Partilhar

Como fazer mandalas

Por Sara Silva. Atualizado: 16 dezembro 2019
Como fazer mandalas
Imagem: belattrix.com.br

As mandalas são diagramas ou formas circulares que, desde o século VIII a.C., estão relacionadas com a meditação, sobretudo no Tibete e no budismo japonês. Elas simbolizam integração, harmonia, fazem circular a energia de determinado espaço e atraem sorte e abundância. O desenho de mandalas se revela uma atividade muito relaxante e benéfica para a saúde, além de estimular a criatividade. Na verdade é bem simples desenhar mandalas, e neste artigo umComo.com.br mostramos-lhe como fazer mandalas para decorar a casa ou para usar como amuleto. Continue lendo e descubra!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como desenhar um carro passo a passo
Passos a seguir:
1

Antes de fazer sua mandala comece por relaxar, de forma a afastar más energias e pensamentos que o deixem estressado e atrapalhem no equilíbrio espiritual. Se achar conveniente, veja como meditar.

2

Pegue em uma folha de papel branco e um compasso e desenhe uma circunferência, pequena ou não, como preferir; o importante é que essa circunferência esteja corretamente desenhada e seja composta por uma linha única.

Como fazer mandalas - Passo 2
Imagem: cresceraaprender4.blogspot.pt
3

Em seguida, ainda com o compasso, crie uma rosácea do seu agrado. Ao desenhar as formas da rosácea você pode sair fora da linha da circunferência, porém não é aconselhado, para manter a forma original da sua mandala.

4

Agora pegue em um lápis de carvão e desenhe elementos no interior da sua mandala. Eles podem ser formas geométricas, flores, o símbolo de yin yang, espirais, o símbolo OM, etc.

Como fazer mandalas - Passo 4
Imagem: br.hellokids.com
5

Enquanto desenha a forma circular da mandala deve ser mantida, sem haver elementos fora dela. Você pode apagar algumas das linhas da rosácea se elas interferirem no seu desenho ou se decidir que não gosta delas na mandala.

6

Além da forma circula, não existem regras na criação de uma mandala, pois o seu desenho é o reflexo do nosso estado de espírito, personalidade e energia. É por essa razão que cada mandala desenhada é única e dotada de uma energia própria.

Como fazer mandalas - Passo 6
Imagem: fazendoanossafesta.com.br
7

Quando tiver desenhado sua mandala, é hora de a colorir, uma etapa tão importante quanto o desenho dela! Você pode optar por colorir sua mandala com as cores que preferir ou usar determinadas cores de acordo com o chakra que pretende alinhar.

8

Para alinhar o chakra Básico, escolha tonalidades vermelhas; para alinhar o chakra umbilical, utilize tonalidades laranjas; para alinhar o chakra do plexo solar, utilize amarelo; para alinhar o chakra cardíaco, utilize tons verdes; para alinhar o chakra laríngeo, utilize tonalidades azuis; para alinhar o chakra frontal, utilize a cor índigo e, por último, para alinhar o chakra coronário, utilize tonalidades violeta.

Como fazer mandalas - Passo 8
Imagem: umbandaeocaminho.blogspot.pt
9

Agora que sua mandala está finalmente pronta, recorte-a com cuidado e cole-a em uma parede, pendure-a ou transporte-a consigo no seu dia-a-dia, por exemplo, na carteira, para usufruir das energias positivas dela.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer mandalas, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário sobre Como fazer mandalas

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Lincoln Reimberg
A mandala trabalha os seguintes aspectos pessoais: físico, emocional e energético. No aspecto físico, promove-se o bem-estar, o relaxamento e a prevenção do estresse. Qualquer pessoa pode se conhecer e se trabalhar com mandalas,a pessoa pode meditar com elas. A mandala irá colocar, de forma sutil, no lugar certo aquilo que se encontra fora de lugar.
João Nozella
Valeu muito. Vou fazer bolsas com mandalas.
Editor umComo.com.br
Oi João! Muito obrigado nós pelo seu comentário :)

Como fazer mandalas
Imagem: belattrix.com.br
Imagem: cresceraaprender4.blogspot.pt
Imagem: br.hellokids.com
Imagem: fazendoanossafesta.com.br
Imagem: umbandaeocaminho.blogspot.pt
1 de 5
Como fazer mandalas

Voltar ao topo da página