Outros Cinema

Pode entrar com mochila no cinema

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. Atualizado: 16 maio 2023
Pode entrar com mochila no cinema

Se você já se questionou se pode entrar com mochila no cinema, chegou ao lugar certo. Essa é uma dúvida muito comum, principalmente entre as pessoas que vão comparecer a uma sala de cinema pela primeira vez na vida.

A verdade é que, em geral, quem busca a resposta para essa questão no fundo está se perguntando se é possível entrar de fininho com comida escondida na bolsa dentro do cinema. Afinal, quem nunca teve medo de ser barrado na fila ao tentar entrar na sala com pipoca ou lanche que trouxe de casa ou que foi comprado em outro estabelecimento? Nós do umCOMO vamos te contar abaixo tudo que você precisa saber sobre esses dois assuntos. Continue com a gente para descobrir!

Também lhe pode interessar: História do cinema mudo

Índice

  1. Afinal, pode entrar com mochila no cinema?
  2. Pode entrar com mochila no cinema levando comida?
  3. O que fazer ao ser impedido de entrar no cinema com mochila
  4. O cinema pode revistar minha mochila?

Afinal, pode entrar com mochila no cinema?

Segundo a legislação brasileira, os estabelecimentos não podem impedir os clientes de entrar em suas salas de cinema com mochilas ou bolsas.

Na verdade, o que pode acontecer é que, como medida de segurança, os funcionários do cinema podem pedir para revistar o conteúdo da mochila. Isso porque é dever do estabelecimento manter a segurança dos espectadores durante a exibição do filme. Por isso, é importante que eles garantam que pessoas não entrando no cinema com objetos perigosos, como armas de fogo, explosivos, armas brancas, entre outros.

Por mais que não haja nenhuma regra clara quanto a essa questão na legislação ou no Código de Defesa do Consumidor, é importante consultar os sites das próprias empresas responsáveis pelas salas de cinema para se certificar de que não haverá problema em tentar entrar no local com mochila.

Além disso, também é importante usar o bom senso: não leve uma mochila demasiadamente grande ou uma mala de rodinhas para dentro do cinema, já que elas podem levantar suspeitas sobre o que você está carregando consigo. Leve apenas o estritamente necessário e não tente se esquivar de uma possível revista, caso seja necessário.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a rede de cinemas Cinemark estabeleceu como política que os clientes só podem entrar nas salas com mochilas de no máximo 30x30x15 cm de dimensão. O objetivo dessa diretriz é tentar aumentar a segurança dos clientes nesses estabelecimentos, já que nos EUA a incidência de tiroteios em locais públicos como supermercados e cinemas é bastante alta.

No Brasil, a empresa ainda não se manifestou com relação a essa regra, mas vale a pena entrar em contato com o atendimento para confirmar a informação e evitar problemas, não é mesmo?

Pode entrar com mochila no cinema levando comida?

Vamos à pergunta que não quer calar: pode ou não pode entrar no cinema com comida dentro da mochila? Mais uma vez, ainda não existe uma legislação clara e abrangente no Brasil sobre esse assunto. Mas de forma geral, os Procons estaduais e municipais entendem que o cinema não pode barrar o consumidor de entrar no estabelecimento com itens que não foram comprados ali.

Isso porque a prática configuraria venda casada, já que estaria indiretamente obrigando o consumidor a comprar comidas e bebidas além do próprio ingresso para assistir ao filme.

O que fazer ao ser impedido de entrar no cinema com mochila

Você tentou entrar no cinema com comida dentro da mochila, mas foi barrado? É importante entender o que fazer diante dessa cena. Se essa situação ocorrer com você, explique ao funcionário do estabelecimento que de acordo com o inciso I do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), as empresas não podem obrigar o cliente a consumir apenas as comidas e bebidas vendidas no local.

O inciso II do artigo 6° do CDC também reforça esse ponto, já que segundo ele é assegurado ao consumidor a liberdade para gastar seu dinheiro onde e como bem entender, sem precisar se submeter aos preços - muitas vezes abusivos - das comidas e bebidas praticados nas salas de cinema ao redor do país.

Se a sua argumentação não funcionar e você realmente for impedido de entrar, acione o Procon da sua região para correr atrás dos seus direitos. Os funcionários do órgão de proteção ao consumidor poderão te orientar sobre as formas corretas de seguir com uma reclamação ou denúncia.

Leia também: Como denunciar um site de compras falso - passo a passo

O cinema pode revistar minha mochila?

Sim, se a sala de cinema tiver como protocolo de segurança a revista de mochilas, eles poderão fazê-lo, desde que respeitem a integridade do consumidor a todo momento. Durante a revista, os funcionários normalmente buscam por objetos que possam trazer riscos a segurança de todos os espectadores durante a exibição do filme, como:

  • Garrafas de vidro
  • Armas de fogo
  • Armas brancas (facas, estiletes, canivetes)
  • Objetos cortantes e/ou pontiagudos (tesouras, pinças, alicates)
  • Explosivos
  • Bombas caseiras
  • Fogos de artifício
  • Drogas ilícitas
  • Substâncias tóxicas ou venenosas

Em geral, esse é um protocolo de segurança que não funciona apenas para salas de cinema, mas também para outros estabelecimentos como teatros, arenas esportivas e casas de show. Para evitar dor de cabeça, o ideal é não levar nenhum dos itens acima para entrar no cinema, ok? Mas se estiver carregando algum deles, como estiletes ou garrafas de vidro, tente procurar um guarda-volumes próximo ao local do cinema em que você possa deixar suas coisas durante a duração do filme.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode entrar com mochila no cinema, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Bibliografia
  • PROCON PAULISTANO. É proibido levar comida no cinema? Disponível em: <http://www.proconpaulistano.prefeitura.sp.gov.br/noticias/e-proibido-levar-comida-ao-cinema#:~:text=N%C3%A3o%20%C3%A9%20proibido%20entrar%20no,ou%20vindos%20da%20pr%C3%B3pria%20casa> Acesso em: 22 de junho de 2022
  • INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA AO CONSUMIDOR. Posso levar comida ao cinema? Disponível em: <https://idec.org.br/dicas-e-direitos/posso-levar-comida-cinema> Acesso em: 22 de junho de 2022
  • REVISTA SEGURANÇA ELETRÔNICA. Cinemark quer aumentar a segurança proibindo a entrada de mochilas grandes em suas salas. Disponível em: <https://revistasegurancaeletronica.com.br/cinemark-quer-aumentar-a-seguranca-proibindo-a-entrada-de-mochilas-grandes-em-suas-salas/> Acesso em: 22 de junho de 2022

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Pode entrar com mochila no cinema