PARTILHAR

Como reaproveitar roupas velhas

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. 12 abril 2017
Como reaproveitar roupas velhas

Na hora de fazer uma arrumação do armário, todo o mundo acaba jogando peças fora ou doando, quer seja por estarem estragadas, por já não servirem ou por estarem fora de moda. Contudo, é possível arranjar solução para estas peças e transformá-las em objetos originais e interessantes! Reaproveitar tecidos não só dá uma nova vida às roupas, como também é uma técnica super ecológica que evita o desperdício. Os tecidos passam por processos químicos para ganharem uma determinada cor ou textura e acabam por ser jogados em aterros sanitários, contaminando os lençóis freáticos e o solo. Uma jeito super consciente de prevenir esta situação passa por reaproveitar as peças, diminuindo a quantidade descartada. Se você está interessado em fazer o melhor para a sua carteira e para o seu planeta, continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra como reaproveitar roupas velhas com originalidade e requinte!

Também lhe pode interessar: Como reaproveitar garrafas na decoração

Cabides encapados

Uma das melhores técnicas para reaproveitar roupas velhas passa por encapar os cabides com tecido. Você pode fazer isto com retalhos e, mesmo que todos sejam de estampas e cores diferentes, o resultado ficará igualmente legal! Além de deixarem o seu armário mais bonito e alegre, os cabidos encapados ajudam a segurar as roupas que você pendura pois têm ação antiderrapante!

Confira como fazer cabides decorados nesse outro artigo do umCOMO.

Como reaproveitar roupas velhas - Cabides encapados

Cama para o cachorro

Outra técnica super fofa para evitar o desperdício de roupas usadas é fazer uma cama para o seu cachorro. Se o sue pet está precisando de um novo sítio para dormir, saiba que uma camiseta velha pode ser a solução! O resultado é bem delicado e você pode escolher a estampa e a cor da peça usada para combinar com a decoração da casa.

Quer saber como fazer uma cama para cachorros? Confira o passo a passo aqui!

Como reaproveitar roupas velhas - Cama para o cachorro
Imagem: stories.barkpost.com

Puff

Se algum cômodo está precisando de um novo sítio para sentar, porque não apostar num puff feito em casa? As peças costumam ser super caras e você pode usar métodos diferentes para decorar qualquer espaço sem jogar grana fora. As roupas velhas podem ser usadas para fazer um forro da sua preferência e inovar na decoração.

Descubra como fazer um puff caseiro com esses dois artigos:

Como reaproveitar roupas velhas - Puff

Colcha

As colchas de retalhos foram criadas por famílias carentes que precisavam de uma solução para se proteger do frio. Hoje em dia, elas são um acessório super in para o seu quarto que, além de manter você bem quentinho durante a noite, cria um efeito bem bacana na decoração! Se você está sentindo a vibe artística, use as suas roupas velhas para decorar a sua cama!

Quer saber como fazer uma colcha de retalhos? Acesse essas dicas!

Como reaproveitar roupas velhas - Colcha

Tapete

Uma das melhores técnicas para reaproveitar roupas velhas passa por criar um tapete de retalhos, uma técnica colorida e bem simples perfeita para manter seus pés quentinhos e sua casa bonita. Reúna as peças do seu armário, corte em retalhos e mãos à obra!

Não sabe como fazer tapete de retalhos? Confira o passo a passo do umCOMO!

Como reaproveitar roupas velhas - Tapete
Imagem: decoracaoeplanejamento.com

Capa de almofada

Quer dar uma turbinada nas almofadas ou inovar na decoração? Reaproveite as roupas velhas para fazer capas de almofada removíveis e mudar o aspeto da sua casa! Acredite que é bem mais simples do que parece, produzindo um resultado espetacular.

Para saber como fazer uma capa de almofada, consulte esse artigo.

Como reaproveitar roupas velhas - Capa de almofada
Imagem: sew4home.com

Bolsa de tecido

As bolsas de tecido são perfeitas para ir no mercado, para guardar objetos de cozinha ou até frutas e legumes. Contudo, você pode até fazer uma bolsa personalizada para usar no dia a dia! Além de ecológicas, elas são perfeitas para reaproveitar roupas velhas.

Para saber como fazer uma bolsa de tecido, acesse esse passo a passo.

Como reaproveitar roupas velhas - Bolsa de tecido
Imagem: mommypotamus.com

Quadros

Os quadros de tecido são uma peça de decoração moderna que muita gente está comprando ultimamente. Contudo, você pode fazer o último grito da decoração de interiores em sua casa e reciclar suas roupas velhas, além de poupar uma boa grana na compra desse item. Misture estampas de camisas e camisetas, o resultado é muito requintado!

Não tem ideia de como fazer quadros de tecido? Dê uma olhada nesse artigo!

Como reaproveitar roupas velhas - Quadros
Imagem: mytechref.com

Necessaire

Para que as suas viagens tenham ainda mais classe e originalidade, você pode fazer um necessaire em tecido usando os retalhos das suas roupas velhas. Esse acessório indispensável vai ficar ainda mais legal com aquela blusa com a estampa maravilhosa que, por algum motivo, você já não usa.

Quer saber como fazer um necessaire em tecido? Descubra o passo a passo e mãos à obra!

Como reaproveitar roupas velhas - Necessaire
Imagem: nonreflecting56.rssing.com

Capa para celular

Outra opção original e ecológica para reaproveitar roupas velhas é a capa de celular em tecido. Esse objeto super útil e imprescindível é perfeito para proteger o dispositivo das agressões da sua mala e das quedas imprevistas. Evite os riscos e os machucados digitais com uma capa personalizada!

Mas, como fazer uma capa para celular em tecido? Basta acessar esse artigo e ler o passo a passo.

Como reaproveitar roupas velhas - Capa para celular
Imagem: whileshewassleeping.com

Fuxico

Sabe aquelas florzinhas de tecido que você vê em caminhos de mesa, camisetas, almofadas e muitos outros sítios? Elas podem ser a solução para reaproveitar roupas velhas! O fuxico pode ser usado para decorar qualquer e uma boa maneira de dar uma nova vida às roupas que você já não usa.

Confira como fazer fuxico com essas dicas do umCOMO!

Como reaproveitar roupas velhas - Fuxico

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reaproveitar roupas velhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Marcia
Não seria melhor doar as roupas? num pais onde tantos não tem nada uma peça de roupa mesmo usada faria grande diferença.
Como reaproveitar roupas velhas
Imagem: stories.barkpost.com
Imagem: decoracaoeplanejamento.com
Imagem: sew4home.com
Imagem: mommypotamus.com
Imagem: mytechref.com
Imagem: nonreflecting56.rssing.com
Imagem: whileshewassleeping.com
1 de 12
Como reaproveitar roupas velhas

Voltar ao topo da página ↑