Outro tipo de Fotografia

Como saber se a sua câmera Nikon é original

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 5 março 2021
Como saber se a sua câmera Nikon é original

Sempre é necessário estar atento para não levar gato por lebre! Quando estamos falando das câmeras e lentes Nikon, muitas vezes é observável um "golpe" por parte de certos revendedores acerca do estado da câmera. Graças a um processo chamado de recondicionamento ou "refurbishment", diversos produtos usados são vendidos como totalmente novos, sendo isso uma prática de enganação contra o cliente. Neste artigo desenvolvido por umComo, você descobrirá os métodos de Como saber se a sua câmera Nikon é original. Continue lendo para saber mais sobre o seu equipamento fotográfico.

Também lhe pode interessar: Quais são os modos de disparo da sua câmera

Índice

  1. O refurbishing
  2. Número de fábrica
  3. Caixa
  4. Estado do aparelho
  5. Recondicionada ou original?

O refurbishing

A prática de refurbishment ou recondicionamento é bastante comum para as empresas de fotografia. Um equipamento danificado pode ser consertado dentro da própria fábrica. Isso garante que diversos aparelhos não acabem no lixo e possam ser reutilizados com a mesma potência de uma máquina nova.

Apesar de se manter a mesma qualidade e a eficácia das funções, o recondicionamento torna a máquina mais propícia aos danos comuns e por isso uma câmera ou lente recondicionada tem um preço mais baixo. As empresas buscam indicar quando o processo foi feito, mas não de maneira muito clara. Dessa maneira, é necessário saber o que qualifica uma máquina não original.

Número de fábrica

Observe a câmera ou a lente e seu número de fábrica. Geralmente, quando a câmera foi recondicionada podemos perceber um pequeno "furo" no canto superior da inscrição. Esse furo é feito já na fábrica. Infelizmente, nas lentes isso é impossível de ser feito. Por isso, existem outros métodos que serão descritos abaixo.

Caixa

O que se deve observar geralmente é o seguinte: a embalagem dos produtos originais vem com material gráfico dentro do seu conteúdo e também é bastante colorida na parte externa. Os produtos de refurbishment geralmente possuem caixas brancas e simples, com alguns materiais de instrução e com pouquíssimo material gráfico.

Também observe se o número de fábrica presente na caixa coincide com aquele que foi colocado no aparelho. Fique atento a adesivos duvidosos. Se existirem adesivos no lugar de indicação do número, tente retirá-los para descobrir o que estava embaixo. Isso acaba com a probabilidade de ser enganado.

Como saber se a sua câmera Nikon é original - Caixa

Estado do aparelho

A dica mais simples mas também não menos importante é a observação de como se encontra o aparelho. Apesar de parecer simples, cheque com bastante detalhismo o estado da câmera. Marcas de uso como arranhões os desbotamentos são medidas necessárias, tal como a qualidade dos parafusos ou a cor dos números. Produtos originais de fábrica contam com a perfeição em dia e não sofrem pequenos danos ao longo do caminho.

Como saber se a sua câmera Nikon é original - Estado do aparelho

Recondicionada ou original?

Os fatos são os seguintes: apesar de parecerem mais resistentes e duráveis, as câmeras originais podem não trazer o custo benefício mais adequado para você. Se você encontrar máquinas fotográficas recondicionadas pela fábrica da Nikon e o preço for bem abaixo da original, opte pela recondicionada. Você economizará dinheiro e ainda poderá tirar boas fotos com uma câmera semi-original. Porém, se os valores não apresentarem muitas diferenças, faça sua opção na câmera original.

Para saber mais sobre o assunto de câmeras, leia nosso artigo Como usar uma câmera Polaroid.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a sua câmera Nikon é original, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como saber se a sua câmera Nikon é original