Partilhar

Como fazer fotos profissionais na praia

Por Sara Viega. Atualizado: 15 dezembro 2017
Como fazer fotos profissionais na praia

Com a chegada da fotografia digital, todos podemos converter-nos em autênticos fotógrafos com apenas a ajuda de uma câmera e uma boa paisagem. Um dos lugares ideias para isso é a praia: mar, céu, jogos de luzes e cores, guarda-sóis, crianças a brincarem... Trata-se de uma combinação perfeita para conseguir imagens perfeitas. Deverá ter em conta diversos fatores e muita vontade de se tornar num fotógrafo profissional. Neste artigo de umComo.com.br encontrará conselhos sobre como fazer fotografias profissionais na praia.

Também lhe pode interessar: Como tirar fotos de longa exposição

Procure as melhores horas

Em primeiro lugar, deverá ter em conta que a luz varia consoante a hora do dia e na praia isto torna-se ainda mais evidente. Recomendamos-lhe que não vá para a praia tirar fotos nas horas de em que o sol está mais forte, porque é muito provável que as fotos fiquem com demasiada luz ou queimadas. Além disso, o amanhecer e o entardecer na praia proporcionam imagens lindíssimas, só tem que as aproveitar para fazer fotografias com um aspecto profissional, especialmente pelos jogos de luz e combinações de cores que podem formar.

Como fazer fotos profissionais na praia - Procure as melhores horas

Certifique-se que o horizonte fica reto

Deve fazer com que a linha do horizonte fique direita. Os guias ou as grelhas podem ser uma ajuda importante, normalmente estão disponíveis na maior parte das câmeras quando estão em modo de disparo.

Como fazer fotos profissionais na praia - Certifique-se que o horizonte fica reto

Aplique a regra dos terços

Para conseguir um melhor resultado e uma foto mais profissional na praia, não coloque o horizonte no meio da imagem, deve tentar que o horizonte fique por cima ou por baixo. Ou seja, se dividir a imagem em três partes, a linha do horizonte deveria situar-se no terço superior ou inferior, dependendo se o céu é mais interessante ou pelo contrário a sua envolvência.

Como fazer fotos profissionais na praia - Aplique a regra dos terços
Imagem: El Álbum

Seja criativo com as perspectivas

No momento de fazer fotos profissionais na praia, não é assim tão importante fotografar a praia propriamente dita ou fazer uma foto em frente ao mar. Estas paisagens estão cheias de boas coisas para fotografar de mil e uma perspectivas. Perca-se pela praia e procure aqueles detalhes mais curiosos e fascinantes, aproxime-se deles ou afaste-se tanto quanto possa, mas tente sempre ser criativo/a.

Como fazer fotos profissionais na praia - Seja criativo com as perspectivas

Fotos com flash de preenchimento

Para evitar as sombras que se tornam incomodas, especialmente nos retratos, pode experimentar utilizar um flash de preenchimento. Além disso, tente fazer a foto de costas para o sol, de modo a que não se produza contraluz.

Como fazer fotos profissionais na praia - Fotos com flash de preenchimento
Imagem: ephoto.sk

Use filtros e polarizadores

Caso disponha de uma câmera reflex, pode aproveitar os filtros e polarizadores para melhorar o resultado das duas fotos na praia e torna-las mais profissionais. Os filtros mais comuns são os ultravioleta (UV), enquanto que um polarizador pode evitar reflexos indesejados na água e conseguir mais cores mais reais e saturadas. Muito útil para cenários como o mar.

Como fazer fotos profissionais na praia - Use filtros e polarizadores
Imagem: fotografiad.com

Cuidado com a câmera

Apesar de a praia ser um cenário fantástico para conseguir fotografias lindíssimas e com um aspecto muito profissional, não é assim tão positiva para os aparelhos fotográficos. Isto porque concentra um grande número de factores que podem danificar a câmera: areia, água, vento, etc. Por isso deve sempre prestar muita atenção e caminhar com cuidado para não ter nenhum desgosto.

Aproveite: As melhores legendas para fotos na praia

Como fazer fotos profissionais na praia - Cuidado com a câmera

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer fotos profissionais na praia, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário sobre Como fazer fotos profissionais na praia

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer fotos profissionais na praia
Imagem: El Álbum
Imagem: ephoto.sk
Imagem: fotografiad.com
1 de 8
Como fazer fotos profissionais na praia

Voltar ao topo da página