Escrever canções de amor

Como escrever uma música romântica

Como escrever uma música romântica

Está considerando escrever uma música romântica? A arte de criar canções não nasce com todo o mundo, mas pode ser aperfeiçoada com algumas técnicas. Se você está se sentindo inspirado, isso já é um bom começo para fazer uma música de amor. As músicas românticas existem há milhares de anos, por isso nada indica que você não possa fazer uma também. Se o amor ou a paixão são a sua motivação, confira essas dicas do umComo e transforme essas emoções em palavras e melodias.

Continue lendo esse artigo para saber como escrever uma música romântica e passe o sentimento para o papel.

Também lhe pode interessar: Como escrever uma música

Passos a seguir:

1

Inspiração

Para escrever uma música romântica, é essencial que você se sinta inspirado. Se quer escrever sobre o amor, você deve conhecer esse sentimento. Estar apaixonado ou de coração partido é um excelente ponto de partida para expressar suas emoções reais.

Você pode descrever a pessoa que ama, explicar como você se sente perto ou longe dela. Se preferir, pode descrever suas características físicas e/ou psicológicas, como a beleza dos seus cabelos ou a sua coragem. Pode ainda se referir ao casal, descrevendo como a vida muda quando estão juntos e/ou separados, as coisas que costumam fazer ou que gostaria que fizessem. Se você ama alguém que não ama de volta, pode ainda imaginar como seria se estivessem juntos e expressar o que passar pela sua cabeça.

Outra forma de ganhar inspiração é fazendo uma lista de palavras que você gostaria de incluir na sua canção e que fazem você se sentir inspirado. Novas associações podem surgir a partir de palavras chave e ajudar a criar uma ideia mais abrangente do que você quer incluir em sua música romântica. Pegue um dicionário ou um livro de poesia e comece anotando as palavras que você gosta.

Dica: Se estiver sentindo algum tipo de bloqueio criativo, confira essas dicas e saiba como se inspirar para escrever.

Como escrever uma música romântica - Passo 1
2

Letra

Depois de conseguir a base da sua inspiração e a ideia geral do tema da sua canção, é hora de começar a esboçar uma letra. Existem alguns recursos estilísticos que podem ajudar a embelezar a sua música.

As metáforas são um excelente exemplo, sendo que descrevem algo comparando-o com outra coisa, usada figurativamente, sem usar uma conjunção comparativa. Confira o exemplo de Camões:

"Amor é fogo que arde sem se ver"

Assim, você pode descrever um sentimento, um objeto ou uma característica da pessoa amada comparando-a com algo que o inspira.

O uso de comparações também é uma boa forma de dar substância ao seu texto. Você pode comparar os olhos da pessoa que você ama com estrelas, os seus cabelos com fios de ouro ou até os seus lábios com deliciosas frutas. A imaginação é o limite!

Para que a sua música tenha um seguimento mais polido, procure encontrar algumas rimas. Escreva-as em um caderno, procurando usar a sua lista de palavras-chave como base. Algumas palavras são mais fáceis de rimar do que outras, mas procure ser original e fazer um poema digno do seu sentimento, em que o final dos versos rimam.

Por fim, escolha o refrão. Essa é uma parte muito importante das músicas românticas, que costumam adotar a seguinte fórmula:

Estrofe | Estrofe | Refrão | Estrofe | Refrão

Apesar de essa ser uma base fácil para inciantes, você pode usar qualquer fórmula que preferir. Cada estrofe deve introduzir uma ideia nova, enquanto que o refrão faz a ligação entre todas. Tente que o refrão seja algo que fica no ouvido e que é facilmente decorado para que a música seja interiorizada mais facilmente.

Como escrever uma música romântica - Passo 2
3

Música

Antes de associar a sua música a uma melodia, imagine uma melodia básica. Se isso já aconteceu durante a elaboração da letra, melhor ainda. Ligue o gravador, mesmo que seja um programa de gravação no celular, e procure cantarolar o que estiver na sua cabeça. Se necessário, use a letra e cante um pouco para que as ideias surjam mais facilmente. Pode usar a letra real para compôr a melodia ou usar sílabas sem sentido.

Quando terminar, oiça o que gravou e separe o que gosta do que não gosta. Pode passar a gravação para o computador de forma a editá-la facilmente, instalando o programa de edição de áudio Audacity. Saiba como usar o Audacity, conferindo essas dicas.

Assim que tiver a sua melodia romântica pronta, use um instrumento como o piano ou o violão para reproduzi-la e gravá-la. Se você não sabe tocar nenhum instrumento, peça ajuda a um amigo que saiba.

Como escrever uma música romântica - Passo 3
4

Gravação

Depois de criar a letra e a música, é hora de combinar as duas. Ensaie o conjunto por algumas vezes até se sentir preparado. A letra deve estar memorizada para não atrapalhar a gravação, assim como a música.

Arrume um microfone e use o Audacity para gravar a sua música romântica. Grave várias versões para que possa escolher as partes que mais agradam e combiná-las no programa. Repita o procedimento até se sentir confortável com o resultado da sua música e, se a situação o permitir, dedique a música à pessoa amada.

Como escrever uma música romântica - Passo 4
5

Agora que já sabe como escrever uma música romântica, dê uma olhada nesses artigos que podem facilitar o processo de composição e polir o resultado:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma música romântica, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
joseane
Quero umdesdo te uma musica
elvis
quero mais dicas
1 de 5
Como escrever uma música romântica