Outros Tapeçaria, cortinas e roupa de cama

Como fazer um tapete tipo medusa

Como fazer um tapete tipo medusa

Os tapetes macios e fofinhos, cheios de fios, são os preferidos de quem deseja decorar a sua casa com muito conforto, inclusive, o quarto das crianças. Embora sejam encontrados em diferentes cores e formatos em lojas, é possível fazer o seu próprio de maneira simples e fácil. Veja como fazer um tapete tipo medusa com as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma cauda de sereia para dormir

Passos a seguir:

1

O tapete tipo medusa possui vários outros nomes, como tapete espaguete, macarrão, amarradinho e tapete de ponto Esmirna. Embora possa ser encontrado de diferentes tecidos, como de lã, hoje em dia, as pessoas preferem os modelos antialérgicos e, nesse caso, tecidos como a lycra e o suplex, que são relativamente semelhantes, são os mais procurados. Além disso, esses tecidos, por serem mais esticáveis, tornam-se as melhores opções para manusear as tiras usadas para fazer um tapete tipo medusa.

2

Além do tecido é preciso ter uma tela antiderrapante ou uma talagarça. O melhor é que ela tenha acabamento, para que o tapete depois de pronto se torne mais durável, já que pode ser lavado à mão. É possível adquirir as telas prontas, em diferentes tamanhos e formatos, como de coração, flor, triângulo, etc, com a vantagem de já terem o acabamento. Porém, as telas também são vendidas a metro e, assim, é possível fazer o tapete tipo medusa do tamanho desejado.

3

Já as tiras que vão dar ao tapete o efeito de medusa, espaguete ou macarrão e que devem ser amarradas à tela podem ser adquiridas prontas em lojas que vendem material para artesanato. O produto é vendido a granel em diferentes cores e costuma ser de suplex, sendo necessário apenas cortar as tiras do tamanho que se deseja dar aos espaguetes do tapete. Quem prefere pode comprar um pedaço grande de tecido lycra da cor que deseja dar ao tapete e fazer com uma tesoura uma por uma das tiras e depois cortar em tamanhos menores, as quais podem ter em torno de 30 cm.

4

O tapete tipo medusa pode ser confeccionado na sua cor preferida podendo ter mais de uma cor, sendo necessário somente comprar tiras de diferentes tons. Uma dica para o acabamento ficar mais bonito é comprar uma tinta de tecido da cor predominante das tiras para pintar a tela, que costuma ser bege e, por isso, vai causar contraste com a cor do tapete. A pintura deve ser feita antes de começar a confeccionar o tapete. Aguarde o tempo necessário para secar e depois já é possível colocar a mão na massa.

5

Para fazer o tapete tipo medusa propriamente dito, existem técnicas diferentes. Quem comprou as tiras de suplex deve amarrar cada pedaço, um por um, à mão nos buraquinhos da tela. Para tanto, não é preciso nem um tipo de acessório, como agulha de crochê. Basta passar a tira pelo buraquinho e fazer um nó simples bem firme. Já quem fez as tiras a partir da lycra pode usar uma agulha Esmirna para fazer o nó nos buraquinhos. Dessa forma, recomenda-se dar um espaço de dois buraquinhos entre os nós.

6

Se gostou deste artigo, então não deixe de conferir também estes que temos para si para fazer tapetes:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um tapete tipo medusa, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
Darci Marques Ferreira
Quero aprender a fazer o tapete medusa
A sua avaliação:
marcia
bom dia gostei das dicas porem na minha opiniao nao ficou tao exclarecio sobre o modo de fazer ,aonde encontra os materiais ,e as telas qual seria a melhor mesmo pq vc diz que pode lavar
Dinorah Farias dos Santos
Quero Aprender a fazer os tapetes meduzacomo a gente pode adquirir omaterial
ANA MARIA CIRINO
onde eu compro os materiais, ja faço tapetes de talagarça com barbante.
A sua avaliação:
Adriana Pessoa
Olá! Gostei muito da informação a respeito do tapete medusa, pois tinha curiosidade a respeito do material de que era confeccionado.
Editor umComo.com.br
Oi Adriana! Valeu pelo comentário :) Continue nos acompanhando!
A sua avaliação:
Ana Paula de Freitas Galo
Quero saber passo a passo como fazer tapetes Medusa?
Editor umComo.com.br
Oi Ana Paula! Por favor, siga as instruções do texto.
NAIR LUZIA MENEGHIM
gostaria de saber como comprar essas tiras, pois quero trabalhar direcionado `a bebes.
Tâmara Regina Moreira Saraiva Bacurau
Agora estou pretendendo me aperfeiçoar em confeccionar tapetes, almofadas, jogos de banheiro , gostei das explicações,vou me aprofundar mais para que possa iniciar o trabalho de confecção, Boa noite
Editor umComo.com.br
Oi Tâmara! Que bom que gostou das dicas :) Continue acompanhando nossos artigos!
Elizabeth Machado Riccio
Onde comprar o material para confeccionar o tapete tipo medusa? Procurei na minha cidade e não encontrei.
Ana Rita Pinto da Silva
Quero participar do curso para confecção dos Tapetes Medusa.
suzana
adorei
Editor umComo.com.br
Oi Suzana! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
REGILDA BANDEIRA PRIMO
ONDE ENCONTRAR TODO MATERIAL;
InêsConceição Corrêa Ramos
São lindos os tapetes medusa,quero aprender a fazer.
A sua avaliação:
maite
aqui en salvador de bahia no acho material para fazer tapete madusa
A sua avaliação:
aparecida ribeiro
eu quero aprender a fazer o tapete medusa
A sua avaliação:
Rita
Desejo informações completa de como fazer tapete medusa
ivonete ventura silva cruz
adoro fazer trabalhos artesanais , ja faço trico croche tear.... agora vou fazer esse de medusa pra ver como fica obrigado pela dica.
Editor umComo.com.br
Oi Ivonete! Espero que consiga fazer! Obrigada pelo seu comentário e pode conferir mais trabalhos manuais aqui: http://artes.umcomo.com.br/trabalhos-manuais/
Como fazer um tapete tipo medusa