Fotografia com pouca luz

Como tirar foto da lua com o celular

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 11 agosto 2023
Como tirar foto da lua com o celular

A lua gera bastante fascínio nas pessoas, principalmente quando está cheia. Sendo o único satélite natural do planeta terra, a Lua rouba a cena noturna junto com as estrelas. Quem nunca parou para observar um belo luar?

Não raro uma pessoa que está observando a suntuosidade de uma lua cheia vai querer capturar e eternizar o momento. Por essa razão, a fotografia noturna ou sair por aí fotografando luares tornou-se um hobby para muita gente.

Contudo, tirar foto de ambientes escuros pode ser um desafio. No caso da lua não é diferente. Mesmo em dias de lua cheia, você pode ter dificuldades em tirar a foto perfeita. Quer aprender a como tirar foto da lua com o celular e ter uma foto que condiz com a beleza que você está vendo? Neste artigo do umCOMO mostraremos como isso é possível.

Também lhe pode interessar: Como tirar selfies bonitas

Índice

  1. Por que tirar foto da Lua é difícil?
  2. Como tirar uma boa foto da lua
  3. Como tirar foto da lua no Iphone
  4. Como tirar foto da lua no Xiaomi
  5. Como tirar foto da lua no Samsung
  6. Aplicativos para tirar foto da lua

Por que tirar foto da Lua é difícil?

Apesar de aparecer resplandecente para nós, inclusive nas suas fases crescente ou minguante, a lua não é um astro fácil de ser fotografado. Por mais que nos esforcemos e tenhamos um celular com boa câmera, na maior parte das vezes, ficamos decepcionados com o resultado da foto.

A dificuldade existe até para quem é profissional, uma vez que fazer bons registros da Lua demanda equipamentos e técnicas bastante específicas[1]. Geralmente é necessária a utilização de um tripé ou o posicionamento da câmera em uma superfície plana.

Antigamente era quase impossível você conseguir uma boa foto da lua com celular, pois as máquinas dos aparelhos não eram preparadas para a atividade. No entanto, os aprimoramentos feitos tanto pelos sistemas operacionais Apple e Android já apresentam recursos para facilitar e melhorar o processo[2].

Como tirar uma boa foto da lua

Uma dica inicial para se tentar tirar uma boa foto é escolher a fase da lua. A lua em fase cheia torna-se mais fácil de ser fotografada por conta da maior incidência de luz que ela mesmo projeta. Durante o fenômeno da SuperLua, que é quando ela, além de cheia, está mais próxima da Terra, também pode ser um bom momento para você conseguir o seu clique perfeito.

  • Usar um tripé pode auxiliar para a sua foto não ficar tremida, uma vez que a sua câmera do celular pode demorar um pouco mais para captar a luz ambiente para uma foto noturna.
  • Ajuste o ISO, ou a sensibilidade à luz, da sua câmera. Quanto menor for esse fator, maior será a sensibilidade. Dessa forma, reduza ao máximo, de preferência até o 100, para conseguir a foto da lua perfeita.
  • Defina a abertura da lente, nem muito aberta, nem muito fechada. O ideal é deixá-la entre a F11 e a F16. Uma abertura muito pequena, como a F2.8, F3.5 ou F5.6, deixará a lua muito clara e comprometerá o registro de detalhes da foto.
  • Controle a velocidade do obturador. Quanto mais lento ele abrir, mais luz a sua câmera captará e assim a lua aparecerá mais nítida e clara. Configure a velocidade entre entre 1/60 e 1/125 para obter melhores resultados.
  • Use o temporizador, mesmo que esteja com a câmera apoiada em um tripé. Dessa forma, você evita que qualquer toque na tela do celular comprometa a nitidez da foto.
  • Opte pelo formato RAW quando for salvar o arquivo da foto. Este formato, ao invés do JPEG, nos permite ajustar detalhes de exposição, recuperar detalhes ou atenuar sombras sem perda de qualidade na pós-produção[3].

A seguir detalhamos dicas específicas para tirar uma foto da lua espetacular — e digna de ir para o seu feed do Instagram — dependendo de qual seja o seu aparelho de celular.

Como tirar foto da lua no Iphone

Uma vez que o Iphone não oferece muitas opções de ajustes manuais, uma maneira simples de você tirar da lua com o aparelho é, por incrível que pareça, não usar a função foto, mas sim vídeo[4]. Feito isso, você deverá ajustar a função de quadros que fica no canto superior direito da sua tela para 4K e 60 frames por segundo.

Agora você deverá aproximar ao máximo a lua no enquadramento da sua foto. Então você deve clicar na lua, para fazer o bloqueio do AF, e depois controlar a luminosidade, reduzindo-a até o final. Os detalhes da lua começarão a aparecer. Coloque a câmera para gravar e clique na bolinha branca que aparecerá no canto inferior direito para capturar a imagem. Pronto!

Como tirar foto da lua no Xiaomi

Para tirar uma foto da lua com o seu celular da Xiaomi, primeiro você deve configurar a câmera para ser executada no modo PRO, que é o modo manual. Alguns celulares da marca possuem sensor telefoto e oferecem a opção de aplicar zoom óptico[5], configure-os.

Ajuste para que o ISO esteja em 100. A velocidade do obturador pode ser mantida em 250 ou 500. Altere o foco para que ele esteja manual e você possa, assim, ir focando e conseguindo a nitidez que você deseja para a sua foto.

Como tirar foto da lua no Samsung

Assim como nos celulares da Xiaomi, com os modelos da Samsung você consegue configurar a sua câmera para o modo manual (ou PRO) e fazer o ajuste das configurações de ISO e velocidade — 100 e 250 ou 500, respectivamente. Depois disso, é só ajustar manualmente o foco da sua câmera para mais nitidez. Use o apoio de um tripé se quiser mais estabilidade para sua foto.

Aplicativos para tirar foto da lua

Alguns aparelhos de celular não dão a opção do usuário alterar essas especificações que relatamos neste artigo para ajustar a câmera e prepará-la para uma foto com pouca luminosidade. Se este for o seu caso, você pode recorrer a alguns aplicativos que dão acesso a estes ajustes manuais de fotografia. Veja algumas sugestões:

  • ProCam: disponível para iOS, este app permite que você escolha o formato do arquivo da sua foto. Lembramos que sugerimos que você salve a sua foto da lua em formato RAW, deixando o arquivo aberto para ser aprimorado em duas profundidade e nitidez, por exemplo;
  • Câmera+: também disponível para Iphone, este aplicativo permite a captura em formato RAW e a captura de profundidade, além de dar opções de edição da sua foto;
  • Câmera FV-5: disponível para dispositivos Android, este app torna fácil o controle de ISO e de velocidade, além de trazer uma gama bem completa de configurações para você melhorar a sua foto;
  • ProShot: este app está disponível tanto para Apple quanto para Android e traz uma boa quantidade de configurações possíveis, como por exemplo o timelaspe, para você garantir uma boa foto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar foto da lua com o celular, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Referências
  1. COMO TIRAR FOTO DA LUA SÓ COM O CELULAR. Disponível em: <https://tecnoblog.net/responde/como-tirar-foto-da-lua-so-com-o-celular/>. Acesso em 07/08/2023.
  2. COMO TIRAR FOTO DA LUA COM O CELULAR. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2021/07/como-tirar-foto-da-lua-com-celular.ghtml/>. Acesso em 07/08/2023.
  3. COMO TIRAR FOTO DA LUA COM O CELULAR. Disponível em: <https://iphotochannel.com.br/como-tirar-foto-da-lua-com-celular/>. Acesso em 07/08/2023.
  4. FOTO DA LUA COM IPHONE. Disponível em: <https://www.youtube.com/shorts/TLo_lXCXgbA/>. Acesso em 07/08/2023.
  5. COMO TIRAR A FOTO DA LUA PERFEITA NO CELULAR XIAOMI. Disponível em: <https://www.bitmag.com.br/como-tirar-foto-da-lua-perfeita-no-celular-xiaomi/>. Acesso em 07/08/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como tirar foto da lua com o celular