Fotografias em macro

Dicas para tirar fotos de unhas

Carla Fernandes
Por Carla Fernandes. Atualizado: 3 dezembro 2019
Dicas para tirar fotos de unhas

Quer aprender a tirar fotos de unhas bonitas e sofisticadas? Aqui em umComo.com.br damos umas dicas para isso! Para ter uma foto aprimorada e de boa qualidade do esmalte acabadinho de fazer é necessário algum investimento e um pouco de criatividade. Vai poder tirar umas fotos iguais as que vê na internet e as que se inspira para fazer as suas unhas.

Se você esta querendo tirar uma boa foto terá de investir um pouco mais na câmera e possivelmente nas suas lentes, mas em alternativa poderá adquirir uma câmera mais compacta a um preço inferior que lhe dará um resultado satisfatório também. Evite usar o celular, mesmo que tenha boa qualidade.

Também lhe pode interessar: Dicas para tirar fotos no Natal

Índice

  1. Câmera: qual usar e como usar
  2. Iluminação
  3. Cenário

Câmera: qual usar e como usar

A câmera que deverá usar depende da qualidade que pretende na foto e do investimento disponível. Para obter uma fotografia profissional será necessário uma câmera de um preço mais elevado. Estas câmeras podem necessitar de equipamentos adicionais, dependendo do tipo de foto que deseja. Mas também pode conseguir uma foto com um bom resultado com câmeras mais acessíveis e compactas.

Para tirar uma boa foto de unhas é necessário que use a técnica de macro na sua câmera. É utilizada essa técnica pois as unhas são um elemento pequeno que precisa de ser captado com um grande detalhe.

Se for você mesmo a tirar a fotografia, será mais prático que a câmera tenha um visor giratório para que possa tirar a foto com uma mão e fotografar com a outra. Outra coisa que lhe trará vantagens é a utilização de um tripé. A câmera fixa a um ponto acaba com o tremor nas fotografias e aumenta a profundida de campo. Mas estes materiais não são extremamente necessários.

Dicas para tirar fotos de unhas - Câmera: qual usar e como usar

Iluminação

A iluminação é um fator fundamental numa foto de unhas. Opte por fotografar durante o dia e com luz natural, num sítio com uma grande fonte de luz como por exemplo perto de uma janela. Se isto não for possível opte por montar um pequeno estúdio com algumas luzes artificiais ou uma lightbox.

Nas configurações da sua câmera em modo manual altere a abertura do diafragma. Este tem a função de regular a quantidade de luz que entra no sensor da máquina. Permite que em fotos tiradas à noite e com a ajuda da luz artificial elas fiquem com uma boa iluminação. O tempo de exposição terá de ser suficiente para que possa entrar a quantidade de luz suficiente, então a abertura mínima recomendada será de f/3.0. Se precisar de ajuda sobre esse assunto consulte o nosso artigo sobre Como funciona a abertura do diafragma.

Dicas para tirar fotos de unhas - Iluminação

Cenário

A criatividade é o elemento básico deste ponto. Não é necessário grandes gastos para obter um bom resultado na foto. A essência está na combinação de cores, formas, texturas, etc. Use a sua imaginação e pode fazer também uma pesquisa prévia para obter alguma inspiração.

Os materiais que pode encontrar em casa poderão servir perfeitamente como tecidos lisos ou com padrões, cachecóis, xalés, cartolinas, jornais velhos... que pode conjugar com lantejoulas ou brilhantes, botões ou qualquer outro material. Para uma foto mais exótica poderá usar fruta, flores, folhas, alguma areia... Pode segurar apenas o esmalte ou tirar a foto bem de perto das unhas com uma pose o mais natural possível. A quantidade de possibilidades é infinita, deixe a sua criatividade fluir e irá ter muitas ideias para cenários de fotos de unhas.

Dicas para tirar fotos de unhas - Cenário

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para tirar fotos de unhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Dicas para tirar fotos de unhas