Tipografia

Como fazer papel timbrado

Aline Rizzato
Por Aline Rizzato. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer papel timbrado

Para que os documentos e papéis da sua empresa sejam mais profissionais e transpareçam maior credibilidade é importante que utilizar sempre a marca da empresa impressa no papel. E para que isso não tome muito tempo e dinheiro procurando uma gráfica especializada, é possível fazê-lo utilizando o Microsoft Word, um programa que pertence ao pacote Office da Microsoft. Com o programa já instalado em seu computador ou notebook é hora de começar a fazer o seu papel timbrado.

Também lhe pode interessar: Como fazer um moodboard

Passos a seguir:

1

Primeiro é importante escolher o modelo de papel timbrado que mais te agrada. Isso pode ser feito em alguns sites na internet que disponibilizam modelos profissionais e gratuitos ou no próprio word.

Caso esteja procurando no word, vá até o menu, clique em “novo”, selecione a categoria “papel timbrado” e escolha o mais apropriado para a sua empresa. Se estiver em algum site é indicado seguir o modelo “business” ou em português “negócios”, que as opções irão aparecer em maior quantidade.

2

Depois de decidir o modelo, é hora de fazer download do arquivo. No word ou em qualquer outro site que esteja, é necessário completar esse procedimento. O modelo escolhido irá aparecer em uma pequena prévia numa nova janela, agora é só clicar em download.

O modelo baixado estará disponível na pasta “Downloads” como pasta compactada. Para extrair os arquivos é indispensável ter no computador o programa WinRar. Com ele, todos os downloads feitos que estejam compactados, serão abertos normalmente. Mas atenção, não baixe esse programa de qualquer lugar, vá até o site oficial do WinRar e baixe o programa autêntico. Versões de outros sites de downloads podem vir com vírus e outros programas que causarão problemas em seu computador. Fique atento!

3

Depois de extrair a pasta, o arquivo estará disponível em ordem alfabética no word. Abra o programa e comece a personalizar o seu papel timbrado.

É primordial que as informações e o logotipo da sua empresa estejam atualizados. Caso contrário, atualize-os primeiro para depois começar a personalizar o papel.

Coloque as informações de contato no canto superior esquerdo. Feito isso, o seu papel timbrado estará pronto para ser impresso.

4

Caso você já tenha o modelo e queira apenas inserir no papel, é possível fazer também no word. Primeiro escolha a opção “editar cabeçalho” no final da lista do menu. Digite os dados da empresa como: nome, telefone, endereço, e-mail e website. Ajuste as fontes, tamanho e cores mas sem perder a característica da empresa. Atenção! Os números de telefone devem ser duas vezes menores que os demais, mas sem ficar com a cor nem a fonte diferente.

Para adicionar o logotipo ao cabeçalho basta clicar em “Imagem” na aba inserir, insira a cópia original do seu logotipo nos formatos .jpg, .png ou .bmp.

5

Ajuste o tamanho do seu logotipo, passa o cursor sobre um dos cantos do logotipo. O cursor deve alterar para um cursor de Redimensionamento Diagonal. Clique e arraste para aumentar ou diminuir. O logotipo deve estar de acordo com o tamanho do papel, deve estar proporcional.

Coloque o logotipo no canto superior direito clicando e arrastando ao local apropriado e por fim insira o slogan no rodapé, clicando na caixa de seleção na opção “Rodapé”, clique na opção de texto centralizado e digite o slogan para finalizar. Depois é só imprimir que o seu papel timbrado está pronto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer papel timbrado, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer papel timbrado