Colchas

Como fazer uma colcha de retalhos

Como fazer uma colcha de retalhos
Imagem: houseandhome.com

Durante o século XVIII, a colcha de retalhos era usada por muitas famílias carentes e de escravos, que precisavam de algo quente para os proteger do frio. Assim, emendavam vários pedaços de diferentes tecidos que sobravam de outros trabalhos e faziam uma colcha. Ainda hoje, esta peça é usada por algumas famílias e tornou-se numa forma artística, ganhando cada vez mais popularidade. Hoje em dia, esta técnica tem o nome de patchwork e estas colchas são elaboradas com desenhos e os seus retalhos já têm formas mais elaboradas e bonitas. Se tiver habilidades de costura, com certeza que achará divertido aprender a fazer estas colchas. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como fazer uma colcha de retalhos.

Vai precisar de:

  • Pedaços de tecido
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Régua
  • Linhas
  • Agulha
  • Máquina de costura
Também lhe pode interessar: Como fazer uma cauda de sereia para dormir

Passos a seguir:

1

Escolher o tecido. Em primeiro lugar, deverá começar por escolher o tecido da sua preferência. Poderá aproveitar peças de roupa, fronhas, cortinas ou até comprar tecido. Encontrará à venda uma vasta variedade de tecidos, com diferentes desenhos e cores. Escolha as cores que juntas mais lhe agradem.

2

Escolher o tamanho e unir. De seguida, deverá determinar qual o tamanho que pretende que a sua colcha tenha, se quer uma colcha para uma cama de casal, de solteiro ou de outra medida qualquer. Depois, deverá escolher o tamanho dos pedaços de tecido a serem utilizados. É preferível que os pedaços de tecido tenham todos o mesmo tamanho e formato, pois assim facilitará a união entre eles e a finalização do trabalho. Antes de começar a unir os pedaços, pode formar a colcha no chão com os pedaços de tecido e jogar com os diferentes pedaços até ter o desenho que pretender. Lembre-se que é essencial lavar os pedaços de tecido antes de os começar a unir, pois o tecido que nunca foi lavado poderá largar tinta e manchar os outros pedaços de tecido quando estiverem todos costurados. No fim da lavagem, também deverá passar a ferro todos os pedaços de tecido, para ser mais fácil de trabalhar com eles.

3

Alinhavar os pedaços de tecido. Após unir cada pedaço, é necessário alinhavar a colcha a um lençol ou a um tecido macio, que tenha o mesmo tamanho para dar acabamento, esconder o lado avesso da união dos tecidos e para dar um toque com o corpo mais suave. Deverá estender a colcha do avesso no chão e colocar por cima o lençol. De seguida, deverá prender alguns pontos com um alfinete para que as partes não se separem enquanto estiver a alinhavar. Depois de prender com o alfinete, corte os excessos do lençol que pretender. Tente alinhavar também no meio da colcha, é recomendável alinhavar em zig zag ou apenas em linhas retas para que as camadas fiquem bem presas umas às outras.

4

Costurar a colcha. Depois da colcha estar toda alinhava, costure a colcha à máquina ou à mão, como preferir. Retire os alfinetes e os pontos de alinhavo com uma tesoura. Por fim, passe a colcha a ferro para assentar as costuras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma colcha de retalhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos

  • Dependendo do tipo de utilização que queira dar à colcha, para decoração ou para aquecer, poderá utilizar diferentes tipos de materiais.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Elisângela sena Rodrigues
Estou desempregada e quero fazer colchas de retalhos prara vender.
Lucia
Acessando este site tenho feito colchas de cama .Não são como as que são feitas por vocês, mais eu fico satisfeita, mesmo vendo as imperfeições.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucia, que bom saber isso. Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Nilde Mendes
Quero aprender fazer com tecnica colcha de retalhos para aumentar minha renda´quero ajudar meu esposo no orçamento mensal. Obrigado.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Nilde, então siga os nossos passos e comece já praticando ;)
antonia leandra
gostei muito pois esse tipo de trabalho é criativo gosto de fazer.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Antonia, muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Se gosta de fazer artesanato, explore um pouco a nossa categoria de artesanato: http://artes.umcomo.com.br/arte-e-artesanato/ Vai encontrar ideias muito bonitas :)
Imagem: houseandhome.com
Como fazer uma colcha de retalhos