transmiti-la. No mundo do rap, prevalecem as letras sobre os conflitos sociais. Por isso, se seu tema for parecido, será mais fácil encontrar boas músicas de referência.
  • Prepare bem a estrutura: a estrutura é geralmente a mesma na maioria das músicas de rap: 2-3 versos, 1 refrão, mais 2-3 versos e novamente refrão. Há músicas que têm uma ponte e outras que acrescentam mais versos, dependendo da criatividade.
  • O conceito da letra deve encaixar: o rap é um estilo muito direto, no qual os conceitos das músicas são geralmente muito claros. Não fique obcecado em procurar metáforas e alegorias como se fosse uma canção de amor, seja direto e verifique se o conceito se encaixa para compor uma música de rap.
  • Coloque rimas em todas as letras: as grandes lendas do rap são ótimos rimadores. Além de se inspirar em algumas de suas músicas favoritas, lembre-se de que as rimas não precisam ser perfeitas e precisas para fazer rap, então não fique obcecado com isso. Uma conselho importante? Pesquise na internet páginas de rimas que ofereçam vocabulário para rimar cada uma de suas palavras ou use um dicionário de rimas.

Lembre-se de revisar a letra inteira quando terminar a música. Você pode se inspirar com novas rimas durante essa revisão ou apenas acabar de definir como vai transmitir a mensagem. Pode ser que você também ache úteis esses truques sobre como escrever letra de música.

Como escrever uma música - Como fazer um rap

Como escrever uma música em inglês

Antes de mais nada, deve estar claro para você que, o que torna um compositor bom é, em geral, saber como ajustar suas palavras à melodia e ser capaz de transmitir um pensamento ou sentimento de maneira criativa e eficaz. Portanto, você deve entender que o idioma em que você decide escrever a música dependerá de como você se sente mais à vontade para escrever.

Como compor uma música em inglês

Se você é a favor de ouvir música em inglês, domina o idioma ou deseja melhorar seu inglês compondo nesta língua, vamos te dar algumas dicas para conseguir para escrever uma música em inglês:

  • Estabeleça o tema da música: além de escolher o tema da música, pense no tipo de ritmo que você gostaria que ela tivesse. Dependendo se você deseja criar uma música lenta ou um ritmo mais animado, você pode ajustar a letra de uma maneira ou de outra.
  • Traduza a música: se você tem um ótimo domínio do inglês, pode escrever sua música diretamente em inglês; no entanto, se esse ainda não for o seu caso, recomendamos que traduza bem tudo o que você escreveu para garantir que faça sentido. Se houver algo muito claro que você quer dizer em português e não sabe como fazer rimar, utilize um tradutor online e procure um site de rimas para te ajudar a encontrar palavras que se encaixem no que você está escrevendo.
  • Não mude a estrutura: para escrever, uma música, em qualquer idioma que seja, é melhor se ater à estrutura clássica que mencionamos anteriormente. Conforme você for escrevendo mais letras e praticando, pode ser mais criativo e apostar em uma estrutura mais original.
  • Escute e traduza músicas para se inspirar: encontre músicas de seus compositores favoritos em inglês e traduza algumas delas para o português. É importante que você não copie e não se deixe influenciar demais por seus estilos; no entanto, você pode absorver as expressões em inglês que eles usam e que podem ser úteis para você.

Inspire-se: Legendas para fotos em inglês (com tradução)

Como escrever uma música - Como escrever uma música em inglês

Como escrever uma música de reggaeton

No caso do reggaeton, estamos diante de um estilo musical que, assim como o rap ou funk, possui diretrizes bastante específicas e geralmente segue uma estrutura parecida. É um gênero que ganhou muita popularidade nos últimos anos e, além disso, geralmente não possui letras extremamente desenvolvidas ou complexas, por isso pode ser bastante simples.

Como compor uma música de reggaeton

Quer saber como escrever uma música de reggaeton? Então siga os conselhos que vamos dar a seguir:

  • Concentre-se na base: para escrever uma boa música de reggaeton, é essencial criar primeiro uma base musical (você pode utilizar programas online ou aplicativos básicos, o objetivo é ter uma ideia clara). Depois que você souber como compor uma música e tiver seu beat, será muito mais fácil trabalhar na letra.
  • Não se complique: O objetivo de uma música de reggaeton é grudar na cabeça, ser animada e, acima de tudo, dar vontade de dançar. Por esse motivo, é importante que você não complique demais, que escolha um tema simples e fácil de entender.
  • Siga a estrutura simples: se oriente pela estrutura simples que já mencionamos. Muitas músicas de reggaeton geralmente começam com o refrão, seguido de um verso (ou dois) e o refrão novamente. Antes deste refrão, você pode colocar um pré-refrão, tudo vai depender do seu gosto. Adicione mais dois versos, o mesmo refrão repetido, e feche com uma ponte (opcional, é claro) e o refrão pela última vez. Limite os versos e certifique-se de não complicar muito o refrão. Palavras repetidas são uma boa ideia para as pessoas viciarem na música.

Quando você souber como escrever uma música com uma estrutura clara, aprender a compor uma música inteira com seu ritmo e sua melodia ficará muito mais fácil.

Veja também: Como escrever uma música Gospel

Como escrever uma música - Como escrever uma música de reggaeton

Temas para escrever uma música

Como dissemos, o primeiro passo para aprender a escrever uma música é escolher o tema sobre o qual você quer falar. No entanto, por mais que você conheça os diferentes gêneros musicais, sabemos que ser criativo nem sempre é tão fácil quanto parece. Estes são alguns temas que propomos para escrever uma música:

  • Amor: amor à primeira vista, amor de juventude, amor platônico, amor verdadeiro, etc.
  • Desamor: rompimentos, amor não correspondido, amor perdido, relacionamentos complicados, relacionamentos tóxicos, etc.
  • Amizade: os anos da juventude, a importância da amizade, uma música para seu melhor amigo(a), diversão com os amigos, etc.
  • Família: a importância do amor da família, músicas para um pai ou mãe, músicas para um irmão ou irmã, família tóxica, estar longe da família, etc.
  • Conflitos sociais: injustiças políticas e sociais, relações conflituosas, a solidão e a pobreza, etc.

Esperamos que esses conselhos sobre como escrever uma música e essas propostas de temas para escrever uma música sejam úteis para você.

Leia também: Como saber se uma música tem direitos autorais

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma música, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Escrever comentário sobre Como escrever uma música

O que lhe pareceu o artigo?

Como escrever uma música
1 de 5
Como escrever uma música

Voltar ao topo da página