Outros Trabalhos manuais com papel

Como fazer um molde de ovo de Páscoa

Como fazer um molde de ovo de Páscoa

Algo que definitivamente não pode faltar na Páscoa são os tradicionais ovos de chocolate, símbolos da data. Existe a possibilidade de comprarmos os ovos já prontos, mas você pode fazê-los facilmente em casa, adaptando tamanho, decoração e sabores de acordo com o gosto de quem irá consumi-los, além de ser uma forma de poupar no orçamento. Ao procurar como fazer estes ovinhos, você com certeza que já se deparou com receitas dizendo que para isso seria necessário um molde para ovos que pode ser encontrado em lojas de doces, supermercados ou na Internet, mas saiba que poderá fazer um molde facilmente se não quiser gastar dinheiro comprando um ou se não o tiver encontrado com facilidade. A Páscoa está chegando e você precisa de uma ajudinha na produção dos seus ovos? Continue lendo este artigo do umCOMO e aprenda conosco como fazer um molde de ovo de Páscoa.

Também lhe pode interessar: Como fazer um rato de papel machê

Índice

  1. Molde de ovos de Páscoa
  2. Como fazer forma de ovo de Páscoa
  3. Como utilizar molde de ovo de Páscoa pronto

Molde de ovos de Páscoa

O método que lhe vamos explicar para fazer o seu molde de ovo de Páscoa é muito semelhante ao de fazer uma máscara para o Carnaval com papel machê, visto que utiliza uma bexiga para dar a curvatura necessária. Pode parecer estranho, mas no final você vai ver como faz todo o sentido e que o resultado será bastante satisfatório. Para fazer o seu molde de ovo você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Folhas de papel jornal;
  • 1 bexiga;
  • Cola branca;
  • Pincel;
  • Papel filme.

Importante: as bexigas poderão ser utilizadas apenas uma vez, sendo assim, compre-as em quantidade suficiente de acordo com o número de ovos que deseja fazer.

Também existem métodos de para fazer forma de ovo de Páscoa com garrafa pet, utilizando o topo curvado das garrafas, entretanto, aqui ensinaremos você a fazer ovo de páscoa feito bexiga e jornal. Se você pretende produzir ovos mais elaborados, seja para vender ou para presentear pessoas queridas, veja também como decorar um ovo de Páscoa.

Como fazer forma de ovo de Páscoa

O primeiro passo para fazer seu molde para ovo de Páscoa será encher preparar o material. Pegue a bexiga e encha-a até obter o tamanho que pretende para o seu molde, lembrando-se de que os ovos de Páscoa têm um tamanho reduzido em relação ao de uma bexiga completamente inflada, por isso, você não precisa enchê-la ao máximo.

Assim que a bexiga estiver pronta e com tamanho estabelecido, comece a cortar as folhas de papel jornal em tiras. As tiras de jornal vão ser coladas sobre a bexiga, por isso, tenha o tamanho do molde como parâmetro para saber a altura e largura das folhas, já que não conseguirão rodear a bexiga caso forem muito grandes. Lembre-se de que folhas de papel são planas e que, quanto maior forem, mais difícil será de encaixá-las na bexiga, já que não conseguirão se adaptar às curvaturas e resultarão em um ovo com formato pouco preciso. Para não correr riscos, o ideal é que as tiras tenham em média 1 centímetro de largura.

Como fazer um molde de ovo de Páscoa - Como fazer forma de ovo de Páscoa

Iniciando o molde de ovo de pascoa

Com tudo pronto, é hora de começar a colar as tiras de papel jornal sobre a bexiga. Misture a cola branca com um pouco de água e mexa até obter uma mistura homogênea. Vá passando a cola branca na superfície da bexiga e colando as várias tiras de jornal, utilizando para isso um pincel para que a cola cubra toda a superfície de forma homogênea, evitando que alguma região fique descoberta. É importante que haja uma quantidade razoável de cola entre a bexiga e a primeira camada de papel pois essa será a camada impermeável pelo chocolate que ficará entre o doce e o jornal.

Quando colar a segunda tira e restantes sobre a bexiga, tente sempre que a segunda tira fique um pouco sobreposta à primeira, isto vai ajudar a criar uma camada um pouco mais resistente.

Cubra toda bexiga com várias tiras de papel jornal, pois esse será o molde que iremos obter para fazer depois os ovos da Páscoa. Quando tiver colado uma primeira camada de tiras de jornal sobre metade da bexiga, aguarde alguns minutos até que a cola seque completamente. É importante que aguarde até a cola esteja complemente seca, caso contrário as tiras de papel poderão se desprender da bexiga.

Como fazer um molde de ovo de Páscoa -

Reforçando o molde de ovo da Páscoa

Após a primeira camada estar seca, seu molde já estará com o formato final e bastará finalizá-lo, reforçando a estrutura para que aguente o peso do chocolate e não desmonte. Para reforçar o molde de ovo, faça uma segunda camada com as tiras de papel jornal seguindo o mesmo procedimento, ou seja, aplicando cola e colocando as tiras de jornal.

Na segunda camada você deverá aplicar as tiras no sentido contrário ao que aplicou as da primeira camada. Se na primeira camada aplicou as tiras na vertical, na segunda deverá aplicá-las na horizontal. Certifique-se que a camada de tiras de jornal ficou uniforme e sem relevos, passo que será importante para garantir um molde uniforme e que deixará seus ovos perfeitos como se tivessem sido feitos em forma comprada já pronta.

Deixe secar a cola completamente e aplique uma terceira camada de tiras de jornal seguindo o mesmo processo, não se esquecendo de novamente inverter o sentido das tiras de papel. Se considerar necessário, você pode ainda adicionar uma quarta camada de tiras de papel, tudo dependerá a consistência final do molde e também de sua finalidade. O molde deve ficar bem duro de forma a conseguir colocar o chocolate no seu interior e este não se desmanchar, principalmente se você fará um ovo recheado, ou seja, com mais peso e que exija uma estrutura forte para aguentá-lo.

Aplique uma última camada de cola para certificar que fica tudo bem colado e para conseguir um resultado mais resistente. Espere aproximadamente 24 horas para se certificar de que a cola estará seca, afinal, o chocolate entrará em contato direto com a cola e acabará sendo contaminado caso a substância ainda estiver um pouco amolecida. Assim que você tiver certeza de que o molde está completamente seco, será hora de abri-lo e utilizá-lo.

Como fazer um molde de ovo de Páscoa -

Finalizando o molde de ovo

Nesse ponto tudo está quase pronto, será apenas necessário tomar algumas medidas de cuidado para abrir o molde igualmente de forma que os dois lados fiquem iguais e que você consiga fechar o ovo feito.

Para abrir o molde do ovo, faça uma linha horizontal com alguma caneta forte que divida o molde em duas partes iguais e, utilizando um estilete, separe ambas partes da outra. Primeiramente faça um furo também horizontal em algum ponto da linha traçada e, então, vá vagarosamente seguindo a reta. Assim que o corte for terminado, você precisará será apenas remover a bexiga do interior.

Como utilizar molde de ovo de Páscoa pronto

Já que seu molde já está pronto, agora é hora de aprender a utilizá-lo. Adquira chocolate em barra, preferencialmente aqueles grandes e feitos justamente para ser utilizados na culinária, já que sairão mais baratos e não causarão problemas no derretimento. Quebre o chocolate em pequenos pedaços e deixe que derretam em banho maria, mexendo de tempos em tempos até que tudo esteja líquido.

Utilizando um pincel feito para cozinha, como os pincéis de silicone, passe cuidadosamente o chocolate no interior do molde de forma a deixar a crosta homogênea. O mesmo pincel pode ser utilizado para mexer o chocolate no processo de derretimento.

Coloque ambos lados da forma na geladeira até que o chocolate endureça e, após, remova o ovo de chocolate da forma. Utilize um isqueiro ou uma faca quente para derreter as bordas de um dos lados, permitindo que grudem assim que endurecerem novamente. Na hora de desenformá-lo, sugerimos as dicas do post que explica como desenformar ovo de Páscoa sem quebrar.

Se tiver dúvidas durante este processo, não deixe de conferir o nosso vídeo sobre como fazer papel machê para máscaras. O processo é semelhante, a diferença é que para o molde ovo você só aplica as tiras de papel até metade da bexiga.

Dica: quando o molde de ovo já estiver bem seco coloque papel filme ao seu redor, desta forma poderá colocar o chocolate no seu interior sem qualquer problema, evitando que o chocolate entre em contato direto com a forma, já que será feita de papel e cola. Antes de utilizar o seu molde de ovo da Páscoa caseiro, é recomendável que o deixe arejar um pouco para não ficar cheirando tanto a cola branca.

Agora que já tem o seu molde de ovo de Páscoa pronto, não deixe de conferir as nossas receitas de ovos da Páscoa:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um molde de ovo de Páscoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Vídeos relacionados com Como fazer um molde de ovo de Páscoa

1 de 3
Vídeos relacionados com Como fazer um molde de ovo de Páscoa

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Bruna
Oiee Um Como, Nossa que interessante esse molde, será que fica bom?
Rosangela
Parabéns! Gostei muito do artigo. Vou usar com os meus alunos.
Editor umComo.com.br
Oi Rosangela! Que bom que gostou do artigo :) Depois conte como correu!
1 de 4
Como fazer um molde de ovo de Páscoa