Otros Design gráfico e impressão

Como fazer um moodboard

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. Atualizado: 17 maio 2023
Como fazer um moodboard

Você já ouviu falar no moodboard? A ferramenta é muito popular entre as profissões criativas, como design gráfico, comunicação e moda. Em suma, um moodboard, ou "quadro de humor", como é traduzida a expressão em português, nada mais é do que uma espécie de mural formado por vários elementos visuais - como fotos, ilustrações, vídeos, cores e texturas - que ilustram a essência de uma marca ou projeto.

Também conhecido como painel semântico, graças à sua capacidade de conectar ideias de um mesmo campo de sentido, o moodboard é uma excelente forma de estimular a criatividade e impulsionar o desenvolvimento de ideias. Por isso, se você gostou da ideia e quer fazer um mural como esse para dar sentido visual a um projeto, continue lendo este artigo. Vamos te ensinar como fazer um moodboard do zero, seja no papel ou através de ferramentas online.

Também lhe pode interessar: Como fazer papel timbrado

Índice

  1. Moodboard: o que é
  2. Para que serve um moodboard
  3. Como fazer um moodboard
  4. Como fazer um moodboard online
  5. Benefícios de fazer um moodboard

Moodboard: o que é

Como mencionamos anteriormente, um moodboard é uma ferramenta muito útil nas primeiras etapas de concepção de um projeto criativo: uma marca, produto, peça de roupa ou de design, por exemplo. Ele é usado no dia a dia de uma variedade de profissões como designers gráficos, designers de interiores, estilistas, publicitários, fotógrafos e arquitetos.

A ideia do moodboard é ser uma espécie de colagem com vários elementos visuais que servem de inspiração para a criação de um novo projeto. Como o próprio nome diz, o "mural" ou "quadro" do humor ajuda a dar o tom de um determinado conceito e guia o trabalho do profissional até o resultado final, reunindo vários elementos que servem de base para a concepção do projeto.

Para além disso, o moodboard também é uma forma divertida de mostrar a estética que o profissional deseja aplicar em um novo projeto, servindo como uma ponte entre uma ideia inicial abstrata e um primeiro rascunho concreto.

Para que serve um moodboard

Você pode estar se perguntando "para que serve um moodboard" ou então "quais são aplicações de um moodboard no dia a dia das áreas criativas". A seguir, listamos alguns momentos em que a criação de um quadro de humor, ou painel semântico, pode ser muito benéfica:

  • Ajudar na definição do estilo de um projeto
  • Definir a paleta de cores usada por uma marca
  • Pensar no resultado final de um ensaio fotográfico
  • Escolher os objetos de decoração de um projeto de design de interiores
  • Criar um estilo próprio para um projeto de arquitetura
  • Planejar a decoração de um grande evento, como um casamento ou festa de formatura

Como fazer um moodboard

Agora que você já sabe o que é um moodboard e para que ele serve, chegou a hora de entender como fazer um moodboard e colocar suas ideias em prática. É possível fazer moodboards tanto em formato físico, através de recortes de revistas e jornais, impressões, colagens, pedaços de tecido e desenhos, como on-line.

Você pode reunir o material para o seu moodboard de diversas formas: seja recortando de revistas e jornais, imprimindo fotos da internet ou criando um desenho que represente a essência do seu projeto. A junção de todos esses materiais será o seu quadro de humor.

Passo a passo para fazer um moodboard

1. Faça um brainstorm

Junte-se com a sua equipe e pense no projeto que quer montar no seu moodboard para definir os elementos que representam a essência do serviço, produto ou marca que precisa desenvolver. Uma boa ideia é começar pensando em palavras-chave. Se está montando um projeto arquitetônico, por exemplo, pense no estilo que o projeto deve passar, como modernista, clássico ou minimalista.

Como fazer um moodboard - Como fazer um moodboard

2. Selecione o material desejado para compor o moodboard

Trabalhe com cores, texturas, fotos, tipografias e ilustrações.

3. Reúna o material em uma superfície plana

Pode ser uma mesa, um quadro branco, uma cartolina ou um mural. Faça a montagem do material de acordo com o formato que mais combinar com o projeto.

Como fazer um moodboard -

4. Revisão e ajustes

Depois juntar todos os elementos do seu moodboard, revise com atenção para formar a versão final, pensando nos elementos que mais fazem sentido com a ideia central que você quer passar através do quadro.

Como fazer um moodboard online

Além do moodboard tradicional feito com papel e materiais físicos, um formato que tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos é o moodboard digital. Ele é prático, fácil de compartilhar entre pessoas da mesma equipe e com o cliente, além de suportar outros formatos que enriquecem o trabalho, como vídeos e GIFs. O moodboard on-line ainda traz a vantagem de permitir que várias pessoas da mesma equipe editem o quadro ao mesmo tempo, facilitando o trabalho colaborativo.

Se quiser saber como fazer um moodboard online, você pode seguir o mesmo passo a passo que explicamos acima. A diferença é que você vai precisar de uma plataforma específica que te ajude a construir o quadro digital. Confira a seguir algumas opções:

  1. Canva: um programa gratuito de design on-line que oferece vários templates para uso pessoal e empresarial, desde currículos até cartões de visita e moodboards. Ele tem uma interface simples e fácil de usar e permite usar ilustrações da própria plataforma ou adicionar outros arquivos pré-existentes, como imagens, fotos, vídeos e GIFs.
  2. Pinterest: é a rede social perfeita para se inspirar e recolher material que dá o tom e o estilo do seu projeto. É ótimo para descobrir novas fotos e ilustrações, além de buscar inspiração no formato de moodboards e outros templates. É fácil de usar e permite reunir suas imagens favoritas em pastas de acordo com o tema.
  3. Milanote: a ferramenta ideal para organizar projetos criativos no navegador. Nela, é possível adicionar imagens, vídeos, GIFs, tipografias e adicionar notas para explicar aos outros membros da equipe o seu pensamento ao adicionar determinado elemento.

Benefícios de fazer um moodboard

São inúmeros os benefícios de fazer um moodboard, principalmente quando você está trabalhando em um projeto junto a um grupo de pessoas. A ferramenta é perfeita para a junção de ideias de diferentes pessoas de uma mesma equipe. Todos podem editar o quadro, acrescentando ou retirando elementos e dando o tom ao projeto de acordo com as opiniões de cada um.

Ao final da etapa de construção do quadro, é possível prever exatamente qual será a essência do produto ou serviço final. Por isso, o moodboard é uma excelente forma de explorar a criatividade e criar um projeto final redondo e coerente.

Se gostou deste artigo, você também pode se interessar por: Como ser mais criativo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um moodboard, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Bibliografia
  • CANVA. How to create a beautiful moodboard. Disponível em: <https://www.canva.com/learn/make-a-mood-board/> Acesso em: 11 de fevereiro de 2022
  • MILANOTE. How to make a moodboard in 10 easy steps. Disponível em: <https://milanote.com/guide/create-better-moodboards> Acesso em: 11 de fevereiro de 2022
  • BUSINESS INSIDER. How to make and use an online mood board with Pinterest or Canva. Disponível em: <https://www.businessinsider.com/mood-board> Acesso em: 11 de fevereiro de 2022
  • MASTERCLASS. How to make a moodboard: step-by-step guide. Disponível em: <https://www.masterclass.com/articles/how-to-make-a-moodboard-step-by-step-guide> Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como fazer um moodboard