Prêmios Oscar

Prêmios Oscar: origem e história

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 22 dezembro 2023
Prêmios Oscar: origem e história

O Oscar é o prêmio mais popular concedido na indústria cinematográfica. Todos os anos, a lista de vencedores é extensa, pois são premiados os melhores em diferentes categorias relacionadas com o mundo do cinema. Apesar do grande prestígio que estes prêmios têm hoje, nem todos conhecem a fundo a sua história e porque são celebrados anualmente.

O Oscar é considerada a premiação com que qualquer ator ou atriz sonha, mas outros aspectos e categorias da indústria cinematográfica também são recompensados ​​além do desempenho dos atores. Para saber sobre os Prêmios Oscar: origem e história, além de outras curiosidades relacionadas ao Oscar, no unCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Atores com mais Oscars

Índice

  1. O que é são os Prêmios Oscar e quando são realizados
  2. Origem do Oscar
  3. Por que o Oscar é realizado

O que é são os Prêmios Oscar e quando são realizados

Os Oscars são os prêmios anuais concedidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para reconhecer a excelência e o ativismo social dos profissionais da indústria cinematográfica, que incluem atores, escritores e diretores.

O Oscar é considerado o maior prêmio de honra do mundo do cinema. Oficialmente conhecido como Prêmio da Academia de Mérito, é o principal dos 9 prêmios concedidos pela referida organização.

O evento formal de entrega de prêmios é uma das cerimônias mais glamorosas, prestigiosas e proeminentes do mundo. É transmitido ao vivo anualmente para mais de 100 países. 12 de março de 2023 é a data escolhida para comemorar a 95ª edição da premiação concedida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, ou seja, o Oscar 2023.

Prêmios Oscar: origem e história - O que é são os Prêmios Oscar e quando são realizados

Origem do Oscar

O Oscar tem origem em 16 de maio de 1929, data em que a indústria cinematográfica americana começou a premiar a excelência nas realizações cinematográficas. Dois anos antes, em 1927, a Academia Internacional de Artes e Ciências Cinematográficas foi fundada por iniciativa de Louis B. Mayer, presidente da MGM (Metro Goldwyn Mayer). Esta fundação organizou uma das primeiras comissões com Prêmios de Mérito que foram criados em 1928. A comissão, composta por sete pessoas, propôs à Direção a entrega de prêmios em 12 categorias.

Em 1929, foi realizada a primeira cerimônia do Oscar, com 270 convidados em um banquete realizado no Blossom Room do Hollywood Roosevelt Hotel. Nessa primeira edição, os vencedores das diferentes categorias já eram conhecidos porque tinham sido anunciados com três meses de antecedência.

Um ano depois, em 1930, os nomes dos vencedores foram anunciados publicamente no momento da cerimônia, embora uma lista antecipada tenha vazado para a mídia para ser publicada às 23h. Essa tradição terminou em 1940, quando o Los Angeles Times publicou antecipadamente a lista de nomes premiados.

A partir de 1940, foi implementado um novo sistema de envelopes fechados que é utilizado até hoje. Originalmente, os prêmios não tinham nome próprio. A imprensa e pessoas que pertenciam à indústria cinematográfica referiam-se ao prêmio como 'A estatueta da Academia', 'A estatueta do mérito' ou 'O troféu de ouro'.

Existem diversas lendas sobre a origem do nome do Oscar. O mais provável é que Margaret Herrick, bibliotecária da Academia e posteriormente diretora executiva, tenha sido a encarregada de batizar a figura como Oscar pela primeira vez após afirmar que o cavaleiro dono da espada "parecia seu tio Oscar".

A partir desse momento, a Academia passou a se referir ao prêmio dessa forma informal. O nome se popularizou em 1934, quando um renomado colunista, Sidney Skolsky, o utilizou em sua coluna para falar sobre o Prêmio de Melhor Atriz para a jovem Katharine Hepburn. Mesmo assim, só em 1939 é que a Academia utilizou oficialmente o termo “Oscar” para se referir a estes prêmios.

Prêmios Oscar: origem e história - Origem do Oscar

Por que o Oscar é realizado

O Oscar foi concebido por iniciativa de Louis B. Mayer como um reconhecimento a personalidades da indústria cinematográfica. Foi uma aposta no aumento da profissionalização do setor, com o objetivo claro de melhorar a qualidade artística do cinema.

Além disso, estes prêmios pretendiam criar uma plataforma comum para os diferentes ramos e profissões incluídas na indústria, promovendo a investigação técnica e o progresso cultural. Mas a melhoria da imagem desta indústria com a celebração do Oscar não deve passar despercebida.

Os contratos abusivos das grandes estrelas do cinema mundial, os escândalos nas suas vidas pessoais e os conflitos entre vários estúdios cinematográficos são outros motivos pelos quais se promoveu a celebração dos Prêmios Oscar, tentando desta forma melhorar a imagem pública da indústria.

Agora que você sabe sobre Prêmio Oscar: origem e história, pode se interessar por estes artigos do unCOMO sobre Os melhores filmes de terror da história e Os melhores filmes espanhóis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Prêmios Oscar: origem e história, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Prêmios Oscar: origem e história