menu
Partilhar

Como fazer cola caseira com maizena

 
Por Redação umCOMO. 31 dezembro 2020
Como fazer cola caseira com maizena

Existe um tipo caseiro de cola que pode ser feito usando ingredientes fáceis de encontrar, pois é elaborado com água e maizena. A técnica é bastante eficiente para ser usada como adesivo caseiro para artesanatos com cartolina, papel ou jornal, entre outros materiais. Por ser uma cola caseira, tem inúmeras vantagens: é econômica, de qualidade, fácil de ser obtida e livre de componentes tóxicos. Trabalhar com esse tipo de cola é bom para qualquer pessoa, inclusive crianças, já que pode ser bem útil nas tarefas escolares e, assim, elas podem manipular uma cola atóxica.

Se você quer descobrir como fazer uma cola resistente usando maisena e, assim, tê-la em mãos a qualquer momento, quais os ingredientes necessários para obtê-la e como conservá-la corretamente, no umCOMO recomendamos que você siga lendo este prático artigo, no qual explicamos como fazer cola caseira com maizena, além de detalhes sobre a conservação.

Também lhe pode interessar: Como fazer cola em pasta

Ingredientes para fazer cola caseira com maizena

Para saber como fazer cola caseira com amido de milho, a primeira coisa para se ter em mente é conhecer todos os ingredientes e materiais necessários para sua elaboração. A lista de ingredientes para fazer cola com maizena é a seguinte:

  • Maizena;
  • Açúcar;
  • Uma colher;
  • Um recipiente com tampa de plástico;
  • 1 xícara de água;
  • Panela pequena.

A maizena é o ingrediente chave desta receita. Ela é considerada um tipo de farinha, mais especificamente farinha de milho, que é levemente fermentada e, posteriormente, tem o amido removido da sua composição e deve secar. Essa farinha dá consistência e elasticidade à massa fabricada.

Como fazer cola caseira com maizena - Ingredientes para fazer cola caseira com maizena

Como fazer cola com maizena passo a passo

A cola vai permitir que você crie todo tipo de artesanato, já que age como adesivo em diferentes materiais. Assim, se você está pensando em fazer um quebra-pote ou pinhata e outros artesanatos que necessitam de um adesivo, essa cola caseira vai te ajudar. Descubra como fazer cola para artesanato com maizena seguindo o passo a passo:

  1. Coloque uma panela com água para esquentar no fogo.
  2. Antes de adicionar o amido de milho, coloque uma peneira em cima da panela.
  3. Coloque a maizena na peneira para que fique o mais fina possível.
  4. É fundamental que você peneire a maizena, já que quando você a compra no supermercado ela está muito compacta, por conta da embalagem. Por estar muito compacta, é mais complicado que ela se misture bem na água. Por outro lado, quando você opta por peneirar a maizena, consegue que o ar penetre mais nela, o que faz com que seja mais fácil misturá-la.
  5. Em outro recipiente, coloque a água para ferver e despeje lentamente a água quente sobre a maizena.
  6. Procure não ultrapassar a quantidade de água quente usada para misturar com a maizena. Enquanto isso, mexa e bata bem a mistura para que o resultado final fique sem caroços.
  7. Uma vez que você tenha obtido uma mistura similar a uma pasta, coloque o recipiente para cozinhar em fogo baixo por mais uns 5 minutos. Observe a mistura para evitar que ela fique queimada.
  8. Se você notar que a mistura ainda está muito dura, adicione um pouco mais de água quente. Assim, ela conseguirá ficar com a textura mais viscosa necessária. Além disso, adicione um pouco de açúcar enquanto você termina de mexer.
  9. Finalmente, espere que a pasta esfrie e coloque-a em um recipiente de plástico, fechando com uma tampa para que você possa usá-la em qualquer artesanato ou atividade que quiser. Pronto, você acaba de preparar sua cola para papel, cartolina ou materiais similares.
Como fazer cola caseira com maizena - Como fazer cola com maizena passo a passo

Outras maneiras de fazer cola caseira

Agora você já conhece o passo a passo para fazer cola caseira com maizena e, embora este seja bastante econômico e mais natural do que outras colas - ainda mais por ser livre de componentes tóxicos -, você também pode fazê-lo de mais maneiras. Estas são algumas:

  • Cola feita com fécula de batata: o método é muito parecido com o do amido de milho, mas a consistência da mistura é mais macia por ser parecida com a de um iogurte.
  • Cola feita com cola líquida e água: trata-se de diluir a cola líquida tradicional (branca) em água, para que seu rendimento seja maior e fique parecida com uma cola natural.
  • Cola feita com arroz: uma cola caseira muito simples feita apenas com arroz e água, acesse a receita do umCOMO para descobrir como fazer.

Como conservar cola caseira de maizena

Agora que você já sabe como fazer cola em casa, deve aprender também como conservar a sua. A cola caseira feita com amido de milho e água pode ser conservada por bastante tempo quando armazenada da forma correta. Após deixar a pasta esfriar, coloque-a a no recipiente com tampa, conforme explicamos anteriormente.

Depois, coloque a cola no freezer, mas tenha em mente que é importante que você coloque o recipiente com a cola em uma área separada do congelador, para que você não confunda com outros nos quais você guardou alimentos.

É importante, ainda, que você coloque uma etiqueta para indicar que lá está a cola, e não abrir o pote até o momento em que realmente irá usá-lo. Na geladeira, a cola poderá ser conservada em bom estado por um período aproximado de 2 a 4 semanas. Considere esse intervalo de tempo para usar a colar em materiais como papel e cartolina, sem que ela perca sua capacidade adesiva.

Recomendamos que você decida com antecedência quando vai usar a cola, para tirá-la do congelador e deixar que ela descanse durante a noite pois, assim, ela vai funcionar melhor no dia seguinte. Dessa forma, você não terá grandes problemas na hora em que, de fato, for usar a cola.

Com esse artigo do umCOMO, você aprende como fazer cola com maizena e a resolver qualquer dúvida relacionada aos ingredientes necessários para isso em qualquer momento em que decidir se dedicar aos artesanatos. Além disso, se você gosta muito de artesanato, recomendamos que leia estes outros artigos sobre como fazer artesanato e como fazer artesanato com areia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer cola caseira com maizena, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer cola caseira com maizena
1 de 3
Como fazer cola caseira com maizena

Voltar ao topo da página