Partilhar

Como fazer a letra de uma música

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer a letra de uma música

Escrever é uma boa forma de se expressar. As letras das músicas podem ser escritas também em forma de poema, de forma a aproveitar mais sua inspiração. Saber como usar as palavras nas diferentes partes da música é importante para aprender a expressar seus pensamentos e emoções em letras bem estruturadas. Em umComo.com.br damos algumas dicas para aproveitar sua criatividade e saber como fazer a letra de uma música.

Também lhe pode interessar: Como escrever uma música romântica
Passos a seguir:
1

Pense na temática do que deseja escrever. Pode escrever letras que reflitam seus pontos de vista sobre as relações, o amor, a família, a vida ou qualquer coisa que decida. Dê tempo a si mesmo para decidir sobre o que deseja tratar nas suas músicas.

2

Aprenda como aplicar diferentes recursos poéticos e faça com que suas palavras descrevam imagens usando metáforas, comparações, descrições detalhadas, ritmo e emoção. Suas letras devem atrair a sua audiência.

3

Seja criativo e original. Não copie o estilo de ninguém para suas letras. O que torna interessante o fato de escrever canções é que cada pessoa tem sua perspectiva única das coisas e sua própria forma de refletir sobre elas. Não queira plagiar o que os outros dizem nem sua forma de fazê-lo. Escreva sobre suas experiências e crenças pessoais.

4

Ainda que não seja obrigatório se fixar em uma canção concretamente para escrever, o fato de escutar uma melodia e tentar escrever letras que funcionem pode ajudar você. Considere isso como um exercício que permitirá fixar sua produção em uma tonalidade real.

5

Aprenda a estruturar suas letras. As estruturas das músicas normalmente constam de versos, refrão e ponte. As letras poéticas podem ter mais tipos de estruturas ou, se preferir, um verso livre. Porém, isto requer um pouco mais de nível para que seja convincente.

6

Leia ou cante suas letras e faça mudanças se considerar necessário. As letras de músicas devem ficar bem com a música combinadas entre si. Se você usa uma linguagem mais poética, verifique também se ela tem um ritmo verdadeiro e se as frases não têm uma extensão exagerada.

7

Continue praticando sua forma de escrever. Talvez não goste de algumas de suas primeiras criações mas não permita que isso desanime você. Quanto mais escrever, melhor será.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a letra de uma música, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Conselhos
  • Escrever letras é um processo lento e que requer muita concentração. É importante procurar um lugar que você se sinta relaxado e permita que você escreva com calma.

Escrever comentário sobre Como fazer a letra de uma música

6 comentários
GUSTAVO
OBRIGADO PELA DICA SE DEUS QUISER VOU SER UM GRANDE MC
A sua avaliação:
Marcus Vinicius Alves da Silva
Oi vcs e de mais
Eliseu Alves
Obrigado pela dica,que Deus vos abençoe
A sua avaliação:
O. Loth
Eu estou-vos muito grato, com essas explicações e como não pode deixar de ser, o meu muito obrigado. O. Loth.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi O. Loth! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
NATANA
achei muito legal isso.Parabens!sempre postem.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Natana! Que bom saber que as informações foram do seu agrado. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
vyctoriafelixsilvadocarmo
Oii galera eu sempre queria saber como fazer uma letra da musica

Como fazer a letra de uma música
Como fazer a letra de uma música

Voltar ao topo da página