Dança folclórica

Como ensinar uma dança africana

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ensinar uma dança africana
Imagem: alinemoraess.wordpress.com

Ensinar uma dança africana às crianças pode ser uma forma criativa de estimular o conhecimento de outras culturas. Também se pode ensinar um estilo de dança aos participantes de um festival cultural, em um evento da igreja, ou simplesmente para aqueles que procuram diversão e exercício. Pessoas de todas as idades podem aprender a dançar música africana e a coreografia, já que com certeza conseguirão aumentar o ritmo do coração e levantar o estado de espírito com todos e com cada um dos movimentos.

Vai precisar de:

  • Música de dança africana
  • Roupa cômoda
Também lhe pode interessar: Como surgiu a dança

Passos a seguir:

1

Organize sua aula de dança africana em três partes: aquecimento, técnica e coreografia. O aquecimento é um momento ideal para introduzir a música em sua aula de dança africana, tocando de fundo enquanto faz o aquecimento do grupo. Antes da aula, decida que música você vai escutar para cada parte da lição, e escreva em um pedaço de papel cada passo que gostaria de ensinar.

2

A dança africana é muito física e pode exercer uma pressão significativa sobre um corpo que não esteja habituado a esse movimento. Proteja-se e proteja seus alunos passando uma nota aos pais pedindo autorização para fazer este exercício.

3

Leve os estudantes ao centro da sala e ensine-lhes os passos básicos. Você deve ensinar-lhes não mais do que sete ou oito passos em uma só aula. Os movimentos que vão sendo feitos serão progressivamente mais difíceis. Lembre-se que você deve utilizar o corpo todo, incluindo os pés, palmas e movimentos de quadril.

4

Incentive os estudantes a detectarem os batimentos do coração da música e a seguirem o ritmo de tambores e outros instrumentos como base de seus movimentos. O movimento da dança africana costuma ter suas raízes no ritmo da música, em vez de outros tipos de dança, que se baseiam na contagem.

5

Dirija a aula para executar cada passo com vocês como grupo, e depois em pares ou individualmente. Isto garantirá que foi aprendido corretamente. Deixe tempo para a correção e a ajuda adicional quando for necessário. Cada estudante deve ser capaz de realizar de forma independente cada passo por si mesmo, sem exemplo, quando o conceito for entendido corretamente. Pesquise sites de dança africana se for necessário.

Como ensinar uma dança africana - Passo 5
Imagem: institutodemusicaclp.wordpress.com
6

Apresente sua coreografa à classe. Escute a canção selecionada e realize toda a dança para os estudantes. Para que eles vejam como você dança toda a dança africana.

7

Fragmente a dança e ensine-a por partes. Por exemplo, ensine só os movimentos do braço ou apenas os movimentos dos pés. Quando forem dominados, passe a sincronizar os braços, pés e abdômen.

8

Mexa-se pela sala de aula para acompanhar a evolução de cada estudante individualmente. Ensine à sua classe em uma sala com espaço amplo e um espelho, para que cada bailarino possa ver seu próprio progresso à medida que aprende.

9

Proporcione recursos a seus estudantes para fazerem seu próprio vestuário, especialmente se você estiver ensinando a uma classe de crianças. Isto pode incluir saias de palha, máscaras pintadas ou penteados decorativos. Também se pode costurar ou comprar trajes de tecidos de impressão de cores brilhantes da África, e faça um ensaio formal no último dia de aula para os amigos e a família.

Como ensinar uma dança africana - Passo 9
Imagem: artedafrica.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar uma dança africana, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos

  • Mantenha a energia alta. A dança africana tem a ver com a vitalidade e a celebração. Os estudantes sentem-se com energia quando seu professor exemplifica fortes movimentos e a dança expressiva.
  • Dê uma breve história sobre qualquer tipo de música ou os passos que você escolher para seu uso. Os estudantes desempenham-se melhor quando entendem a base do que estão fazendo.
  • Os estudantes devem dançar com os pés descalços sobre um chão livre de obstruções que possam causar lesões. Não permita que os estudantes usem sapatilhas ou roupa que restrinja o movimento, como calças jeans ou camisetas apertadas.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: alinemoraess.wordpress.com
Imagem: institutodemusicaclp.wordpress.com
Imagem: artedafrica.blogspot.pt
1 de 3
Como ensinar uma dança africana