menu
Partilhar

O que é origami

Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 14 janeiro 2022
O que é origami

A cultura japonesa exportou algumas de suas artes e tradições mais notáveis ​​para o mundo. Uma delas é o origami, também conhecido como papiroflexia. É uma forma de se entreter nos momentos de lazer, valorizando o lado mais criativo de uma pessoa. Qualquer indivíduo pode obter grandes benefícios de sua prática, embora seja especialmente recomendado para crianças.

Ainda que possa ser mais complicado do que parece à primeira vista, as novas tecnologias e a Internet são fontes muito válidas para aprender exemplos de origami e fazê-los manualmente. Do que se trata realmente? Quais são suas principais contribuições para o ser humano? Para descobrir o que é origami, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma pomba de origami

O que é origami

O origami também é conhecido como papiroflexia e é um conjunto de técnicas pelas quais são feitas figuras de papel. Essas figuras são feitas dobrando o papel, sem o uso de cola e sem nenhum tipo de corte.

Vindo do Japão, o origami se torna uma atividade perfeita para o entretenimento. Contém uma série de benefícios para todas as pessoas, embora sua influência seja ainda maior nas crianças. A coordenação entre olhos e mãos, estímulos criativos e uma melhora na compreensão matemática graças à geometria são as contribuições mais importantes.

O que significa origami

Papel dobrável é o significado literal da palavra origami. Em seus primórdios, foi considerada um passatempo exclusivo para a nobreza e famílias mais ricas devido ao alto custo econômico do papel.

Para desenvolver as habilidades artísticas das crianças, ensiná-las a fazer figuras de papel é um bom método. Essa atividade manual acelera a maturação do cérebro das crianças porque envolve coordenação e requer o uso de ambos os hemisférios cerebrais.

Em suma, o origami supõe um trabalho ativo de nossas habilidades, assim como escrever à mão.

Para que serve o origami

O origami tem muitos benefícios para as crianças e também para os mais velhos, como os seguintes:

  • Desenvolvimento de destreza manual, bem como a coordenação entre mãos e olhos. A tentativa de criar figuras perfeitas exige fazer dobras com precisão e cuidado. Também ajuda a melhorar outros fatores, como a atenção.
  • Estimula a imaginação. As crianças têm a possibilidade de fazer os seus próprios desenhos em origami, criando assim novas figuras. Assim, sua capacidade de imaginar e visualizar é aumentada.
  • Melhora a memória porque exige a contagem das dobras feitas, bem como das que devem ser feitas posteriormente.
  • Desenvolvimento de perseverança e paciência. As crianças entendem que são necessárias várias tentativas até acertar as formas. Conseguem aprender com todos os erros, aspecto que será muito útil ao longo da vida.
  • Contribui para a compreensão de conceitos espaciais, como acima, abaixo, atrás e à frente.
  • Desenvolvimento da concentração mental e visual mantendo o foco em fazer uma figura de origami.
  • Ajuda a relaxar as crianças e os mais velhos, pois os faz esquecer situações estressantes ou os medos que sentem em alguns contextos. É um ótimo hobby.
  • A autoestima é reforçada. Cada figura feita corretamente e cada sucesso alcançado é uma motivação, um sucesso para as crianças. Dessa forma, eles vão querer continuar aprendendo e testando.
  • É um grande estímulo e uma atividade útil no tratamento de crianças que sofrem de distúrbios como dislexia, hiperatividade ou TDAH.
O que é origami - Para que serve o origami

Tipos de origami

Existem 5 tipos de origami principais: de ação, modular, pureland, mosaico e dobra úmida.

Origami de ação

É caracterizado pela mobilidade que é realizada para obter a figura de papel. Entre as figuras mais comuns ou sugestivas de se fazer, está o sapo tradicional, capaz de pular com impulso, colocando um pouco de pressão sobre ele.

Origami modular

Este tipo de origami é feito juntando módulos idênticos, obtendo-se finalmente uma peça completa. É considerado um origami de nível avançado, mas também pode ser praticado por um iniciante. Você só precisa de paciência para criar figuras de papel extraordinárias.

Origami pureland

Neste caso, é permitido fazer apenas uma dobra de cada vez nas figuras. As dobras invertidas não podem ser feitas, pois devem ser de localizações diretas. Para praticar este tipo de origami, é aconselhável fazer um urso de papel, pois ajuda a melhorar a técnica com as dobras.

Origami em mosaico

São figuras planas sem lacunas. Eles não permitem que uma figura seja colocada sobre a outra. É semelhante à forma de uma pintura artística peculiar. Para decorar as paredes do seu quarto, você pode praticar este tipo de origami fazendo esculturas de papel.

Origami dobra úmida

Trata-se de umedecer o papel para criar as figuras. No começo custa um pouco, mas com a prática você poderá fazer belas esculturas.

Como fazer origami

Por fim, se você quer saber como fazer origami, terá interesse em conhecer nossos vídeos sobre o assunto. Como citamos anteriormente, no vídeo que deixamos abaixo, você pode aprender a fazer o origami do sapo que pula. Porém, no canal do umCOMO você pode encontrar como fazer muitas outras figuras de origami:

E veja também os nossos outros artigos sobre Como fazer uma abóbora de origami e Como fazer uma flor de cinco pétalas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é origami, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário

O que é origami
1 de 2
O que é origami

Voltar ao topo da página