Tornar-se num fotografo

Como funciona a abertura do diafragma

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 4 dezembro 2019
Como funciona a abertura do diafragma
Imagem: rsfotografia.pt

O Diafragma é o sistema da câmera fotográfica responsável pelo controle da entrada de luz no filme (nas câmeras analógicas) ou no sensor (nas câmeras digitais) para a produção da imagem. Quanto maior e mais duradoura a abertura do diafragma, mais luz entra em contato com o sensor - vamos tratar por sensor para não ter que dizer filme ou sensor durante todo o artigo -, e vise-versa, e quanto mais luz entra, mais clara se torna a imagem, logo, não é difícil imaginar que em diferentes ambientes, com diferentes níveis de claridade, o diafragma pode estar mais ou menos aberto, para determinadas fotos.

Neste artigo, o umComo explica um pouco sobre como funciona a abertura do Diafragma, para você que é um iniciante na arte da fotografia ou só um curioso.

Também lhe pode interessar: Dicas para tirar fotos de unhas

Índice

  1. A função do diafragma
  2. Profundidade de campo
  3. A abertura do diafragma

A função do diafragma

Como sabemos, muitas das partes da câmera assemelham-se às partes do próprio olho humano. No caso do diafragma, podemos dizer que ele funciona como uma Iris, controlando a quantidade de luz que chega ao obturador. O diafragma encontra-se dentro da lente, e além de controlar a quantidade de luz que chega ao sensor, ele também tem como função o controle da profundidade de campo, como explicaremos mais a frente. Basicamente, ao dar o foco num objeto da imagem à nossa frente, naturalmente podemos, através da abertura do diafragma, controlar se o foco se limitará apenas a um objeto ou poderá focar a imagem inteira.

imagem:infoescola.com

Profundidade de campo

A abertura do diafragma interfere na profundidade de campo do clique. Quanto mais aberto está o diafragma, menor será a profundidade de campo e vice-versa. A profundidade de campo influencia, por exemplo, nos objetos que podem ser focados na imagem. Quando vemos uma imagem onde há um objeto central focado e o campo, digamos, a paisagem do fundo está desfocada, dá uma impressão de profundidade; como se o objeto central estivesse mais próximo de nós, enquanto o campo, mais longe.

Veja na imagem com f/16, por exemplo, (medida que explicamos mais à frente), onde tanto o objeto do centro como o fundo estão em foque, diferentemente da foto em f/2.8, em que o fundo está desfocado, fazendo com que o objeto central fique mais destacado.

Isso só acontece por causa das "camadas" da imagem, da perspectiva e distância que cada uma delas se encontra da outra. Efeito este que, quando trabalhado, pode enriquecer a fotografia, dando uma impressão de distância e dimensão, ao contrário de quando a imagem está toda focada, parecendo estar, digamos, chapada.

Como funciona a abertura do diafragma - Profundidade de campo
Imagem: diegorodrigophotography.wordpress.com

A abertura do diafragma

O diafragma naturalmente abre-se e fecha ao clicar uma foto, permitindo a passagem de luz do obturador para o sensor. O tempo de exposição entra nesta etapa, que é justamente o tempo entre a abertura e o fechamento do diafragma. A medida para a abertura deste "órgão" da câmera fotográfica é em f, escrita da forma f/22, f/5.6, por exemplo. Sendo que quanto maior for o número, menor será o tempo de abertura e vice-versa.

Este conceito é o principal por trás das medidas, quando ouvimos falar sobre abertura do diafragma, tempo de exposição, velocidade do obturador, etc., sabendo que quando falamos sobre uma alta velocidade de abertura do diafragma, o número após o "f" será pequeno.

Veja também: Como usar um refletor em fotografias

Como funciona a abertura do diafragma - A abertura do diafragma
Imagem: nikonistas.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a abertura do diafragma, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: rsfotografia.pt
Imagem: diegorodrigophotography.wordpress.com
Imagem: nikonistas.com
1 de 3
Como funciona a abertura do diafragma