Criar fotografias

Dicas para tirar fotos no Natal

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 dezembro 2019
Dicas para tirar fotos no Natal
Imagem: shutterstock.com

Os dias mais esperados do ano estão se aproximando, o Natal é um momento onde as famílias e amigos compartilham bons momentos juntos. Além disso, este é um momento em que as casas e ruas ganham luz e cor com enfeites de Natal, tornando-se no ambiente perfeito para fotografar. Mas não é só pegar na câmera e apertar o botão. Se você quer caprichar nas fotos de fim de ano, fique atento a este artigo de umComo em que damos dicas para tirar fotos no Natal.

Também lhe pode interessar: Dicas para tirar fotos de unhas

Índice

  1. Esteja preparado no momento certo
  2. Iluminação
  3. Apoio ou tripé
  4. Tire fotos a detalhes
  5. A hora certa
  6. Outras recomendações

Esteja preparado no momento certo

Por vezes as melhores fotos são aquelas que são tiradas sem que a pessoa se aperceba, pois conseguimos capturar a verdadeira essência do momento. Na noite de Natal existem alguns momentos que convém estar preparado para apertar o botão da câmera, pois acredite que conseguirá boas fotos. Na hora de abrir os presentes, por exemplo, é um bom momento para capturar a reação da pessoa. Além disso, durante o jantar pode tirar algumas fotos aos seus familiares falando uns com os outros e se rindo, sem que eles deem conta.

Claro que, também fica sempre bem no álbum aquelas fotos do tipo retrato de família. Por isso, junte toda a família e tire boas fotos para mais tarde recordar. Reúna a família junto da árvore de Natal e usem todos gorros de papai noel, vai ver como dá uma boa foto.

Dicas para tirar fotos no Natal - Esteja preparado no momento certo
Imagem: soclday.com

Iluminação

As luzes coloridas do Natal são ideais para você tirar fotos, pode ser à decoração da casa ou aos enfeites com luzes na rua. Para isso, deverá começar por colocar a sua câmera no modo noturno, para que a câmera capte a maior quantidade de luz do ambiente. Caso você tenha uma câmera compacta, pode optar por deixá-la no modo manual e controlar você mesmo a abertura e a velocidade de disparo. Neste tipo de câmeras você também consegue tirar fotos bem legais às luzes, deixando os detalhes com luzes no fundo usando a opção macro.

Para conseguir melhores fotos, use o flash o menos que conseguir para evitar aquele clarão na foto. Pode ser difícil, mas experimente tirar sem flash sem recorrer de imediato a ele.

Dicas para tirar fotos no Natal - Iluminação
Imagem: digital-photography-school.com

Apoio ou tripé

Para conseguir tirar boas fotos de noite, sem utilizar o flash, você precisa que o obturador fique mais tempo aberto para que entre o máximo de luz possível. Durante esse tempo é normal que você se mexa, nem que seja ao apertar o botão de tirar a foto e, a foto acabe por ficar tremida. A solução para este problema é usar um tripé para evitar que as fotos fiquem tremidas. Na falta de um tripé você pode apenas pousar a câmera em algum lugar que esteja ao seu alcance.

Dicas para tirar fotos no Natal - Apoio ou tripé
Imagem: digital-photography-school.com

Tire fotos a detalhes

Não tire fotos apenas à família, aproveite a magia do Natal para tirar fotos a outros detalhes como pequenos elementos de decoração, ao cachorro, à decoração ou comida na mesa, aos presentes embaixo da árvore de Natal, as bolas natalinas, aproveite todos estes pormenores para tirar lindas fotos de Natal.

Dicas para tirar fotos no Natal - Tire fotos a detalhes
Imagem: boredbug.com

A hora certa

As fotos de fim de ano tiradas na rua são tiradas, por norma, à noite. Só que isso pode ser um problema, pois o céu fica muito escuro e pode ser que depois falte um brilho à foto. Por isso, a hora ideal para tirar fotos de Natal à noite é esperar cerca de meia hora depois que o sol se pôr para ainda ter um pouco de iluminação natural.

Outras recomendações

E para o ajudar a tirar as melhores fotos de fim de ano de sempre, aproveite e confira também estas dicas que com certeza lhe serão úteis: Como funciona a abertura do diafragma

Dicas para tirar fotos no Natal - Outras recomendações
Imagem: baamartinez.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para tirar fotos no Natal, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: shutterstock.com
Imagem: soclday.com
Imagem: digital-photography-school.com
Imagem: digital-photography-school.com
Imagem: boredbug.com
Imagem: baamartinez.com
1 de 6
Dicas para tirar fotos no Natal