Letras de músicas

Como fazer a letra de uma música

Como fazer a letra de uma música

Escrever é uma boa forma de se expressar. As letras das músicas podem ser escritas também em forma de poema, de forma a aproveitar mais sua inspiração. Saber como usar as palavras nas diferentes partes da música é importante para aprender a expressar seus pensamentos e emoções em letras bem estruturadas. Em umComo.com.br damos algumas dicas para aproveitar sua criatividade e saber como fazer a letra de uma música.

Também lhe pode interessar: Como escrever uma música romântica
Passos a seguir:
1

Pense na temática do que deseja escrever. Pode escrever letras que reflitam seus pontos de vista sobre as relações, o amor, a família, a vida ou qualquer coisa que decida. Dê tempo a si mesmo para decidir sobre o que deseja tratar nas suas músicas.

2

Aprenda como aplicar diferentes recursos poéticos e faça com que suas palavras descrevam imagens usando metáforas, comparações, descrições detalhadas, ritmo e emoção. Suas letras devem atrair a sua audiência.

3

Seja criativo e original. Não copie o estilo de ninguém para suas letras. O que torna interessante o fato de escrever canções é que cada pessoa tem sua perspectiva única das coisas e sua própria forma de refletir sobre elas. Não queira plagiar o que os outros dizem nem sua forma de fazê-lo. Escreva sobre suas experiências e crenças pessoais.

4

Ainda que não seja obrigatório se fixar em uma canção concretamente para escrever, o fato de escutar uma melodia e tentar escrever letras que funcionem pode ajudar você. Considere isso como um exercício que permitirá fixar sua produção em uma tonalidade real.

5

Aprenda a estruturar suas letras. As estruturas das músicas normalmente constam de versos, refrão e ponte. As letras poéticas podem ter mais tipos de estruturas ou, se preferir, um verso livre. Porém, isto requer um pouco mais de nível para que seja convincente.

6

Leia ou cante suas letras e faça mudanças se considerar necessário. As letras de músicas devem ficar bem com a música combinadas entre si. Se você usa uma linguagem mais poética, verifique também se ela tem um ritmo verdadeiro e se as frases não têm uma extensão exagerada.

7

Continue praticando sua forma de escrever. Talvez não goste de algumas de suas primeiras criações mas não permita que isso desanime você. Quanto mais escrever, melhor será.

Inspire-se: Nomes para bandas - originais e criativos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a letra de uma música, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Conselhos
  • Escrever letras é um processo lento e que requer muita concentração. É importante procurar um lugar que você se sinta relaxado e permita que você escreva com calma.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Leiria Matias
Quero aprender a fazer misturas de cor
A sua avaliação:
tania pereira gomes
se eu fazer letra uma musica como faço saber se e o ritmo eu escolhi nao e tocando por mem um estrumento somete faço letra das musicas para vender um cantor ele faz ritmo dele pode tambem
A sua avaliação:
jaedson
como fazer um gancho na música?
A sua avaliação:
JOÃO MARQUES MEDEIROS
Obrigado pelas orientações. Sugiro que apresentem algumas letras de músicas.
Tecnólogo em gestão e marketing, diplomado pela Anhanguera Educacional, poeta, editor, cronista e letrista.
GUSTAVO
OBRIGADO PELA DICA SE DEUS QUISER VOU SER UM GRANDE MC
A sua avaliação:
Marcus Vinicius Alves da Silva
Oi vcs e de mais
Eliseu Alves
Obrigado pela dica,que Deus vos abençoe
A sua avaliação:
O. Loth
Eu estou-vos muito grato, com essas explicações e como não pode deixar de ser, o meu muito obrigado. O. Loth.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi O. Loth! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
NATANA
achei muito legal isso.Parabens!sempre postem.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Natana! Que bom saber que as informações foram do seu agrado. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
vyctoriafelixsilvadocarmo
Oii galera eu sempre queria saber como fazer uma letra da musica
Como fazer a letra de uma música