Como calcular as batidas por minuto (BPM) de uma música
Gosta do tradicional e é um DJ no poder? Então o que tem de ter é um mixer, um gira-discos e uma grande pilha de discos. Uma das coisas que poderá fazer é colocar duas músicas, mas por vezes nem sempre coincidem devido a terem diferentes batidas. O que precisa para fazer isto, é de descobrir quais são as batidas por minuto (BPM) de cada canção e, de seguida, mover o regulador de velocidade ou o pitch para colocar ambas as músicas à mesma velocidade. Se quer saber como calcular as batidas por minuto de cada música, veja o seguinte artigo de umComo.com.br.
Vai precisar de:
- Cronômetro
- Fones
- Alguns discos
Passos a seguir:
A primeira coisa que tem de fazer para calcular as batidas por minuto (BPM) de uma música, é ouvir a música através de uns fones e ter atenção às batidas que a bateria dá. Tem que isolar este som do resto dos instrumentos que se ouvem e da voz do cantor. Se é novo no mundo dos DJ's, tente primeiro com versões instrumentais da música, se estiverem disponíveis. Isto normalmente torna as coisas muito mais simples.
Uma observação que pode ter na música moderna como o hip hop, funk, house, etc, é que a maioria das batidas da bateria têm um compasso de 4 x 4, o que significa que cada compasso tem quatro tempos. Por isso, saberá que cada volta tem 4 tempos marcados por dois baixos e dois toques no chimbau, baixo, prato, baixo, prato, etc.
Agora, pegue num cronômetro com uma mão e pressione o botão de play com a outra. O que tem de fazer é pressionar os dois botões ao mesmo tempo e começar a contar, mas em vez de contar os compassos de quatro, continue a contar cada batida do tambor ou baixo que ouça: um, dois, três, quatro, cinco... De certeza que sabe quando se deve contar um tempo. Cada vez que marcar o tempo com a cabeça de cima para baixo conte como um.
Pare a contagem quando o cronômetro marcar 15 segundos. Agora que sabe que nesses segundos eram, digamos, 23 batidas, deve multiplicar este número por quatro, assim obterá o número de batidas por minuto ou BPM. Para o nosso exemplo seria, 23 x 4 =92. O que significa que a nossa música tem 92 BPM.
Por fim, certifique-se de realizar este processo mais de uma vez por música, isto porque há a possibilidade de encontrar diferenças nos resultados. Algumas vezes poderá obter 92, de seguida 91 ou também 93. Certifique-se de confirmar no mínimo duas vezes para cada medida.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular as batidas por minuto (BPM) de uma música, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.
Conselhos
- A maior parte das músicas do gênero hip hop está entre as 88 e 112. O house costuma estar entre as 112 e 136.
- Algumas máquinas podem calcular o BPM mecanicamente e são muito mais precisas. Além disso, alguns mixers vêm já com este dispositivo instalado.
- Uma grande ajuda para qualquer DJ é escrever o BPM de cada música na sua respectiva etiqueta e ordená-los do maior para o menor. Desta forma saberá por que ordem os colocou.
- Tenha em mente que a mistura não é o único caminho para combinar duas músicas, pode cortar uma e ir para a seguinte com um espaço entre elas, desta forma as músicas não têm de coincidir necessariamente com o BPM.
- Não misture músicas que tenham mais de 5 BPMs de distância entre si e misture sempre de baixo para cima, ou seja, subindo sempre o BPM (a menos que esteja a começar um novo grupo de músicas).