Valsa

Como dançar valsa de debutante

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como dançar valsa de debutante
Imagem: omamore.com.br

Se você está planejando organizar uma festa de debutante, há vários aspetos que deverá ter em conta: a decoração, os vestidos, os convidados e, claro, a valsa! Esse é um dos pontos altos da noite e uma bela demonstração de afeto entre pai e filha. Todos os convidados presentes na festa irão parar para ver a valsa acontecer, por isso é importante que ela decorra com naturalidade e sem enganos. Se você não tem jeito para dançar ou se nunca experimentou sequer dançar este estilo de música, não se preocupe, pois em umComo.com.br preparámos este artigo em que lhe ensinamos como dançar valsa de debutante!

Também lhe pode interessar: Qual a origem da Kizomba

Passos a seguir:

1

Na primeira valsa do baile de debutante a aniversariante dança com seu pai. Em seguida pode ou não dançar uma segunda valsa com seu padrinho e uma terceira com o irmão, primo ou namorado.

2

A valsa de debutante podo ser dançada ao som de qualquer música calma de sua preferência, mas idealmente deve ser dançada ao som de músicas de valsa. As mais populares e bonitas são a "Bosques de Viena" e "Rosas do Sul" de Strauss, "Valsa do Imperador" e "Valsa das Flores" de Tchaikovsky ou ainda "Vozes da primavera" de Andre R./Strauss.

Como dançar valsa de debutante - Passo 2
3

A valsa é dançada em compassos de dois e em giro, no sentido horário. Assim sendo, o acompanhante irá girar para a direita e a aniversariante para a esquerda, de forma a manterem-se sincronizados.

4

É o homem quem dá início ao giro. Para isso, ele junta o calcanhar da perna direita ao da perna esquerda e dá uma passada com a direita formando um semicírculo. Esse semicírculo é feito para a direita é acompanhado pelo corpo. O calcanhar esquerdo,que ficou para trás, junta-se ao direito. Também é importante referir que o pé direito, ao avançar, deve ser colocado entre os pés da debutante, e não do lado de fora.

Como dançar valsa de debutante - Passo 4
5

Relativamente à debutante, quando o acompanhante dá o passo em frente, ela dá o passo para trás com a perna esquerda, descrevendo também um semicírculo mas para o lado esquerdo. O corpo vai atrás e o calcanhar da perna direita, que ficou para trás, junta-se ao da esquerda.

Como dançar valsa de debutante - Passo 5
6

Quando você não está girando, está "dançando de lado". Isto é: afasta o calcanhar direito para o lado e junta o esquerdo a ele, depois afasta o esquerdo e junta o direito, sempre assim. No entanto lembre que o par nunca afasta a perna para o mesmo lado, mas sim alternadamente, ou seja, enquanto a debutante afasta a perna esquerda, seu par estará afastando a sua direita, pois encontra-se de frente para ela.

Como dançar valsa de debutante - Passo 6
7

Para saber quando dar o giro, simplesmente conte quatro passos e, ao terceiro, a perna que junta, após chegar perto da outra, segue logo no sentido indicado para dar o giro - no caso do homem, será dado em passo em frente, e no caso da mulher será dado um passo para trás. Exemplo: estica a perna e junta (1º passo), estica a perna e junta (2º passo), estica a perna e junta (3º passo), estica a perna, junta e dá o passo do giro (4º passo).

8

Desta forma os passos da valsa podem ser traduzidos da seguinte forma: um, dois, três, gira; um, dois, três, gira; sempre assim. Faça isso de forma harmoniosa e natural, sem ficar estático em cada um dos passos, para que seja transparecida uma imagem de leveza.

9

Relativamente à posição dos braços, o homem deve segurar a debutante com o braço direito sobre as costas dela e o braço esquerdo ligeiramente esticado para segurar a mão dela no ar. A debutante, por sua vez, segura com o braço esquerdo a omoplata direita do acompanhante e estica ligeiramente o braço direito para segurar a mão dele.

Como dançar valsa de debutante - Passo 9
Imagem: salvejorge.com
10

Se ainda assim você tiver dúvidas em relação a como dançar a valsa de debutante, aconselhamos que participe em algumas aulas de valsa ou que assista vídeos na internet que lhe ensinem os passos visualmente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dançar valsa de debutante, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Cryslayne
Aqui tem como ensinar a dançar funk eu sei dançar mas preciso me aperfeiçoar
Imagem: omamore.com.br
Imagem: salvejorge.com
1 de 6
Como dançar valsa de debutante