Criar fotografias

Quais são os modos de disparo da sua câmera

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 17 dezembro 2019
Quais são os modos de disparo da sua câmera
Imagem: detonablog.com.br

Usando uma câmera fotográfica, existem alguns conceitos que você deverá conhecer de forma a tirar o maior proveito dela e conseguir boas fotografias. É certo que existem algumas diferenças entre câmeras compactas e profissionais, no entanto ambas têm em comum os modos de disparo, que ajudam o usuário a adaptar as características da câmera à fotografia que pretende obter. Para lhe dar a conhecer um pouco do universo fotográfico, preparámos este artigo umComo.com.br no qual lhe ensinamos quais são os modos de disparo da sua câmera e para que servem. Continue lendo e descubra!

Também lhe pode interessar: Como saber se a sua câmera Nikon é original

Índice

  1. Modos de disparo da câmera: Automático
  2. Modos de disparo da câmera: Manual
  3. Modos de disparo da câmera: P
  4. Modos de disparo da câmera: A
  5. Modos de disparo da câmera: S
  6. Modos pré-programados

Modos de disparo da câmera: Automático

Geralmente designado por "Auto", "Smart" ou representado por um símbolo colorido na sua câmera fotográfica, este é o modo de disparo em que a máquina define todos os parâmetros da fotografia. Você apenas tem de enquadrar a imagem e clicar no botão de captura!

É o modo contrário ao modo "Manual" e tem suas vantagens e desvantagens: por um lado não terá de ajustar nada para conseguir essa fotografia, por outro a câmera poderá errar em aspetos como exposição e foco.

Quais são os modos de disparo da sua câmera - Modos de disparo da câmera: Automático
Imagem: verenafotografia.com

Modos de disparo da câmera: Manual

Contrário ao Automático, no modo Manual você decide todos os parâmetros, razão pela qual é o modo preferido dos fotógrafos profissionais. Nem todas as câmeras compactas possuem o modo de disparo Manual, e nas que têm geralmente ele é representado pela letra "M".

O Manual requer alguns conhecimentos básicos de ISO, exposição, velocidade, abertura e outros, pois será você a decidir os níveis de cada um. Em alguns casos a possibilidade de ajustes neste modo é menor, sendo que você apenas poderá definir alguns parâmetros e a máquina completará os restantes.

Quais são os modos de disparo da sua câmera - Modos de disparo da câmera: Manual
Imagem: fotohobby.com.br

Modos de disparo da câmera: P

As câmeras fotográficas contam ainda com um outro modo de disparo designado por "P" ou "Program", um modo intermédio entre o Automático e o Manual que muitos professores aconselham para quem está começando a explorar o controlo que tem da câmera.

No modo "P" a câmera decide a Abertura do Diafragma e a Velocidade do Obturador, e permite ao usuário ajustar o ISO, exposição, área de foco, flash, entre outros.

Quais são os modos de disparo da sua câmera - Modos de disparo da câmera: P
Imagem: fotosefotos.com

Modos de disparo da câmera: A

Nas câmeras fotográficas a letra "A" geralmente designa o modo de disparo semi-manual chamado "Prioridade de Abertura" ou simplesmente "Abertura". Este corresponde à abertura do diafragma, um dispositivo da câmera que regula a quantidade de luz/exposição, e cujos valores, seguidos da letra "f", quanto mais baixos forem (ex.: f1, f2.2, f4...), maior será a quantidade de luz recebida.

Neste modo você pode controlar a profundidade de campo, escolhendo fotografar detalhes ou uma cena inteira. Por essa razão a Abertura é sobretudo útil para fotografar eficazmente retratos ou paisagens.

Quais são os modos de disparo da sua câmera - Modos de disparo da câmera: A
Imagem: videosdefotografia.com.br

Modos de disparo da câmera: S

O modo de "Prioridade da Velocidade", representado pela letra "S", pode ser jogado com os valores da Abertura, para conseguir fotografias com efeitos como o panning.

Este modo diz respeito à velocidade do obturador, o tempo que ele demora para abrir e fechar, e é utilizado sobretudo para capturar objetos, pessoas ou animais em movimento, sem que estes fiquem desfocados. Quanto maiores forem os valores da velocidade (ex.: 1/500s, 1/4000s), mais estática irá parecer a imagem; por outro lado, quanto mais baixos forem mais ilusão de movimento será criada.

Quais são os modos de disparo da sua câmera - Modos de disparo da câmera: S
Imagem: agrandeangular.wordpress.com

Modos pré-programados

Grande parte das câmeras fotográficas compactas contam com modos pré-programados, também chamados de "Modos de cena" em que a máquina ajusta todos os seus parâmetros para capturar uma imagem com determinadas características que o usuário escolheu. Estes são os mais comuns:

  • Macro (representado por uma flor): as fotografias capturas em macro originam efeitos muito bonitos, em que o objeto em primeiro plano é focado e os restantes planos são borrados. Se utiliza sobretudo para fotografar detalhes, como insetos e flores.
  • Retrato (representado por uma pessoa): tal como o nome indica, este é o modo de disparo indicado para capturar retratos, em que a câmera optimiza cores e nitidez. É semelhante ao macro mas sua profundidade de campo é maior.
  • Esportes (representado por uma pessoa correndo): é aconselhado para quem pretende fotografar algo ou alguém em movimento mas não domina o modo de Velocidade do Obturador. Use-o em eventos esportivos, para fotografar crianças e animais irrequietos.
  • Paisagem (representado por uma montanha): modo de disparo utilizado para fotografar áreas grandes, de paisagens. Nele a câmera reage de forma aposta ao macro e deixa a profundidade de campo bem grande, para focar todo o cenário.
  • Noturno (representado por uma lua): para fotografar em ambientes escuros, se aconselha usar este modo com a câmera apoiada em uma superfície lisa ou tripé, pois a tendência é que as fotografias fiquem desfocadas, sobretudo se não for ligado o flash.
Quais são os modos de disparo da sua câmera - Modos pré-programados
Imagem: nikon.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os modos de disparo da sua câmera, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: detonablog.com.br
Imagem: verenafotografia.com
Imagem: fotohobby.com.br
Imagem: fotosefotos.com
Imagem: videosdefotografia.com.br
Imagem: agrandeangular.wordpress.com
Imagem: nikon.com.br
1 de 7
Quais são os modos de disparo da sua câmera