Partilhar

Como fazer uma luminária com garrafas

 
Por Nelson Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma luminária com garrafas

Adira à decoração reciclada! Cada vez há mais pessoas que optam por reaproveitar objetos que não usam ou que terminaram a sua vida útil de modo a dar-lhes um novo uso a nível estético, para que a sua casa adquira uma luz própria. No caso das garrafas de vidro, que podem ser usadas para outras funções como apenas conter líquidos no seu interior, agora convertem-se em luminárias, em porta-retratos, em floreiras, etc. Neste artigo do umComo vamos mostrar-lhe de forma específica como fazer uma luminária com garrafas, dando-lhe diferentes opções que podem encaixar perfeitamente na decoração do seu lar. Uma forma prática e criativa de dar um novo toque à sua casa!

Também lhe pode interessar: Como fazer luminária com garrafa pet
Passos a seguir:
1

Antes de começar a contar-lhe como fazer luminárias com garrafas devo dize-lhe que algumas das opções que lhe damos devem ser supervisionadas por adultos e pessoas com conhecimentos de bricolage, mais precisamente no caso de ter de cortar a garrafa, é importante saber usar as ferramentas para cortar e furar as garrafas, tal como lhe mostramos no nosso artigo sobre como cortar garrafas de vidro que recomendo que leia.

2

Comecemos com uma ideia muito fácil e cujo resultado é fantástico. Trata-se de aproveitar toda a garrafa, ou seja, não tem que cortá-la nem realizar operações complicadas de bricolage. Só tem que escolher um poema, uma carta, uma proza ou uma imagem que queira colocar no seu interior. Como pode ver na imagem, com a luz que colocamos no interior da garrafa ressaltamos o seu conteúdo e, assim sendo, recomenda-se que seja um texto ou imagem que você goste.

Para fazer esta luminária só tem que comprar uns suportes para sustentar a garrafa de forma horizontal, embora, se preferir, também pode colocá-la na vertical e evitar este passo, como preferir. Em seguida, deverá colocar, com a ajuda de umas pinças compridas, o poema que escolher. Deve ser introduzido pela boca da garrafa dobrado e, já no interior, deve desdobrá-lo com as pinças.

Para terminar, terá que colocar a lâmpada no seu interior, para que caiba, recomenda-se que vá a uma loja de ferragens ou loja especializada e compre uma lâmpada plana e pequena que possa ser introduzida na perfeição. Outra opção é usar luzes LED que não precisam de casquilho e também podem ser usadas neste trabalho manual.

Como fazer uma luminária com garrafas - Passo 2
3

A próxima ideia de luminária que lhe mostro é um pouco mais complicada de realizar que a anterior, mas o resultado, como vê, é espetacular. Neste caso, recomenda-se usar uma garrafa de vidro opaco ou de uma determinada cor (de vinho tinto, por exemplo, é também uma boa opção) para que assim, ofereça um ambiente acolhedor.

Neste caso temos que cortar a base da garrafa para que a iluminação seja maior e para poder colocar a lâmpada. Terá que pendurar a garrafa no teto, depois, simplesmente terá que introduzir a lâmpada por baixo e enroscá-la, conseguindo assim o resultado da imagem.

Como fazer uma luminária com garrafas - Passo 3
4

Agora proponho-lhe outra luminária com garrafas que é um conjunto mais elaborado que a opção anterior, mas cujo resultado é impressionante. Para levar a cabo este artesanato precisará dos seguintes materiais:

  • 3 garrafas de vidro
  • 3 lâmpadas
  • Cortador de vidro
  • Arame para decorar

A primeira coisa a fazer será cortar as garrafas de vidro ao meio para que fiquem abertas e, desse modo, a luz chegue a mais espaços da casa. Esta luminária é perfeita para colocar em cima da mesa da sala ou em um espaço onde se costume reunir com amigos, isto porque oferece uma grande iluminação e um resultado muito chamativo.

Depois de cortar as garrafas deve decorar o exterior com arame. A ideia é envolver a garrafa com arame de maneira a criar várias formas até chegar à boca da garrafa. Neste passo pode soltar a sua criatividade como quiser! Para terminar, terá que pendurar as garrafas no teto e enroscar a lâmpada por baixo para que a possa introduzir sem nenhum problema. E já está!

Como fazer uma luminária com garrafas - Passo 4
5

Se preferir ideias mais fáceis de fazer a opção que lhe proponho em seguida é a que melhor se adapta a si. Trata-se de usar duas garrafas com tonalidades diferentes (ou iguais, como preferir) e colocar os casquilhos na boca da garrafa. Não tem problema se o cabo ficar à vista, pelo contrário, esta luminária dará um toque mais industrial à sua casa, uma estética muito atual e perfeita para espaços como escritórios ou salões.

Como fazer uma luminária com garrafas - Passo 5
6

E para finalizar em beleza e com simplicidade a decoração reciclada, proponho que faça uma lâmpada usando uma garrafa de vidro que seja opaca ou escura, para introduzir no seu interior luzes LED (como as que usamos para as decorações natalinas) procurando que hajam muitas luzinhas no seu interior. Desse modo irá iluminar uma zona concreta com um tom muito suave e sutil.

O melhor deste tipo de luzes é que, em alguns casos, trazem uma bateria e, assim sendo, não tem que ligá-las à corrente. Mas, caso as que comprar precisam de eletricidade, o ideal é passar o cabo por trás da garrafa e colá-lo com fita adesiva para que não se veja muito. Fácil, não é?

Se ainda ficou com dúvida veja o vídeo que fizemos em que lhe mostramos como fazer uma luminária com garrafa de vidro.

Como fazer uma luminária com garrafas - Passo 6
7

Estas são algumas ideias que lhe oferecemos no umComo para que possa reaproveitar garrafas, mas temos muito mais! Se quiser ver mais ideias leia o nosso artigo sobre como decorar com garrafas de vidro, onde poderá encontrar ideias para fazer floreiras, porta-retratos ou utensílios de banho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma luminária com garrafas, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Como fazer uma luminária com garrafas

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer uma luminária com garrafas
1 de 6
Como fazer uma luminária com garrafas

Voltar ao topo da página